Como são feitas as pesquisas e atualizações da biblioteca
Título Autor Link
Reflexões acerca da experiência como professora/avaliadora de livros didáticos de história: Qual o nosso lugar nessa relação? ALEM, Nathalia H. História, ensino e transversalidades- casos e reflexões
Entre memórias e experiências: ensino e mercado editorial de Livro didático de História do Brasil. (1870-1924) SILVA, Alexandre Lima da.

A abolição da escravidão e modos de pensar e de representar a experiência passada: livros didáticos (1865-1918)

BARBOSA, Fabiany Glaura Alencar

o historiador e o livro escolar

Alain Choppin, Tradução Maria Helena Camara Bastos

Produção didática de história trajetórias de pesquisas

Bittencourt, Circe Maria Fernandes

Ensino de História – fundamentos e métodos

Bittencourt, Circe Maria Fernandes

O livro didático de História e suas imperfeições: repercussões do PNLD após 20 anos

Flávia Eloisa Caimi

Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes

Flávia Eloisa Caimi

Construtores de identidades: a pedagogia da nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira

GASPARELLO, Arlette Medeiros

O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD

MIRANDA, Sonia Regina; LUCA, Tania Regina de

Cartilha A recuperação do Farol do Mucuripe na visão de alunos do oitavo ano – projeto de intervenção em Educação Patrimonial 

 

FERNANDO VASCONCELOS BENEVIDES

História da Paraíba nos Livros Didáticos: passado e presentem, memória e história

Silvano Fidelis de Lira

Os olhares sobre as imagens e temas de História da África nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental II adotados em Eunápolis, 2017

Oliveira, Lavínia Alves

 

 

História e Pré-História: investigando os usos desses conceitos nos Livros Didáticos de História

 

Luiz Adriano Lucena Aragão

 

O mercado de livros didáticos de matemática no Brasil: autores e editoras (1950-1979)

SIQUEIRA, Rogério Monteiro

O livro didático de história: políticas educacionais, pesquisas e ensino 

OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira 

Livros didáticos de história: escolhas e utilizações

OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; OLIVEIRA, Almir Félix Batista de

História ensinada e a escrita da História

ANDRADE, João Maria Valença de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira 

Ensino de História: múltiplos ensinos em múltiplos espaços

OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; CAIMELLI, Marlene Rosa; OLIVEIRA, Almir Félix Batista de

Como se formam os professores de História: vivências e experiências na iniciação à docência

OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de

Para que(m) se avalia? Livros Didáticos e Avaliações (Brasil, Chile, Espanha, Japão, México e Portugal)

OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; COSTA, Aryana

 

 

Novos trabalhos inseridos 

Outras Referências

BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998.  
BICCAS, Maurilane de Souza. Roger Chartier: contribuições para a história da educação. In: MORTATTI, Maria do Rosário; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva (Org.). Pensadores sociais e História da Educação. São Paulo: UNESP, 2012.  

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Autores e editores de compêndios e livros de leitura (1810-1910). Educação e Pesquisa[S.l: s.n.], 2004

 
_______. Os livros didáticos de ontem e hoje: o exemplo da França. In: MOREIRA, K; HERNANDÉZ DÍAZ, J.M. (Org.). História da educação e livros didáticos. Campinas-SP: Pontes editores, 2017.  

BOMÉNY, Helena M.B. Livro didático no contexto da política educacional. In: OLIVEIRA, João Batista Araújo; GUIMARÃES, Sonia Dantas Pinto; BOMÉNY, Helena Maria Bousquet. A política do livro didático. Campinas: Ed. Unicamp, 1984.

 

CAIMI, Flávia Eloisa. O livro didático: algumas questões. In: DIEHL, Astor Antônio (Org.). O Livro Didático de História em transição. Passo Fundo: UPF, 2002 

 
_______ O que sabemos (e o que não sabemos) sobre o Livro Didático de História: estado do conhecimento, tendências e perspectivas. In: GALZERANI, Maria Carolina Bovério; BUENO, João Batista Gonçalves; JÚNIOR, Arnaldo Pinto (Orgs.). Paisagens da Pesquisa Contemporânea sobre o Livro Didático de História. 1 ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.  

 

 

CANESCHI, Clarissa Milagres. A civilização católica nos compêndios de História do Brasil. ANAIS DO IV ENCONTRO NACIONAL DO GT HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E DAS RELIGIOSIDADES – ANPUH – Memória e Narrativas nas Religiões e nas Religiosidades. Revista Brasileira de História das Religiões. Maringá (PR): n.15, jan/2013  
______. Ler a leitura. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo; FRADE, Isabel Cristina Alves. [et.al]. História do ensino de leitura e escrita: métodos e material didático. São Paulo: Editora UNESP; Marília: Oficina Universitária, 2014.  

