Seminário Internacional

    Seminário Internacional: Federalismo e Gestão Metropolitana no Brasil e no México

    Principais informações:

    Período: 07/11/2023 a 09/11/2023

    Local:

    Conferência - Biblioteca Central Zila Mamede - BCZM (UFRN)

    Mesas Redondas - Instituto de Física (UFRN)

    Grupos de Trabalho e Encerramento - Instituto de Políticas Públicas (IPP)

    As inscrições são gratuitas, realizadas previamente pelo Portal do Instituto de Políticas Públicas (IPP) da UFRN ou ainda no local do evento nos dias de atividades.

    Formato híbrido (presencial e virtual)

     

    Mais informações sobre o evento:

    Entre os dias 07 e 09 de novembro de 2023, ocorrerá o Seminário Internacional: Federalismo e Gestão Metropolitana no Brasil e no México. O evento visa a divulgação e troca de reflexões teóricas e metodológicas e de resultados de pesquisas realizadas por professores, pesquisadores e alunos do Núcleo Natal do Observatório das Metrópoles no Instituto de Políticas Públicas da UFRN (Brasil) e o Laboratorio de Estudios Metropolitanos, do El Colegio de Jalisco (Mexico).

    O Seminário conta com o financiamento da CAPES e apoio do INCT/CNPq Observatório das Metrópoles e com a adesão de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, no sentido de contribuir para sedimentar o debate teórico e conceitual sobre o federalismo, a governança das metrópoles e os desafios de seu desenvolvimento, a exemplo da participação social no Brasil, após o Estatuto da Metrópole, de 2015. Além disso, pretende refletir sobre a incorporação da dimensão territorial nas políticas urbanas em âmbito latino-americano. O seminário irá congregar uma rede de pesquisadores e alunos de importantes universidades e centros de pesquisa nacionais e internacionais, dedicados ao tema das metrópoles.

    O evento objetiva ainda a consolidação da internacionalização do Programa de Pós Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) e do Instituto de Politicas Publicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, viabilizada através do convênio acadêmico estabelecido com as Universidades de El Colegio de Jalisco e Universidad de La Ciénega del Estado de Michoacán de Ocampo/UCEMICH (Mexico).

    Na programação, o Seminário contará com Conferência, Mesas Redondas, Grupos de Trabalho, Lançamento de Livro e Atividades Culturais.

    Inscreva-se através do link: cchla.ufrn.br/ipp/evento/seminario-internacional

    O Seminário será realizado no formato híbrido (presencial e virtual), e as inscrições são gratuitas no local ou previamente pelo Portal do Instituto de Políticas Públicas (IPP) da UFRN. Haverá transmissão do evento através do Youtube e Facebook do El Colegio de Jalisco (Mexico).

    Conheça agora um pouco mais sobre as atividades do evento.

     

    Conferência e Mesas Redondas:

    A programação terá início, no dia 07 de novembro, com duas Mesas Redondas. intituladas (14h as 15h30) e (16h00 as 17h00). A primeira intitulada “Federalismo fiscal e metropolização no México” terá início a partir das 14h, e terá a participação dos professores Alberto Arellano Ríos (El Colegio de Jalisco) e Juan Carlos Martínez Andrade (El Colegio Mexiquense, A.C), sob a mediação do Prof. Richardson Câmara (IPP/PPEUR/UFRN). A segunda mesa redonda, “O financiamento metropolitano – os casos do Brasil e México” se iniciará a partir das 15h45, contará com a participação do Prof. Javier Rosiles Salas (Universidad de la Ciénega de Michoacán de Ocampo - UCEMICH) e da Profa. Maria do Livramento M. Clementino (Observatório das Metrópoles) com a coordenação do Prof. Alberto Arellano Ríos (El Colegio de Jalisco).

    Na sequência, teremos a Cerimônia de Abertura do evento com a presença da Dra. Maria do Livramento M. Clementino (Observatório das Metrópoles); do Prof. Hênio Miranda (Vice-Reitor da UFRN); do Prof. Luiz Cesar Ribeiro (Coordenador Nacional do INCT CNPq Observatório das Metrópoles), Dra. Lindijane Almeida (Diretora do Instituto de Políticas Públicas/UFRN); Dra. Zoraide Pessoa (Vice Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Estudos Urbanos e Regionais/UFRN); Dr. Alberto Arellano Rios (El Colegio de Jalisco). Logo sem seguida, ocorrerá a Conferência do Prof. Dr. Mark Roseland (Universidade Arizona) intitulada “Governança para a Construção de Cidades Sustentáveis”, a partir das 18h30 no Auditório da BCZM – UFRN. Este momento terá a coordenação de Dr. Richardson Câmara (IPP/PPEUR/UFRN).

    Já no dia 08 de novembro, teremos mais duas Mesas Redondas, a partir das 14h. Inicialmente teremos a Mesa “Megaprojetos, neoextrativismo e fragmentação territorial: transformações no México e Brasil”, com a participação do Dr. Jesus Carlos Guzmán (Universidad Autónoma Metropolitana, Unidad Azcapotzalco), Dra. Mónica de Carvalho (PUC-SP), Me. Felipe Quintanilha (UENF) sob a coordenação do Prof. Alexssandro Ferreira (IPP/PPEUR/UFRN). Na sequência é a vez da Mesa Redonda “O Turismo e a Transformação das Metrópoles”, com as apresentações do Prof. José Alfonso Baños Francia (Universidad de Guadalajara), Me. Marcela Costa Bifano de Oliveira (Universidad de Guadalajara) e Profa. Erika Patricia Cárdenas Gómez (El Colegio de Jalisco) com a coordenação do Dr. Cláudio Maia (IPP/PPEUR/UFRN).

