Artigo |
Autor |
Link |
|
“APRENDI COM A PRÁTICA E CONTINUO APRENDENDO”: OS PROFESSORES DE HISTÓRIA E O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ |
CUNHA, Maria de Fátima da. |
– |
|
“PAPAI, PARA QUE SERVE A HISTÓRIA?”: FUNÇÕES E SENTIDOS DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA LITERATURA RECENTE COLHIDA NA ESPANHA E APROPRIADA PELOS BRASILEIROS |
FREITAS, Itamar; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. |
|
|
A ÁREA DO PARALELOGRAMO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO CONTRATO DIDÁTICO E DAS VARIÁVEIS DIDÁTICAS |
Moreira Baltar. |
|
|
A HISTÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS: O PAPEL DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS NA PRODUÇÃO E VEICULAÇÃO DO SABER HISTÓRICO |
MATOS, Júlia Silveira. |
– |
|
A INVESTIGAÇÃO SOBRE MANUAIS ESCOLARES E MATERIAIS CURRICULARES |
RODRÍGUEZ, Jesús; SEOANE, Denébola Álvarez. |
|
|
A LEI Nº 10.639/2003 NO BRASIL E O PLANO CURRICULAR DO ENSINO BÁSICO (2003) EM MOÇAMBIQUE: POLÍTICAS PÚBLICAS COM INTENCIONALIDADES DE INSERÇÃO DA DIVERSIDADE NOS CURRÍCULOS ESCOLARES |
REGIS, Kátia Evangelista; SENGULANE, Hipólito. |
|
|
A TRADIÇÃO DA CIVILIDADE NOS LIVROS DE LEITURA NO IMPÉRIO E NA PRIMEIRA REPÚBLICA |
SENA, Fabiana. |
|
|
AFROBETIZAR: ANÁLISE DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM CINCO LIVROS DIDÁTICOS DE LITERATURA PARA O ENSINO MÉDIO |
PEIXOTO, Fabiana Lima. |
|
|
AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS: UMA ANÁLISE NOS LIVROS DIDÁTICOS ATRAVÉS DA PRÁTICA EDUCACIONAL DO SESI/PR |
ESPANHOL, Evandro. |
|
|
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA NOVA REPÚBLICA: DO GOVERNO COLLOR AO DE LULA |
JACOMELI, Mara Regina Martins. |
|
|
DESCOLONIZAR OS LIVROS DIDÁTICOS:RAÇA, GÊNERO E COLONIALIDADE NOS LIVROS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO |
OLIVEIRA, Rosana Medeiros de. |
|
|
DESVITIMIZAR PARA HUMANIZAR: UMA ANÁLISE SOBRE A ESCRAVIDÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS |
LUNCINDO, Willian Robson Soares |
– |
|
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS MANUAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS EM PORTUGAL |
RODRÍGUEZ, Jesús; PAIVA, Margarida Delgado. |
|
|
EDUCAÇÃO DE IMIGRANTES ALEMÃES EM CURITIBA |
RENK, Valquiria Elita. |
|
|
ENSINO DE HISTÓRIA E IDENTIDADE NEGRA: IMPORTÂNCIA DOS LIVROS DIDÁTICOS E DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE NEGROS |
OLIVEIRA, Maria Do Socorro Ramos de. |
– |
|
ENSINO DE HISTÓRIA: QUESTÃO ESTATAL OU PÚBLICA? |
OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. |
|
|
ENSINO PRIMÁRIO FRANQUISTA: OS LIVROS ESCOLARES COMO INSTRUMENTO DE DOUTRINAÇÃO INFANTIL |
CAPELATO, Maria Helena Rolim |
– |
|
INVESTIGAÇÕES ENVOLVENDO LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: A TRAJETÓRIA DE UM GRUPO DE PESQUISA |
SILVA, Marcio Antonio da. |
|
|
MODELO HOLÍSTICO: RESPALDO TEÓRICO PARA ENSINO DE L2 E AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS |
BRAIDA, Fabrícia Cavichioli; PINTO, Cândida Martins. |
|
|
O ENSINO DE HISTÓRIA E AS REPRESENTAÇÕES DOS SEM-TERRA NOS LIVROS DIDÁTICOS |
COSTA, Andressa. |
– |
|
O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDATICO E O ENSINO DE HISTORIA (2004-2014) DA CONSTRUCAO DA CIDADANIA AO PENSAR HISTORICAMENTE |
SOUZA, Wendell de Oliveira |
– |
|
OLHARES SOBRE A ÁFRICA: ABORDAGENS DA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DA ÁFRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS |
OLIVA, Anderson Ribeiro |
– |
|
OS LIVROS DIDÁTICOS COMO PRODUTOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD |
MATOS, Júlia Silveira |
– |
|
PARÂMETROS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO EM QUÍMICA: ANALISANDO A TEMÁTICA ÁCIDOS E BASES |
LORENZETTI, Leonir; SIEMSEN, Giselle Henequin, OLIVEIRA, Silvaney de. |
|
|
POVO BRASILEIRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA REPUBLICANOS: 1889-1950 |
MOREIRA, Kênia Hilda |
– |
|
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO |
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. |
|
|
PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A HISTÓRIA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
ALBERTI, Verena. |
|
|
RECURSOS DO FNDE E SUA IMPORTÂNCIA NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA |
GOUVEIA, Andréa Barbosa; POLENA, Andrea. |
|
|
SISTEMAS DIGESTÓRIO, RESPIRATÓRIO E CIRCULATÓRIO HUMANOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DE ENSINO MÉDIO |
COSTA, Lilian Correo; PANSERA-DE- ARAÚJO, Maria Cristina; BIANCHI, Vidica. |
|
|
UM BREVE PANORAMA DO ENSINO DE ECOLOGIA A PARTIR DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO V ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA |
LIMA, Edmar de Souza; VERONA, Matheus Fabricio. |
|
|
VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA (PNLD 2018) |
OLIVEIRA, SUSANE RODRIGUES DE. |
|
|
ABORDAGEM DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1985) NA SEGUNDA EDIÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO HISTÓRIA EM MOVIMENTO |
