A cada dia aumenta a preocupação dos habitantes do planeta Terra em torno do crescente consumo da matéria prima disponível, provocando reflexões e medidas concretas no sentido de minimizar os usos e potencializar ações de reuso e de utilização sustentável dos recursos existentes.
Neste sentido o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN e a CREDSUPER pensaram em reduzir o uso dos conhecidos “copinhos descartáveis”, e lançaram nesta segunda, dia 22, a campanha “Adote seu copo”.
Segundo a diretora do CCHLA, professora Maria das Graças Soares Rodrigues, “a intenção é diminuir a degradação do meio ambiente e aumentar o abastecimento de água mineral no Centro e no setor II, uma vez que o CCHLA gasta em torno de 30 mil copos descartáveis em um mês, com cada um levando pelo menos 450 anos para se decompor”.
Para a diretora a questão financeira também tem importância e a ação significará uma redução nos 7 mil reais por mês para a compra de copos descartáveis, “podendo este recurso ser revertido na ampliação de abastecimento de água mineral”.
Para que a intenção dos gestores do CCHLA e CREDSUPER obtenha êxito foram entregues copos para técnicos e professores, com a entrega seguindo até o próximo dia 26 de agosto em locais como a Sala de Convivência do CCHLA, DECOM/LABCOM e DEART.
A medida agradou professores e funcionários que já estão pegando seus copos permanentes, como informa a técnica administrativa Karla Oliveira, “com essa campanha, nós participamos de maneira direta na economia do CCHLA, além de fortalecer a luta por uma sociedade melhor com reflexos na qualidade de vida de cada um. Preservar a natureza é uma emergência, é super necessário, e para nós funcionários, é bem prático termos um copo para utilizar e não precisar trazer de casa ou ficar gastando vários copos todos os dias”.
O vice-diretor do CCHLA, professor Sebastião Faustino Pereira Filho aproveitou a solenidade de lançamento da campanha para anunciar novas ações nesta área, como a coleta de água de ar condicionado, com a mesma podendo ser utilizada nos jardins do Centro e na Florestinha; também foi solicitada a uma empresa júnior de engenharia, uma análise sobre eficiência energética para uniformizar o uso geral de iluminação na área do CCHLA, com foco da utilização mais natural de energia.
A solenidade que anunciou a campanha contou ainda com a presença da gerente da agência Campus da UFRN da CREDSUPER Anacelly de Paula, que ressaltou a importância da ação no rol da necessidade de agir de maneira concreta diante das necessidades que surgem em nossas atividades, e disse que é intenção da Cooperativa ampliar a entrega dos copos personalizados pela empresa em outros setores e centros da UFRN.