ABUD, Kátia Maria. O livro didático e a popularização do saber histórico. In: SILVA, Marcos A. da Silva. Repensando a História. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1984.

 

ALLARD,  Michel.  A  investigação  de  critérios  para  o  ensino  de  História.  In:  ALLARD,  Michel e LEFEVRE, André. A História e seu ensino. Coimbra: Almedina, 1976.

 

ARRUDA, Gilmar. O professor de História e a contemporaneidade. Texto não publicado, 1995.

 

BALDISSERA, José Alberto. O livro didático de História: uma visão crítica. 4 ed. rev. Porto Alegre Evangraf, 1994.

 

BATISTA, Antonio Augusto Gomes. Um objeto variável e instável: textos impressos e livros didáticos. In: ABREU, Márcia (org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil; SP: FAPESP, 1999 (Coleção Histórias de Leitura).

 

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. São Paulo. USP, 1993.

 

CAMPOS,  Arnaldo.  Breve  história  do  livro.  Porto  Alegre:  mercado  Aberto/Instituto  Estadual do Livro, 1994. (Série Revisão)

 

CARVALHO, Anelise Maria Muller de. Reafirmação e delimitação do papel feminino nos livros didáticos dos anos 30/401 In: Projeto História nº 11 – Revista da Pós-graduação de História da PUC/SP.

 

CHARTIER,  Roger.  A  aventura  do  livro:  do  leitor  ao  navegador.  São  Paulo:  Fundação  Editora da UNESP, 1998. (Prismas)

 

COSTA,  Emília  Viotti  da.  O  material  didático  no  ensino  da  História.  In:  Revista  de  Pedagogia, X. São Paulo, USP, 1959.

 

DAVIES, Nicholas. O livro didático: apoio ao professor ou vilão do ensino de História. In: Cadernos de História. V. 6. n7 6. 1995/1996. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia. Departamento de História, Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História.

 

DAVIES, Nicholas. As camadas populares nos livros de História do Brasil. In: PINSKY, Jaime. (org.) O ensino de História e a criação do fato. 7 ed. São Paulo: Contexto, 1997. (Coleção repensando o ensino) 

 

DIEHL,  Astor  Antônio  (org.).  O  livro  didático  e  o  currículo  de  história  em  transição. Passo Fundo: Ediupf, 1999.

 

FARIA,  Ana  Lúcia  G.  de.  Ideologia  no  livro  didático.  11  ed.  São  Paulo:  Cortez  Editora,  1995. (Coleção Questões da nossa época)

 

FREITAG,   Bárbara,   COSTA,   Wanderley   da,   MOTTA,   Valéria   Rodrigues.   O   livro   didático em questão. São Paulo: Cortez, 1989.

 

GALZERANI,  Maria  Carolina  Bolvério.  Belas  mentiras?  A  ideologia  nos  estudos  sobre  o  livro didático. In: PINSKY, Jaime. (org.) O ensino de História e a criação do fato. 7 ed. São Paulo: Contexto, 1997. (Coleção repensando o ensino).

 

GÓI,  Vera  Lúcia.  Fichas  de  consulta  em  substituição  ao  livro  didático.  In:  ZAMBONI,  Ernesta. (Coordenação). CADERNOS CEDES, A prática do ensino de História. 4 ed. São Paulo: Papirus, 1994.

 

MUNAKATA,  Kazumi.  Produzindo  livros  didáticos  e  paradidáticos.  Programa  de  Pós-graduação em História e Filosofia da Educação, PUC/SP, 1997.

 

NEVES, Joana. O livro didático e o ensino de História. Texto não publicado.

 

NOSELLA,  Maria  de  Lourdes  Chagas  Deiró.  As  belas  mentiras:  a  ideologia  subjacente  aos textos didáticos. 12. ed. São Paulo: Editora Moraes, s/d.

 

OLIVEIRA,  Alaíde.  O  livro  didático.  Belo  Horizonte:  Eddal,  1980.  OLIVEIRA,  Betty  (Org.). A socialização do saber escolar. – 6. ed. – São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.

 

OLIVEIRA,  João  Batista  Araújo.  Subsídios  para  uma  política  dos  livros  didáticos. Brasília, 1983.

 

OLIVEIRA,  João  Batista  Araújo.  Três  perspectivas  na  avaliação  dos  livros  didáticos. Rio de Janeiro: ABT, 1984.

 

OLIVEIRA, João Batista Araújo et all. A política do livro didático. São Paulo: Summus; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1984.

 

ORLANDI, Eni Pulcinelli. “A escola e suas mediações: como se estuda o material didático” in: Educação e Sociedade. São Paulo, Cortez, ano 5, nº 16, dez. de 1983.