QUINZANE, RAFAEL FIEDORUK; RIBEIRO, JOSÉ IRAN. |
|
|
LIVRO DIDÁTICO COMO INDÍCIO DA CULTURA ESCOLAR |
MUNAKATA, KAZUMI |
|
|
Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes |
CAIMI, FLÁVIA ELOISA |
|
|
O livro didático: alguns temas de pesquisa |
MUNAKATA, KAZUMI |
|
|
A guerra do Paraguai nas edições de Livro Didático de História do Brasil, de Nelson Piletti |
Salles, Andre Mendes |
|
|
Leitura do PNLD como mediação cultural |
Flávia Ramos
Lovani Volmer
Liliane Melo do Amaral
|
|
|
LIVROS DE CIÊNCIAS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A EDUCAÇÃO EM QUÍMICA E AS INFLUÊNCIAS DO PNLD |
Rafael Cava Mori
Antonio Aprigio da Silva Curvelo
|
|
|
O PNLD língua estrangeira e a produção oral no LD de inglês |
Raquel Santos Lombardi
Marta Cristina Silva
|
|
|
O Trabalho do Professor em Propostas do PNLD de Ensino de Língua Portuguesa |
Ana Lúcia Horta Nogueira
Maísa Alves Silva
Silmara Regina Colombo
|
|
|
Há diálogo entre a lei 11.645/200 8 e o livro didático aprovado no PNLD? |
Sirlene Barbosa |
|
|
Abordagem da sexualidade nos livros didático do PNLD: foco nas IST/AIDS e preservativos |
Célia de Souza Ladislau Filha
Gabriel Ribeiro
|
|
|
Uma proposta de aperfeiçoamento do PNLD como política pública: o livro didático como capital cultural do aluno/família |
Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi;
Silvio Cesar Nunes Militão;
Andréia Nunes Militão;
Fabio Perboni;
Regina Célia Ramos;
Vanda Moreira Machado Lima;
Yoshie Ussami Ferrari Leite;
|
|
|
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – Acervos Complementares: vivência das estratégias de leitura na alfabetização |
Rielda Karyna de Albuquerque
Magna Silva Cruz
|
|
|
A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO |
Vanessa dos Anjos dos Santos
Liziane Martins
|
|
|
PRODUÇÃO ESCRITA EM LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL: UMA ANÁLISE DE COLEÇÕES APROVADAS NO PNLD |
Luciana Maria Almeida de Freitas
Carolina Tovar Albuquerque
|
|
|
PRODUÇÃO DE TEXTOS EM MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO: QUESTÕES SOBRE SUBJETIVIDADE E GÊNEROS |
Marina Célia Mendonça |
|
|
O livro didático e sua presença em aulas de História: contribuições da etnografia |
Chaves, Edilson Aparecido |
|
|
Livro didático e leitura literária nos anos finais do ensino fundamental |
Débora Ventura Klayn Nascimento |
|
|
Livro didático de física – quais características os estudantes mais valorizam? |
Alysson Ramos Artuso;
Luis Henrique De Martino;
Henrique Vieira da Costa;
Leticia Lima
|
|
|
DE ANÔNIMO A BEST-SELLER: digressões sobre o sucesso do Projeto Araribá – História no PNLD de 2008 |
Jeferson Rodrigo da Silva |
|
|
Contribuições para uma matriz de análise do Livro didático digital de Língua Portuguesa – PNLD 2015 |
Joaquina Aparecida Nobre da Silva
Valeska Virgínia Soares Souza
|
|
|
O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA (PNLD Campo) NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM UBERLÂNDIA-MG |
Lair Miguel da Silva
Marcelo Cervo Chelotti
|
|
|
O PNLD Campo 2016 e o Ensino de História das Séries Iniciais do Ensino Fundamental em Tijucas do Sul |
Rita de Cássia Gonçalves |
|
|
O índio e o negro nos livros didáticos de sociologia adotados no PNLD |
Erinaldo Ferreira Carmo
Silas Cassio Gomes Nascimento
|
|
|
Uma pesquisa como princípio pedagógico no ensino de Sociologia: uma análise a partir dos livros selecionados no PNLD 2015
|
Amurabi Oliveira
Marcelo Pinheiro Cigales
|
|
|
Revisões historiográficas: a guerra do Paraguai nos livros didáticos brasileiros – PNLD |
Ana Paula Squinelo |
|
|
Descarte de pilhas e baterias -A problemática da abordagem nos livros didáticos de química do PNLD 2015 para o conteúdo de eletroquímica |
Ana Nery Alves Martins
Cícero Pereira Leite
Jorge Jacó Alves Martins
Gilberlândio Nunes da Silva
Gilmar Trindade Araújo
|
|
|
Uma análise preliminar das atividades TIC presentes nos livros didáticos escolhidos pelos PNLD 2011 e 2012 para o ensino de E/LE para brasileiros |
Vanderlei Machado |
|
|
A avaliação de obras do componente filosofia curricular no PNLD 2018 = A avaliação dos trabalhos submetidos ao PNLD 2018 (Filosofia) = A avaliação das obras componentes do currículo de filosofia no PNLD 2018 |
Cornelli, Gabriele
Evaldo Sampaio
|
|
|
O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD |
Sonia Regina Miranda
Tania Regina de Luca
|
|
|
Programa nacional de livro didático (PNLD): mudanças nos livros de alfabetização e os usos que os professores fazem desse recurso em sala de aula |
Eliana Borges Correia de Albuquerque
Andrea Tereza Brito Ferreira
|
|
|
A Micologia como conteúdo da disciplina de Biologia no Ensino Médio: uma análise dos livros didáticos aprovados no PNLD-2018 |
Marcelo D’Aquino Rosa;
Mário Cézar Amorim de Oliveira;
Andreza Alves Gil Duarte;
Camila Muniz Melo Antunes;
Daisy Braga Souza;
Deliane de Abreu Lehrbach;
Janina Rocha de Oliveira e Silva;
Jimena Pereira Rodrigues Kirchner;
Keli Adriana Campos Gonçalves;
Lafaiete Teixeira Pereira Erkmann;
Luana Olczyk;
Marilete Aparecida Willemann;
Michael Alexander Schweitzer;
