O Instituto Humanitas, unidade recém-criada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza mesa-redonda “Quem tem medo da Filosofia e das Ciências Humanas?”, no próximo dia 10, a partir das 9h, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM).
O evento terá como palestrantes os professores Eduardo Pellejo, do Departamento de Filosofia da UFRN, Penha Casado, do Departamento de Letras da UFRN, Alexandro Galeno e Alípio de Souza, ambos do Humanitas.
A mesa-redonda é também uma realização do Programa de Educação Tutorial (PET) em Ciências Sociais e a entrada é livre.
O Instituto
O Instituto Humanitas é uma unidade Acadêmica Especializada na área das Humanidades e, recém-criada, destina-se a cumprir, isolada ou conjuntamente com o CCHLA, objetivos especiais de ensino, pesquisa e extensão.
Além de professores efetivos da UFRN, participam do Instituto Humanitas pesquisadores de universidades do Brasil. Entre eles, está o primeiro diretor do Instituto, Alípio de Souza, e o vice-diretor Douglas Araujo, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A criação do Instituto Humanitas possibilita oferecer à sociedade um novo espaço de investigação e formação científica na área de Humanas e de promoção do debate público, alçando a UFRN nacional e internacionalmente na produção do conhecimento teórico, na participação dos debates das questões sociais atuais e oportuniza projetos inspirados na integração entre ciência e ação prática.