 

PRETTO, Nelson De Luca. A ciência nos livros didáticos.  – 2. ed. – Campinas: Editora da UNICAMP; Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 1995.

 

SILVA,  Ana  Célia  da.  A  discriminação  do  negro  no  livro  didático.  Salvador:  Centro  Editorial e Didático da UFBA. S/D.

 

SILVEIRA,  Rosa  Maria  Godoy.  Relação  Entre  Conteúdo  e  Metodologia  no  Ensino  de  História: Uma Clássica Questão em um Novo Tempo. In: Saeculum – Revista de História –Nº 6/7 – Jan./Dez./2000/2001.

 

Universidade Estadual de Campinas. Biblioteca Central. Serviço de Informação sobre Livro Didático. O  que  sabemos  sobre  livro  didático:  catálogo  analítico.  Campinas:  Editora  da  UNICAMP, 1989.

 

VESENTINI, Carlos Alberto. Escola e livro didático de História. In: SILVA, Marcos A. da Silva. Repensando a História. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1984. 

 

BANDEIRA, Maria das Graças Almeida. O livro didático e sua herança Estadonovista: 1945/1964. Universidade Federal da Paraíba, 1996.

 

GLEZER, Raquel. Novos Livros, Velhas Idéias. In: Revista Brasileira de História nº 07, 1984.

 

JUREMA,  Ana  Cristina  Loureiro  Alves.  A  “istória”  nos  livros  didáticos  de  Estudos  Sociais. Recife/Programa de Pós-graduação em História.

 

LEITE,  Dante  M.  “Conceitos  morais  em  seis  livros  didáticos  primários  brasileiros”  In:  Boletim  da  Faculdade  de  Filosofia,  Ciências  e  Letras  da  Universidade  de  São  Paulo, 119, Série Psicologia, 3, 1950, pp. 177-206.

 

LEITE, Miriam Moreira. “Produção, consumo e distribuição do livro didático em história”. in: Plural, São Paulo, ano 3, nº 6, julho-agosto de 1980.

 

MUNAKATA,  Kazumi.  Livro  didático:  produção  e  leituras.  ABREU,  Márcia  (org.).  Leitura,  história  e  história  da  leitura.  Campinas,  SP:  Mercado  de  letras:  Associação  de  Leitura do Brasil; São Paulo: Fapesp, 1999. (Coleção Histórias de Leitura).

 

LUCA, Tânia Regina de. Livro Didático e Estado: explorando possibilidades interpretativas. In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; REZNIK, Luís; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. A história na escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. 

 

MEINERZ, Carla Beatriz; MACEDO, José Rivair (Org.) ; CAIMI, F. E. (Org.) ; OLIVEIRA, S.R.F. de (Org.) ; LÍDIO, B.I. (Org.) . Um equívoco bem intencionado-possibilidades para pensar o uso do livro didático de história e a educação antirracista. 1. ed. Porto Alegre: Diadorim, 2019. v. 1. 160p .

 

OLIVEIRA, João Batista Araújo; GUIMARÃES, Sonia Dantas Pinto; BOMÉNY, Helena Maria Bousquet. A política do livro didático. Campinas: ED. Unicamp, 1984.

 

REZNIK, Luís. História da historiografia: a era Vargas nos livros didáticos. In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (Orgs.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2014

 

ROCHA, Helenice. Livro didático de História em análise: a força da tradição e transformações possíveis. In: ROCHA, Helenice; REZNICK, Luís; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.

 

SALLES, André Mendes. A Guerra do Paraguai nas edições do livro didático História do Brasil, de Nelson Piletti. In: História e Diversidade [recurso eletrônico] Revista do Departamento de História. Cáceres: UNEMAT Editora. v. 5, n. 2, 239 p., 2014. Disponível em: file:///C:/Users/ACER/Downloads/221-712-1-PB.pdf Acesso em: 27 mar. 2019.

 

SALIBA, Elias Tomé. As imagens canônicas e a História. In: ENCONTRO PERSPECTIVA DO ENSINO DE HISTÓRIA, 3., 1999. Curitiba. Anais… Curitiba: Aos quatros ventos, 1999. p.434-451.

 

SILVA, Alexandra Lima da. Entre memórias e experiências: ensino e mercado editorial de Livro didático de História do Brasil. (1870-1924). 1º ed. São Paulo: Verona, 2015.

 

MAGALHÃES, Marcelo e outros (Org.). Ensino de História: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: FGV, 2014

 

GALZERANI, M.C.B; BUENO, J. B. G; Jr. Pinto, A. (org.). Paisagens da pesquisa contemporânea sobre o livro didático de História. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.