Pamela Caroline de Souza;
Paulo Passaglia;
Simone Rocha da Rosa;
Soliete Ruzza Altenhofen;
Elisandro Ricardo Drechsler;
|
|
|
Diálogos com a Educação do Campo: o livro didático em questão |
Márcio da Costa Berbat;
Gabriela de Carvalho Feijó;
|
|
|
História,políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci |
Marcelo Pinheiro Cigales |
|
|
Sujeitos no imaginário acadêmico:
escravos e trabalhadores na historiografia brasileira desde os anos 1980
|
Sidney Chalhoub
Fernando Teixeira da Silva
|
|
|
Ligações entre metais: reflexões a partir dos modelos empregados em livros didáticos brasileiros de química |
Wilmo Ernesto Francisco Junior
Wellington Francisco
Erivaldo Vieira da Silva
|
|
|
Formação de leitores literários: diálogos possíveis entre concepções do Círculo de Bakhtin e atividades de livros didáticos |
Débora Ventura Klayn Nascimento |
|
|
O PLÁGIO NOS LIVROS DIDÁTICOS E NA VISÃO DE AUTORES |
Sirlene Rodrigues Ferreira Castro
Carlos Lopes
|
|
|
História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte |
Alain Choppin |
|
|
Livro didático de História: como a cultura e a história africana e afro-brasileira estão sendo abordadas na avaliação nacional dos livros didáticos de História do 5º ano do Ensino Fundamental (2012 – 2014) |
Bezerra, Cainhara Lopes |
|
|
O Tratamento dado à variação linguística na tradução dos falsos amigos nos livros de língua espanhola selecionados pelo PNLD 2011 |
Pontes, Valdecy de Oliveira |
|
|
O ensino médio no Ceará: livro didático e o Projeto “Primeiro, Aprender” |
Silva, Isaíde Bandeira da;
Silva, Fabrício Bandeira da
|
|
|
Processos de subjetivação movimentados em livros didáticos de matemática para a educação do campo: descrevendo e analisando o habitante desejável do campo |
Franco Neto, Vanessa
Guida, Angela Maria
|
|
|
A avaliação do livro didático como tema da formação inicial do professor de língua portuguesa |
Bonini, Adair
Yano, Daniella de Cássia
|
|
|
As variedade linguísticas hispano-americanas no livro didático: Formación en español: legua y cultura |
Pontes, Valdecy de Oliveira
Nobre, Juliana Liberato
|
|
|
Blog: orientações de ensino em um livro didático do Ensino Médio |
Cantuário, Antonio Artur Silva |
|
|
Abordagem Sociocognitivo-discursiva de mecanismos referenciais dêiticos pronominais nos livros didáticos do Ensino Médio |
Sousa, Maria Margarete Fernandes de
Colares, Ana Cátia Silva de Lemos
|
|
|
Infográfico: a popularidade do gênero e sua abordagem escolar na perspectiva de um livro didático de língua portuguesa |
Teixeira, Jeannie Fontes
Moura, Ana Célia Clementino
|
|
|
Violência contra mulheres nos livros didáticos de História |
Oliveira, Susane Rodrigues de |
|
|
Descolonizar os livros didáticos : raça, gênero e colonialidade nos livros de educação do campo |
Oliveira, Rosana Medeiros de |
|
|
Literatura e alfabetização : impasses e possibilidades. |
Paiva, AparecidaCorrêa, Hércules Tolêdo |
|
|
Lições sobre a África : abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros |
Oliva, Anderson Ribeiro |
|
|
Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de ciências do 9º ano: do texto ao contexto |
Costa, Mariangela Célia Souza; Mesquita, Nyuara Araujo da Silva |
|
|
Produção de livro didático de história regional para crianças: um desafio acadêmico |
Valdez, Diane; Ribeiro, Miriam Bianca do Amaral |
|
|
Questões ambientais nos livros didáticos de geografia das escolas municipais e estaduais de Jataí (GO) |
Pinto, Andréa Pereira; Mariano, Zilda de Fátima |
|
|
A visão do bioma Cerrado no ensino fundamental do município de Goiânia e sua relação com os livros didáticos utilizados como instrumento de ensino |
Guimarães, Lorena Dall’Ara; Laranjeiras, Daniel Orsi; Santos, Marcela Peixoto dos; Costa, Taís Borges |
|
|
Modelos didáticos no discurso de professores de ciências |
Guimarães, Gislene Margaret Avelar; Echeverría, Agustina Rosa; Moraes, Itamar José |
|
|
Representações da África e da população negra nos livros didáticos de geografia |
Ratts, Alecsandro José Prudêncio; Rodrigues, Ana Paula Costa; Vilela, Benjamim Pereira; Cirqueira, Diogo Marçal |
|
|
Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: em foco o Programa Nacional do Livro Didático |
Höfling, Eloisa de Mattos |
|
|
Materiais Didáticos E Ensino Na Escola Básica: Impactos No Currículo E Na Produção Editorial Brasileira |
Célia Cristina de Figueiredo Cassiano |
|
|
O livro didático de ciências: problemas e soluções |
Megid Neto, Jorge
Fracalanza, Hilário
|
|
|
Contradições entre as políticas públicas do “PCN” e “PNLD 2011”: uma análise da arqueologia brasileira nos livros didáticos de história |
Curado, Danilo |
|
|
Critérios de avaliação de dicionários escolares de Língua Portuguesa no Programa Nacional do Livro Didático. |
Santiago, Márcio Sales |
|
|
Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva |
Fabiana Rodrigues de Almeida
Sonia Regina Miranda
|
|
|
Historiografia, história da educação e pesquisas sobre o livro didático no Brasil |
Orlando José de Almeida Filho |
|
|