    No dia 09 de novembro, as mesas “O Orçamento Participativo nas regiões metropolitanas: casos de Brasil e México” e “Desafios da participação social nas agendas metropolitanas do Brasil e México” encerrarão a programação cientifica do evento, a partir das 14h. A Mesa “O Orçamento Participativo nas regiões metropolitanas: casos de Brasil e México” contara com as participações de Prof. Santos Joel Flores Ascencio (El Colegio de Jalisco) e do Prof. Luciano Fedozzi (UFRGS) com a coordenação da Dra. Lindijane Almeida (IPP/PPEUR/UFRN). Já a última Mesa redonda, “Desafios da participação social nas agendas metropolitanas do Brasil e México” conta com a participação da Dra. Raquel Silveira (IPP/PPEUR/UFRN), Dra. Terezinha Albuquerque (UERN), do Luis Tellez Arana (CUTonalá-Universidad de Guadalajara), sob a coordenação da Profa. Dra. Glenda Dantas (UFPB).

    *As Mesas Redondas serão realizadas no Auditório do Instituto Internacional de Física – UFRN (exceto a Conferência do dia 07/11, que será realizada no Auditório da BCZM).

     

    Grupos de Trabalhos (GTs):

    Durante as manhãs dos dias 08 e 09 de novembro de 2023, ocorrerão as sessões dos Grupos de Trabalhos (GTs) com apresentações de pesquisas sobre diversas temáticas, distribuídas nas salas do IPP-UFRN. Sempre a partir das 10hs.

    Neste ano serão realizados 5 (cinco) Grupos de Trabalho (GTs), são eles:

     

    GT1 – Federalismo Fiscal e Relações Intergovernamentais

    Coordenação: Dr. Richardson Câmara (IPP/PPEUR/UFRN)

    O GT procura aprofundar a discussão teórica, conceitual e metodológica sobre o federalismo fiscal e as relações intergovernamentais no Brasil e Mexico, a partir de pesquisas em andamento que tenham como escopo as regiões metropolitanas.

     

    GT2 - Megaprojetos, Neoextrativismo e Fragmentação Territorial

    Coordenação: Dr. Cláudio Maia (IPP/PPEUR/UFRN) e Dra. Isis do Mar (IPP/PPEUR/UFRN)

    O GT procura trazer para debate sobre os impactos diretos e específicos dos Megaprojetos urbanos, do neoextrativismo sobre a gestão metropolitana e das mudanças pelas quais passa a sociedade latinoamericana, em razão das regiões metropolitanas concentrarem e expressarem a dinâmica socioespacial do modelo urbano em crise.

     

    GT3 - Capacidades Estatais e Participação Social

    Coordenação: Dra. Lindijane Almeida (IPP/PPEUR/UFRN) e Dra. Raquel Silveira (IPP/PPEUR/UFRN)

    O GT procura debater teórica e metodologicamente os conceitos de capacidades estatais e participação social à luz de estudos realizados no Brasil e no México.

     

    GT4 - A Política Urbana e as Políticas do Urbano no Brasil: Mercantilização e Financeirização da Cidade

    Coordenação: Dr. Alexsandro Ferreira (IPP/PPEUR/UFRN) e Dr. Dmitri Felix (IPP/PPEUR/UFRN)

    O GT objetiva fomentar o diálogo entre trabalhos que busquem identificar as prováveis transformações decorrentes na dinâmica política local das cidades brasileiras, com o recrudescimento da agenda neoliberal dos governos na escala global e a agudização da crise do regime democrático liberal, considerando tanto a sua expressão institucional quanto extrainstitucional.

     

    GT5 - Mudanças Climáticas, Descarbonização, Transição Energética e Capacidade Adaptativa em Cidades e Regiões Metropolitanas

    Coordenação: Dra. Zoraide Pessoa (IPP/PPEUR/UFRN), Dr. Rylanneive Pontes (IPP/PPEUR/UFRN) e Dra. Melissa Pimenta (IPP/PPEUR/UFRN)

    O GT aceitará trabalhos que fomentem o debate teórico, metodológico e/ou de resultados de pesquisas sobre questão ambiental, processo de descarbonização, transição energética e respostas à crise climática global nos vieses de mitigação e de adaptação às mudanças climáticas no contexto de cidades e regiões no Brasil, mas também em outros recortes nacionais e/ou internacionais.

     

    *Regras para Submissão de trabalhos para os Grupos de Trabalhos (GTs):

    - Serão aceitos resumos expandidos e artigos completos, conforme a formatação disponível nos templates;

    - Cada proposta poderá ter no máximo 4 (quatro) autores, sendo o primeiro autor com titulação mínima de mestrando;

    - É possível submeter mais de um trabalho no mesmo GT, bem como mais de um trabalho para GTs diferentes, desde que não sejam propostas semelhantes;

    - Para submissão, um dos autores deverá realizar cadastro no evento e realizar a submissão no site do evento;

    O prazo para envio do(s) resumo(s) expandido(s) ou artigo(s) completo(s) é 31 de outubro de 2023.

     

    Outras atividades:

    A partir da 17h, do dia 09 de novembro, haverá uma sessão de Lançamento de Livros, no hall de entrada do IPP-UFRN.

    O momento de lançamento dos livros também contará com a apresentação cultural do Grupo Afoxé (DEART/UFRN).

    Este Seminário conta com o financiamento da Capes e apoio do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) da UFRN e do Instituto de Políticas Públicas (UFRN) com a adesão de pesquisadores de instituições, nacionais e internacionais, no sentido de contribuir para sedimentar o debate teórico e conceitual sobre o federalismo, a governança das metrópoles e os desafios de seu desenvolvimento.

    Para maiores informações, entre em contato através do e-mail: seminter.bramex@gmail.com.

    Link da inscrição para o evento: