O Memorial do PNLD se constituiu a partir de uma demanda do MEC à UFRN e, em particular, ao Departamento de História por seu investimento na organização, preservação e acessibilidade de acervos.
Em 2010 foi realizada a primeira etapa de recebimento do acervo físico enviado pelo MEC, constituídos pelas coleções e livros regionais que ao longo das edições do Programa Nacional do Livro Didático foram inscritos pelas editoras e detentores de direito autoral para avaliação e possível compra pelo governo federal para distribuição as escolas públicas.
Assim, foi catalogado, desmontado, higienizado, digitalizado, remontado e constituído o acervo digital, que foi devolvido ao MEC em mídia. Na UFRN ficou o acervo físico para guarda e também o acervo digital, disponível para pesquisa de todos os interessados.
Com a conclusão da segunda etapa desse projeto está disponível para acesso digital todas as obras inscritas em todas as edições do PNLD de todas as disciplinas do ensino fundamental e médio, até o ano de 2018.
A UFRN colabora, deste modo, com a acessibilidade de informações e com a manutenção de um acervo que é único, pois conta a história desta que é uma das principais políticas públicas para o acesso ao livro e a leitura pela sociedade brasileira.

Como são feitas as pesquisas e atualizações da biblioteca

Novos trabalhos inseridos na biblioteca

O que é Memorial do Programa Nacional do Livro Didático?

Experiência com o Livro Didático: Jandson Bernardo

Jefferson Silva

Leda Potier