As avaliações dos livros didáticos na Comissão Nacional do Livro Didático: a conformação dos saberes escolares nos anos 1940 |
Juliana Miranda Filgueiras |
|
|
Homens de letras no magistério: Joaquim Manuel de Macedo e a construção de uma história escolar |
Arlette Medeiros Gasparello |
|
|
Livros Didáticos de História no Brasil do Século XIX: questões sobre autores e editores. |
MOREIRA, Kênia Hilda |
|
|
História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte |
MUNAKATA, Kazumi |
|
|
Dois manuais de história para professores: histórias de sua produção |
Kazumi Munakata |
|
|
Livro didático como indício da cultura escolar |
MUNAKATA, Kazumi |
|
|
Historiografia Didática e prescrições estatais sobre conteúdos históricos em nível nacional (1938-2012) |
OLVEIRA, Margarida Maria Dias; FREITAS, Itamar |
|
|
Conhecimento estatístico na escola: a contextualização como estratégia didática
|
Vieira, Pedro Ivan CarneiroTeixeira, Rodrigo Tavares |
|
|
A ortografia nos livros didáticos da Educação de Jovens e Adultos das séries finais do ensino fundamental
|
Vieira, Vinicius da Silva |
|
|
As variedade linguísticas hispano-americanas no livro didático: Formación en español: legua y cultura
|
Pontes, Valdecy de OliveiraNobre, Juliana Liberato |
|
|
A (não) presença da literatura de autoria feminina nos livros didáticos de ensino médio
|
Steffen, Ana Cristina |
|
|
As variedades linguísticas hispano-americanas no livro didático formación en español: lengua y cultura |
Pontes, Valdecy de OliveiraNobre, Juliana Liberato |
|
|
As licenciaturas em História e a lei 10.639/03 – percursos de formação para o trato com a diferença?
|
COELHO, Mauro Cezar
COELHO, Wilma de Nazaré Baía
|
|
|
Neoliberalism, Applied Linguistics and the PNLD
|
Vanderlei J. Zacchi
|
|
|
Gêneros textuais nos livros didáticos de alfabetização matemática e matemática do PNLD 2010
|
Ronaldo Barros Ripardo
|
|
|
O PNLD E OS GUIAS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS (1999 – 2014): UMA ANÁLISE POSSÍVEL
|
Vilmarise Bobato Gramowski
Nadir Castilho Delizoicov
Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli
|
|
|
Gêneros textuais e língua inglesa em uso: uma análise das coleções aprovadas pelo PNLD/LE no Brasil
|
Ana Larissa A. M. Oliveira
|
|
|
Expandindo as fronteiras do ensino: os conteúdos multimídias nas coleções de História do PNLD 2014
|
Dilton Cândido Santos Maynard
|
|
|
Significados atribuídos ao tema “Mudanças Climáticas” em Livros Didáticos de Ciências Naturais do Ensino Fundamental II Aprovados pelo PNLD de 2014
|
Nijima Novello Rumenos
Luciano Fernandes Silva
Rosa Maria Feiteiro Cavalari
|
|
|
As variedades linguísticas nas atividades de tradução em livros didáticos de espanhol do PNLD– 2011
|
Mariana Francis
Valdecy de Oliveira Pontes
|
|
|
Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo: análise em livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD 2012
|
Leonardo Augusto Luvison Araújo
Russel Teresinha Dutra da Rosa
|
|
|
Contribuições para uma matriz de análise do Livro didático digital de Língua Portuguesa- PNLD 2015
|
Joaquina Aparecida Silva Nobre
|
|
|
Atividades argumentativas em livros didáticos de física do PNLD 2015: o incentivo ainda é escasso
|
André Henrique Silva Souza
Rodrigo Drumond Vieira
Viviane Florentino Melo
|
|
|
Estudo comparativo sobre as atividades experimentais em coleções de Física coincidentes recomendados nas edições 2012 e 2015 do PNLD
|
Wendel Fajardo Reis
Maria Inês Martins
|
|
|
Concepções historiográficas e ensino de história: a Guerra do Paraguai nas coleções didáticas Projeto Radix: História e História, Sociedade & Cidadania (PNLD 2014)
|
Ana Paula Squinelo
|
|
|
OS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA INDICADOS PELO PNLD 2015: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EMPREGADA NA TEMÁTICA “QUANTIDADE DE MATÉRIA” E SUA UNIDADE, MOL
|
Sandra Oliveira Franco-Patrocinio
Ivoni Freitas-Reis
|
|
|
Violência contra mulheres nos livros didáticos de História (PNLD 2018)
|
Susane Rodrigues de Oliveira
|
|
|
Analogias e metáforas no ensino de Física Moderna apresentadas nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018
|
Felipe Augusto Kopp
Voltaire de Almeida
|
|
|
Programa nacional de livro didático (PNLD): mudanças nos livros de alfabetização e os usos que os professores fazem desse recurso em sala de aula
|
Eliana Borges Correia de Albuquerque
Andrea Tereza Brito Ferreira
|
|
|
Dez anos de PCNs de língua estrangeira sem avaliação dos livros didáticos pelo PNLD
|
Maura Regina da Silva Dourado
|
|
|
Obstáculos epistemológicos sobre a água em livros didáticos de ciências do sexto ano do ensino fundamental, no PNLD 2017 do Brasil
|
Eduarda Maria Schneider
Natiely Quevedo dos Santos
Lourdes Aparecida Della Justina
|
|
|
A abordagem experimental nas coleções de química do PNLD 2015 para o ensino médio no cenário escolar brasileiro
|
Nepomuceno Ferreira, Samuel
Batista de Jesus, Augusto
Gomes Rotta, Jeane Cristina
|
|
|
Abordagem contextual nos capítulos de estequiometria e de soluções dos livros didáticos de Química aprovados pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático – Brasil) /2012
