Uma mente inquieta

O momento de pandemia pelo qual estamos passando tende a nos trazer novos desafios ou, até mesmo, a piorar os problemas que muitos já enfrentam rotineiramente. Muito se tem falado sobre saúde mental nos últimos tempos, principalmente no transtorno de ansiedade. Desse modo, movida por curiosidade  resolvi buscar compreender melhor sobre algumas questões relacionadas à saúde mental.
            Encontrei a recomendação do livro “Uma Mente Inquieta: Memória de Loucura e Instabilidade de Humor”, de Key Redfield Jamison, que trata sobre a bipolaridade – na época da escrita do livro ainda chamada de transtorno maníaco-depressivo – a partir da ótica da autora, formada em psicologia e neurocientista com foco em doenças do humor. O diferencial desta obra é que além de ser especialista na área, Jamison sofre com a doença, trazendo uma qualidade dupla de informação, ajudando profissionais e familiares ou até mesmo o próprio indivíduo que também sofre com a doença e busca compreendê-la melhor.

É interessante observar que apesar de ser uma leitura instigante também para profissionais da área, esse parece não ser o objetivo principal da autora, mas sim publicizar sua experiência e conhecimentos para o público leigo. A leitura é fácil, instigante e contribui com uma nova perspectiva, dado a profissional e pesquisadora se colocar também na condição de individuo que vive a experiência da enfermidade.

Texto: Glícia Kaliane