Exposição organizada com apoio da UFRN reúne fotografias históricas da comunidade quilombola de Sibaúma

Os Departamentos de Antropologia (DAN) e de Comunicação Social (Decom) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participam da organização da exposição Herdeiros de Zumbi: Um Álbum de Família de Sibaúma, que será inaugurada no dia 25 de julho, às 16h, no Centro Cultural Herdeiros de Zumbi, em Sibaúma, distrito de Tibau do Sul. A exposição é aberta ao público.

A UFRN atua nas etapas de pesquisa e montagem da exposição, que também conta com a participação do Instituto Moreira Salles (IMS), responsável pela guarda do acervo fotográfico e pela cessão das imagens à Associação Quilombola de Sibaúma.

Idealizado pelo fotógrafo Jorge Bodanzky, que estará presente na inauguração, o projeto reúne mais de 200 fotografias produzidas em 1968, consideradas entre os primeiros registros fotográficos de uma comunidade quilombola no Brasil. O acervo possui grande relevância histórica e cultural e, futuramente, passará a compor o Centro de Memória de Sibaúma.

Além da inauguração da exposição, a programação contará com a apresentação de produtos desenvolvidos por projetos de extensão realizados na comunidade.

Participam da iniciativa bolsistas dos projetos de extensão, estudantes dos cursos de Ciências Sociais, Turismo e de outras áreas do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN).

A exposição retrata famílias da comunidade quilombola de Sibaúma, destacando sua história e identidade. As fotografias registram uma comunidade que resiste às investidas de empreendimentos, sobretudo na região de Pipa, contribuindo para a valorização de sua memória e de seu patrimônio cultural.

A organização convida toda a comunidade a prestigiar a exposição e conhecer mais sobre a história, a cultura e a trajetória da comunidade quilombola de Sibaúma.

Informativo – Agendamento de Dedetização do Setor de Aulas II – Dia 21/07/2026

Prezados(as), Informamos que nesta TERÇA-FEIRA, 21/07/2026, está AGENDADO o serviço de dedetização/controle de pragas no SETOR DE AULAS II, a partir das 8 horas. Durante a realização da dedetização, as atividades presenciais serão suspensas e o atendimento à comunidade ocorrerá de forma remota, retomando normalmente na quarta-feira, 22/07/2026. Ressaltamos que, para garantir a eficácia da dedetização,…

Continue lendo