|
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Batista Leite, Maycon
|
|
|
LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA E SUA (SUB)UTILIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
|
Luciana Bagolin Zambon
Eduardo Adolfo Terrazzan
|
|
|
Estratégias do capital privado na educação básica pública: notas sobre a Abril Educação
|
Luciana Sardenha Galzerano
|
|
|
LIVROS DIDÁTICOS EM PUBLICAÇÕES NA ÁREA DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES PARA ANÁLISE E ESCOLHA
|
Saul Benhur Schirmer
Inés Prieto Schmidt Sauerwein
|
|
|
A Fetichização do livro didático no Brasil
|
Marco Antônio Silva
|
|
|
O grau de participação requerido dos estudantes em atividades experimentais de Química: Uma análise dos livros de Ciências aprovados no PNLD/2007
|
Rafael Cava Mori
Antonio Aprigio da Silva Curvelo
|
|
|
Cálculos químicos nos capítulos de solução e estequiometria em livros didáticos de química aprovados pelo PNLD/2012/2015
|
Maycon Batista Leite,
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares,
|
|
|
Espaços e caminhos da educação alimentar e nutricional no livro didático
|
Suzana de Azevedo Greenwood
Alexandre Brasil Fonseca
|
|
|
Análise crítica do processo de escolha do livro didático de Matemática na EEF José Jucá, no município de Quixadá-CE
|
Carlos Ian Bezerra de Melo;
Tânia Maria Rodrigues Lopes;
João Luzeilton de Oliveira;
|
|
|
Livro didático de Física e de Ciências: contribuições das pesquisas para a transformação do ensino
|
Nilson Marcos Dias Garcia
|
|
|
História dos africanos e afrodescendentes nos livros didáticos, guias e programas nacionais
|
Luís César Castrillon Mendes
Mairon Escorsi Valério
Renilson Rosa Ribeiro
|
|
|
Atividades de leitura em livros didáticos de inglês: PCN, letramento crítico e o panorama atual
|
Rogério Tilio
|
|
|
Dicionário em sala de aula: análise de macro e microestrutura textual
|
Thiago Leonardo Ribeiro
Vera Maria Ramos Pinto
|
|
|
Autoria, intervenções e deslocamento cultural: uma análise intercultural
|
Damaris Fabiane Storck
Henrique Evaldo Janzen
|
|
|
SISTEMA APOSTILADO E ENSINO DE LEITURA PARA AS CRIANÇAS DO 2 ° ANO NOS MUNICÍPIOS PAULISTAS
|
Juliane Zonaro Chimello
Clecio Bunzen
|
|
|
Recursos digitais no ensino de química : um estudo de caso sobre os livros didáticos brasileiros
|
Da Rocha, Edimarcio Francisco
De Mello, Irene Cristina
|
|
|
Analogias no ensino da célula : análise de livros didáticos de Biologia adotados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2015 no Brasil
|
Medeiros y Araujo, Carla
Sobrinha Guimarães, Zara Faria
|
|
|
Organização e realização do processo de escolha de livros didáticos em escolas de educação básica
|
Lucimara Del Pozzo Basso
Eduardo Adolfo Terrazzan
|
|
|
Os livros didáticos de química e a resistência às mudanças no estilo de pensamento
|
Tiago Franceschini da Rosa;
Marcelo Lambach
|
|
|
História da avaliação pedagógica do livro e do material didático no Brasil
|
Nágila Rabelo de Lima
Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
|
|
|
Análise do conteúdo imagético de nutrição humana em livros didáticos de ciências monitoradas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2014
|
André Amaral Gonçalves Bianco
|
|
|
Diversidade sexual, educação e sociedade: reflexões a partir do Programa Nacional do Livro Didático
|
Roger Raupp Rios
Wederson Rufino dos Santos
|
|
|
Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita
|
Ester Maria Figueiredo Souza
Dayana Junqueira Ayres
|
|
|
Reflexões sobre a leitura e a formação do sujeito leitor: um olhar discursivo para o livro didático de língua portuguesa
|
Luiz Antonio Xavier Dias;
Aldimeres Ferraz da Silva
|
|
|
A fotografia científica e as atividades experimentais: livros didáticos de química
|
Catherine Flor Geraldi Vogt;
Ana Julia Cecatto;
Marcia Borin da Cunha;
|
|
|
A face obscura dos livros didáticos de língua portuguesa
|
Rafahel Jean Parintins Lima
|
|
|
APRESENTAÇÃO – ORA COMPÊNDIO, ORA LIVROS ESCOLARES, ORA LIVROS DIDÁTICOS: sempre necessários na Geografia escolar
|
Rosemberg Ferracini
Veronica Hollman
|
|
|
Estado e políticas públicas para o livro didático no Brasil
|
Fernando Garcez de Melo
|
|
|
HISTÓRIA DA QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS
|
Débora Lázara Rosa;
Alessandra Meireles do Amaral; Ana Néry Furlan Mendes;
|
|
|
Abordagens do Racismo em Livros Didáticos de História (2008-2011)
|
Luciano Magela Roza
|
|
|
Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental
|
Jackson James Debona
|
|
|
Avaliação de livros de História por alunos do ensino médio
|
Edilson Aparecido Chaves
Tânia Maria F. Braga Garcia
|
|
|
O Livro Didático de História do Ensino Médio: critérios de avaliação e documentos curriculares
|
Maria Inês Sucupira Stamatto
Flávia Eloisa Caimi
|
|
|
UMA POLÊMICA HISTORIOGRÁFICA E SUA PERMANÊNCIA ESPECTRAL NA HISTÓRIA ESCOLAR
|
Márcio Santos de Santana
|
|
|
De que forma pessoas negras têm sido representadas em livros didáticos de Ciências utilizados em escolas públicas de Santa Maria-RS ?
