Direcionado aos estudantes e professores de Letras de todo o estado do Rio Grande do Norte, a VI Semana de Letras deste ano tem como tema central as Linguagens na era do (não) poder. Aberto à comunidade universitária, as atividades serão realizadas entre os dias 18 e 22 de novembro, no prédio do Instituto Ágora.
Como forma de estimular a produção científica e o pensamento crítico sobre os variados discursos na atual conjuntura, a VI Semana de Letras tem como meta o incentivo à educação. De acordo com o presidente da Comissão Organizadora da Semana, Elias Mata, “diante de um cenário de incertezas no incentivo do investimento em educação, julgamos que a linguagem está sendo usada de uma forma deturpada”. Para ele, nunca foi tão necessário saber enxergar o que está nas entrelinhas da linguagem.
Em sua sexta edição, a Semana de Letras traz outras novidades: faz parte da programação deste ano o I Fórum de Pesquisa do PPGEL e o II Ciclo de Pesquisas em Letras, além de oficinas, minicursos e rodas de conversa.
O I Fórum de Pesquisa do PPGEL é dedicado aos alunos convidados do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem que vão apresentar suas pesquisas no formato de data blitz. Com o objetivo de comunicar os pontos principais de cada pesquisa de forma acessível a um público diverso, as apresentações vão ter duração de até cinco minutos. O interessados podem participar das inscrições para o Fórum até o dia 25 de outubro, pelo link.
O II Ciclo de Pesquisas em Letras é voltado para apresentações de trabalhos de pesquisa, sendo o público-alvo estudantes do curso de Letras que pesquisam na área da Linguística, da Linguística Aplicada ou da Literatura. As submissões de trabalhos para a ação ocorrem até o dia 31 deste mês, pelo e-mail: cplufrn@gmail.com. Após o envio das produções, a divulgação dos trabalhos aceitos vão até dia 5 de novembro, mesma data em que começam as inscrições para o evento, via Sigaa.
Pode se inscrever para a VI Semana de Letras a comunidade em geral. As inscrições estão abertas no Sigaa e acontecem até o dia 10 de novembro. Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site. O evento é promovido pelo Centro Acadêmico de Letras em parceria com o Departamento de Letras, o Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (DLLEM) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN (PPGEL).
