Na próxima quinta-feira, 25, o Departamento de História (DEHIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza a mostra de cinema Fragmentos de um Sentido Maior: Filmes da África e da Diáspora, com a exibição do filme Em Busca da Felicidade. O evento acontece no auditório 1 do Instituto Ágora, a partir das 15h.
A proposta da mostra de cinema é promover e fomentar a experiência das produções cinematográficas de diretoras e diretores negros, encarando-as como forma de resistência e alternativa à historiografia e aos discursos de poder. A ideia é apresentar obras que podem dar lugar a uma abordagem inédita e permitir olhares renovados sobre a África, a diáspora e a negritude.
Em Busca da Felicidade é um trabalho produzido em 2002, no Mali, pelo diretor Abderrahmane Sissako. Além da exibição do filme, também haverá discussões prévias contextualizando a obra e o tema abordado e debate ao fim do evento. Qualquer pessoa interessada pode participar. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo Sigaa.
A iniciativa é coordenada pela professora Susana Guerra, do DEHIS, e conta ainda com a exibição de mais dois filmes: no dia 23 de maio, a produção exibida e debatida será Baba Aziz – O Príncipe que Contemplava sua Alma, do diretor Nacer Khemir. Já no dia 13 de junho, será a vez de Barakat!, de Djamila Sahraoui.