|
Lucas Santiago dos Santos;
Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto
|
|
|
O sistema respiratório nos livros didáticos de ciências das séries iniciais: uma análise do conteúdo, das imagens e atividades
|
Raquel Ruppenthal;
Maria Rosa Chitolina Schetinger;
|
|
|
POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL E NA COLÔMBIA
|
Aline Renata dos Santos
Janssen Felipe da Silva
|
|
|
Descolonizar os livros didáticos: raça, gênero e colonialidade nos livros de educação do campo
|
ROSANA MEDEIROS DE OLIVEIRA
|
|
|
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA COMO EIXO INTEGRADOR DA BIOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
|
Jeronymo Dalapicolla
Victor de Almeida Silva
Junia Freguglia Machado Garcia
|
|
|
O conceito de classe: os livros didáticos de sociologia e a proposta de E.P. Thompson
|
Kênia Mara Gaedtke
|
|
|
CARACTERÍSTICAS DAS APOSTILAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PRODUZIDAS POR UM SISTEMA APOSTILADO DE ENSINO E UTILIZADAS EM UMA REDE ESCOLAR PÚBLICA MUNICIPAL
|
Amadeu Moura Bego
Eduardo Adolfo Terrazzan
|
|
|
Saberes históricos prescritos na BNCC para o ensino fundamental: tensões e concessões
|
Aléxia Pádua Franco;
Astrogildo Fernandes da Silva Junior;
Selva Guimarães
|
|
|
Ligações químicas em livros didáticos de química: uma análise dos elementos dos gêneros de discurso
|
João Rufino de Freitas Filho;
Sírio Pereira da Silva;
Cleiton Luiz da Silva Souza;
Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas;
Juliano Carlo Rufino de Freitas,
Jucleiton José Rufino de Freitas
|
|
|
Abordagem da imagem em um livro didático voltado para alfabetização: perspectivas de leitura visual
|
Trícia Tamara Boeira do Amaral
Adriana Fischer
|
|
|
A história da ciência e a biogênese: Uma análise dos livros didáticos
|
Garcia Mara Cristina de Morais; Santos Sayonara Martins dos
|
|
|
A literatura e o livro didático: uma análise das relações intermidiáticas
|
Bonfim Queiroz Lima;
Márcio Araújo de Melo;
|
|
|
Textos e gêneros no currículo de português da Escola Estadual Paulista
|
Juvenal Zanchetta Junior
|
|
|
Velhos objetos x novos olhares: os usos do livro didático no ensino de história
|
Elaine Regina Mendes Lisbôa
Márcia Andrea Teixeira da Silva Thalisse Ramos de Sousa
|
|
|
O livro didático de matemática e cultura escolar em pesquisas: primeiras aproximações
|
Alex Oleandro Gonçalves;
Rosa Lydia Teixeira Corrêa
|
|
|
A construção do hipertexto em dicionários escolares infantis
|
Rodrigo Alves Silva;
Yana Liss Soares Gomes;
|
|
|
Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental
|
Maria Cristina do Amaral Moreira;
Marcus Vinicius Pereira; Isabel Gomes Martins;
|
|
|
Recursos livres, livros fechados: uma análise da dimensão interativa dos objetos educacionais digitais no ensino de Sociologia
|
Zuleika de Paula Bueno,;
Fagner Carniel;
|
|
|
O perfil das questões de ciências naturais do novo Enem: interdisciplinaridade ou contextualização?
|
João Paulo Stadler
Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein
|
|
|
Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
|
Raquel Lazzari Leite Barbosa
Rosaria de Fátima Boldarine
|
|
|
A teoria da relatividade restrita e os livros didáticos do Ensino Médio: Discordâncas sobre o conceito de massa
|
Wagner T. Jardim
Victor J. Vasquez Otoya
Cristiane Garcia S. Oliveira
|
|
|
Abordagem da imagem em um livro didático voltado para a alfabetização: perspectivas de letramento visual
|
Trícia Tamara Boeira do Amaral; Adriana Fischer;
|
|
|
FRASEOLOGIA EM DICIONÁRIOS ESCOLARES BRASILEIROS
|
Antonio Luciano Pontes
|
|
|
A dengue nos livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático
|
Sheila Soares de Assis;
Denise Nacif Pimenta;
Virgínia Torres Schall;
|
|
|
Educação em ciências e cidadania: mudança discursiva e modos de regulação na política do Programa Nacional do Livro Didático
|
Rita Vilanova
|
|
|
O manual do professor de um livro didático de português:uma abordagem discursiva
|
Wesley Luis Carvalhaes
|
|
|
Corpo, deficiência e representações
|
Olga Scandolara Santos;
Ariane Franco Lopes Silva;
|
|
|
DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS
|
Carlos Eduardo Ströher
|
|
|
A literatura infantil na alfabetização: a formação da criança leitor
|
Lilane Maria de Moura Chagas; Chirley Domingues;
|
|
|
As relações CTSA nos anos iniciais do Ensino Fundamental: analisando a produção acadêmica e os livros didáticos
|
Sandra Godoi Maestrelli;
Leonir Lorenzetti;
|
|
|
A abordagem do relevo pela geografia: uma análise a partir dos livros didáticos
|
William Zanete Bertolini
Roberto Célio Valadão
|
|
|
Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básica
|
Luciana Bagolin Zambon;
Eduardo Adolfo Terrazzan;
|
|
|
Os recursos visuais utilizados na abordagem dos modelos atômicos: uma análise nos livros didáticos de Química
|
Giovanna Stefanello Silva
Mara Elisa Fortes Braibante
Maurícius Selvero Pazinato
|
|
|
ASPECTOS HISTÓRICOS ABORDADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS
|
Franklin Fernando Ferreira Pachêco;
Andreza Santana da Silva;
Gisele Ferreira Pachêco;
|
|
|
Física com Martins e Eu: Recordações da história e da obra de Pierre Lucie (1917-2017)
|
Evaldo Victor Lima Bezerra
|
|
|
Sexualidade e sexo (in)seguro entre adolescentes e jovens, dos anos finais, de duas escolas públicas de nível fundamental da cidade de João Pessoa/PB(Brasil)
|
José Antônio Novaes da Silva;
Sônia Cristina Clóilson Cavalcanti da Silva;
Karina Maria de Souza Soares;
Clemilson Cavalcanti da Silva;
|
|
|
Diversidade na sala de aula: Representação da cultura afro-brasileira
|
Flávia Brocchetto Ramos
Liliane Melo do Amaral
|
|
|
APRESENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE TABELAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Natália Amorim;
Regina de Lima Silva;
|
|
|
A filosofia africana nos livros didáticos de filosofia
|
Luciano da Silva
Tarciano Silva Batista
Alexandre Soares
|
|
|
Mercado editorial escolar do século XXI: livros didáticos, apostilas e formação de professores
|
Célia Cristina de Figueiredo Cassiano
|
|
|
Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências
|
Adriano de Melo Ferreira
Cynthia Aparecida Arossa Alves Soares
|
|
|
ENTRE POLÍTICAS DE CURRÍCULO E DE FORMAÇÃO CONTINUADA: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE O MANUAL DO PROFESSOR?
|
Ana Angelita Costa Neves da Rocha
|
|
|
O Conceito Energia nas Interações entre Professores e Estudantes Mediados pelos Livros Didáticos de Biologia
|
Sandra Maria Wirzbicki;
José Claudio Del Pino;
Maria Cristina Pansera-de-Araújo;
|
|
|
Manuais didáticos e currículo de sociologia: uma análise pós-estruturalista
|
Jefferson Evanio da Silva;
Joanildo Albuquerque Burity;
|
|
|
High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa
|
Talita Duarte de Jesus;
Angela Cristina Di Palma Back;
|
|
|
Paleontologia e ensino de ciências: uma análise dos documentos oficiais e materiais presentes nos anos finais do ensino fundamental
|
Dhiego Cunha Silva, Rodrigo Arantes Reis;
Luiz Everson Silva;
Tamara Dias Domiciano
|
|
|
Convergência de políticas públicas educacionais na promoção da alimentação adequada e saudável
|
Castro, Solange Fernandes de Freitas
Melgaço, Mariana Belloni
Souza, Vanessa Manfre Garcia de
Santos, Karine Silva dos
|
|
|
Desafios do ensino de história
|
Marieta de Moraes Ferreira; Renato Franco;
|
|
|
Homofobia, silêncio e naturalização: por uma narrativa da diversidade sexual
|
Tatiana Lionço
Debora Diniz
|
|
|
Relações de poder na idealização de livros didáticos de Matemática
|
José Wilson dos Santos
Marcio Antonio da Silva
|
|
|
A evolução nos livros didáticos do ensino fundamental brasileiros
|
Azevedo Chaves, R.
Motokane Tadeu, M.
|
|
|
Acidente nuclear de Goiânia nos livros didáticos de física
|
Cleci Teresinha Werner da Rosa
Júpiter Cirilio da Roza da Silva
Luiz Marcelo Darroz
|
|
|
Ensino de Astronomia: Erros conceituais mais comuns presente em livros didáticos de ciência
|
Rodolfo Langhi;
Roberto Nardi;
|
|
|
Ilustrações do silêncio e da negação: a ausência de imagens da diversidade sexual em livros didáticos
|
Malu Fontes
|
|
|
Discursos e significados sobre as pessoas com deficiências nos livros didáticos de português: limites na comunicação de sentidos e representações acerca da diferença
|
Alessandra Santana Soares e Barros
|
|
|
Uma análise crítica nos livros didáticos indicados pelo programa nacional do livro didático a respeito da indução eletromagnética
|
Orengo, Gilberto
Marli Bulegon, Ana
Kaefer Schons, Diana
Rodrigues dos Santos, Luianne
Schmatz Tolffo, Rafael
|
|
|
O tema cidadania na política brasileira de distribuição de livros didáticos de ciências
|
Vilanova Prata, R.
|
|
|
Analogias em livros didáticos de química : análise de uma das obras aprovada pelo PNLD/2015
|
Model, Adriana N. L.
Romero, Adriano L.
|
|
|
Protótipo de verbete de um dicionário bilíngue pedagógico para aprendizes brasileiros de espanhol com foco nas unidades fraseológicas
|
Arelis Felipe Ortigoza Guidotti
|
|
|
Famílias felizes e saudáveis! Livros didáticos de matemática e a produção de sujeitos
|
Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel;
Marcio Antonio da Silva;
|
|
|
Os gases estufa nos livros didáticos
|
Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima
Ferreira, Luiz Henrique
|
|
|
Velocidade das reações químicas : uma análise dos recursos visuais presentes nos livros didáticos de química
|
Kraisig, Ângela Renata
Rios da Rocha, Thaís
Fortes Braibante, Mara Elisa
|
|
|
Fotografia e diversidade biológica em livros didáticos de Biologia
|
Louzada-Silva, Daniel
Carneiro, Maria Helena da Silva
|
|
|
UTILIZAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO NO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO COMO RECURSO DIDÁTICO.
|
Athos Farias Menezes;
Bruno Olímpio dos Santos; Josiclêda Domiciano Galvíncio; Jorge José Araújo da Silva;
|
|
|
A presença da interculturalidade em livros didáticos de língua espanhola: reflexões sobre o tema
|
Galelli, Cinthia Yuri
Rocha, Nildiceia Aparecida
|
|
|
Da descrição ao ensino da oração adjetiva: a perspectiva dos livros didáticos de língua portuguesa
|
Pezatti, Erotilde Goreti
Câmara, Aliana Lopes
|
|
|
Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais
|
Bonotto, Dalva Maria Bianchini
Semprebone, Angela
|
|
|
Livro didático na Educação Física escolar: considerações iniciais
|
Darido, Suraya Cristina
Impolcetto, Fernanda Moreto
Ruggiero Barroso, Andre Luis
Rodrigues, Heitor de Andrade
|
|
|
Questões de gênero no currículo de matemática: atividades do livro didático
|
Deise Maria Xavier de Barros Souza;
Marcio Antonio da Silva;
|
|
|
Transposição didática: Uma análise do distanciamento dos saberes de química quântica nos livros didáticos do ensino médio
|
Geilson Rodrigues Silva;
Edvanio Chagas;
|
|
|
Um ensaio sobre as concepções de professores de Matemática: possibilidades metodológicas e um exercício de pesquisa
|
Garnica, Antonio Vicente Marafioti
|
|
|
Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental
|
Suleiman, Miriam
Zancul, Maria Cristina de Senzi
|
|
|
A presença da interculturalidade em livros didáticos de língua espanhola: reflexões sobre o tema alimentação
|
Galelli, Cinthia Yuri
Rocha, Nildiceia Aparecida
|
|
|
Desafios para a abordagem da imprensa na escola
|
Zanchetta Jr., Juvenal
|
|
|
Livro didático: produção, possibilidades e desafios para o ensino de História
|
Erinaldo Cavalcanti
|
|
|
ENSINO DE HISTÓRIA, LIVRO DIDÁTICO E FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL |
Erinaldo Cavalcanti
|
|
|
História, livro didático e formação docente: produção, limites e possibilidades
|
Erinaldo Vicente Cavalcanti
|
|
|
Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rocha, Helenice; Reznik, Luis e Magalhães, Marcelo de Souza (org). Rio de Janeiro, FGV, 2017.
|
Erinaldo Vicente Cavalcanti
|
|
|
Reflexões e possibilidades sobre o uso do livro didático como objeto e ou fonte em História da Educação
|
Fernando Vendrame Menezes
|
|
|
O mercado de livros didáticos de matemática no Brasil: autores e editoras (1950-1979)
|
Luciana Vieira Souza da Silva Rogério Monteiro de Siqueira
|
|
|
MEDIDAS DE CONTROLE DA CIRCULAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM SÃO PAULO: ATUAÇÃO DA COMMISSÃO REVISORA DE 1918
|
Fernando Rodrigues de Oliveira
Thabatha Aline Trevisan
|
|
|
POR QUE AS NARRATIVAS NACIONAIS PERMANECEM?
REVISÃO DE LITERATURA SORE NOVAS PERSPECTIVAS NA PESQUISA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
|
Maria Grever
Tina van der Vlies
|
|
|
Passado, presente e futuro dos livros didáticos de História frente a uma BNCC sem futuro.
|
Sonia Regina Miranda
Fabiana Rodrigues de Almeida
|
|
|
ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS: A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES NEGRAS EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Clara Marques Souza
|
|
|
O ensino das literaturas africanas no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio: A formação do leitor literário
|
Denise Dias de Carvalho Sousa
|
|
|
Tempo presente, memória e esquecimento: As narrativas em disputa sobre a ditadura militar brasileira em exercícios de livros didáticos do Ensino Médio
|
Diego Bruno Velasco
|
|
|
Forma escolar e os manuais de didática da história no Brasil
|
Osvaldo Rodrigues Junior
|
|
|
Avaliação de livros de História por alunos do ensino médio
|
Edilson Aparecido Chaves
Tânia Maria F. Braga Garcia
|
|
|
Estado, editoras e ensino: o papel da política na produção, avaliação e distribuição dos livros didáticos de História no Brasil (1938-2012)
|
Júlia Silveira Matos, Adriana Kivanski de Senna |
|
|
Relações de gênero no livro didático de História: a disputa entre a norma e os costumes em 2007 e 2015
|
Allan Alves da Mata Ribeiro
Adriana Maria Paulo da Silva
|
|
|
Livro didático de História: representações do ‘índio’ e contribuições para a alteridade
|
Maria de Fátima Barbosa da Silva
|
|
|
O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NO BRASIL OITOCENTISTA: o instituto histórico e geográfico brasileiro e a formação da identidade nacional
|
Andre Mendes Salles
|
|
|
LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: uma análise do Projeto Araribá
|
Jeferson Rodrigo da Silva
|
|
|
OS MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA E A CONSTITUIÇÃO DE UMA EPISTEMOLOGIA DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA
|
Osvaldo Rodrigues Junior
|
|
|
Escrevendo um livro didático de História: um entrelaçamento entre questões teóricas e práticas
|
Neide Almeida Fiori
|
|
|
Livros didáticos brasileiros e as abordagens da História colonial: problemas e possibilidades na reflexão sobre a cidadania
|
Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira
Marcello José Gomes Loureiro
|
|
|
UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: Atividades prático-pedagógicas nos livros didáticos.
|
Jaime de Lima Guimarães Júnior
|
|
|
O conceito de Pré-história nos livros didáticos de História no Brasil
|
Luiz Adriano Lucena Aragão
|
|
|
MEMORIAL DO PNLD:ESPAÇO DE PESQUISA E ESTUDO SOBRE LIVRO DIDÁTICO E O SABER ESCOLAR
|
PAULO VICTOR CALUÊTE PEREIRA
|
|
|
TEXTOS E REPRESENTAÇÕES: O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA E AS FACES DESENHADAS PARA A FIGURA DA MULHER
|
JUCINETE LOPES DA SILVA |
|
|
REPRESENTAÇÕES SOBRE TECNOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS DO PNLD PARA O ENSINO MÉDIO
|
Vanessa Cristina Moraes Teixeira |
|
|
O conceito de passado e sua significância histórica para professores de história e os livros didáticos recebidos no PNLEM
|
SANTOS, Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos |
|
|