Como são feitas as pesquisas e atualizações da biblioteca
Artigos
Artigo Autor Link  
“APRENDI COM A PRÁTICA E CONTINUO APRENDENDO”: OS PROFESSORES DE HISTÓRIA E O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ CUNHA, Maria de Fátima da.  
“PAPAI, PARA QUE SERVE A HISTÓRIA?”: FUNÇÕES E SENTIDOS DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA LITERATURA RECENTE COLHIDA NA ESPANHA E APROPRIADA PELOS BRASILEIROS FREITAS, Itamar; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de.  
A ÁREA DO PARALELOGRAMO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO CONTRATO DIDÁTICO E DAS VARIÁVEIS DIDÁTICAS Moreira Baltar.  
A HISTÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS: O PAPEL DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS NA PRODUÇÃO E VEICULAÇÃO DO SABER HISTÓRICO MATOS, Júlia Silveira.  
A INVESTIGAÇÃO SOBRE MANUAIS ESCOLARES E MATERIAIS CURRICULARES RODRÍGUEZ, Jesús; SEOANE, Denébola Álvarez.  
A LEI Nº 10.639/2003 NO BRASIL E O PLANO CURRICULAR DO ENSINO BÁSICO (2003) EM MOÇAMBIQUE: POLÍTICAS PÚBLICAS COM INTENCIONALIDADES DE INSERÇÃO DA DIVERSIDADE NOS CURRÍCULOS ESCOLARES REGIS, Kátia Evangelista; SENGULANE, Hipólito.  
A TRADIÇÃO DA CIVILIDADE NOS LIVROS DE LEITURA NO IMPÉRIO E NA PRIMEIRA REPÚBLICA SENA, Fabiana.  
AFROBETIZAR: ANÁLISE DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM CINCO LIVROS DIDÁTICOS DE LITERATURA PARA O ENSINO MÉDIO PEIXOTO, Fabiana Lima.  
AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS: UMA ANÁLISE NOS LIVROS DIDÁTICOS ATRAVÉS DA PRÁTICA EDUCACIONAL DO SESI/PR ESPANHOL, Evandro.  
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA NOVA REPÚBLICA: DO GOVERNO COLLOR AO DE LULA JACOMELI, Mara Regina Martins.  
DESCOLONIZAR OS LIVROS DIDÁTICOS:RAÇA, GÊNERO E COLONIALIDADE NOS LIVROS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO OLIVEIRA, Rosana Medeiros de.  
DESVITIMIZAR PARA HUMANIZAR: UMA ANÁLISE SOBRE A ESCRAVIDÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS LUNCINDO, Willian Robson Soares  
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS MANUAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS EM PORTUGAL RODRÍGUEZ, Jesús; PAIVA, Margarida Delgado.  
EDUCAÇÃO DE IMIGRANTES ALEMÃES EM CURITIBA RENK, Valquiria Elita.  
ENSINO DE HISTÓRIA E IDENTIDADE NEGRA: IMPORTÂNCIA DOS LIVROS DIDÁTICOS E DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE NEGROS OLIVEIRA, Maria Do Socorro Ramos de.  
ENSINO DE HISTÓRIA: QUESTÃO ESTATAL OU PÚBLICA? OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de.  
ENSINO PRIMÁRIO FRANQUISTA: OS LIVROS ESCOLARES COMO INSTRUMENTO DE DOUTRINAÇÃO INFANTIL CAPELATO, Maria Helena Rolim  
INVESTIGAÇÕES ENVOLVENDO LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: A TRAJETÓRIA DE UM GRUPO DE PESQUISA SILVA, Marcio Antonio da.  
MODELO HOLÍSTICO: RESPALDO TEÓRICO PARA ENSINO DE L2 E AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS BRAIDA, Fabrícia Cavichioli; PINTO, Cândida Martins.  
O ENSINO DE HISTÓRIA E AS REPRESENTAÇÕES DOS SEM-TERRA NOS LIVROS DIDÁTICOS COSTA, Andressa.  
O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDATICO E O ENSINO DE HISTORIA (2004-2014) DA CONSTRUCAO DA CIDADANIA AO PENSAR HISTORICAMENTE SOUZA, Wendell de Oliveira  
OLHARES SOBRE A ÁFRICA: ABORDAGENS DA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DA ÁFRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS OLIVA, Anderson Ribeiro  
OS LIVROS DIDÁTICOS COMO PRODUTOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD MATOS, Júlia Silveira  
PARÂMETROS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO EM QUÍMICA: ANALISANDO A TEMÁTICA ÁCIDOS E BASES LORENZETTI, Leonir; SIEMSEN, Giselle Henequin, OLIVEIRA, Silvaney de.  
POVO BRASILEIRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA REPUBLICANOS: 1889-1950 MOREIRA, Kênia Hilda  
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO GONÇALVES, Nadia Gaiofatto.  
PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A HISTÓRIA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS ALBERTI, Verena.  
RECURSOS DO FNDE E SUA IMPORTÂNCIA NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA GOUVEIA, Andréa Barbosa; POLENA, Andrea.  
SISTEMAS DIGESTÓRIO, RESPIRATÓRIO E CIRCULATÓRIO HUMANOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DE ENSINO MÉDIO COSTA, Lilian Correo; PANSERA-DE- ARAÚJO, Maria Cristina; BIANCHI, Vidica.  
UM BREVE PANORAMA DO ENSINO DE ECOLOGIA A PARTIR DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO V ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA LIMA, Edmar de Souza; VERONA, Matheus Fabricio.  
VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA (PNLD 2018) OLIVEIRA, SUSANE RODRIGUES DE.  
ABORDAGEM DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1985)  NA SEGUNDA EDIÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO HISTÓRIA EM MOVIMENTO QUINZANE, RAFAEL FIEDORUK; RIBEIRO, JOSÉ IRAN.  
LIVRO DIDÁTICO COMO INDÍCIO DA CULTURA ESCOLAR MUNAKATA, KAZUMI  
Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes CAIMI, FLÁVIA ELOISA  
O livro didático: alguns temas de pesquisa MUNAKATA, KAZUMI  
A guerra do Paraguai nas edições de Livro Didático de História do Brasil, de Nelson Piletti  Salles, Andre Mendes  
Leitura do PNLD como mediação cultural

Flávia Ramos

Lovani Volmer

Liliane Melo do Amaral

 
LIVROS DE CIÊNCIAS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A EDUCAÇÃO EM QUÍMICA E AS INFLUÊNCIAS DO PNLD

Rafael Cava Mori

Antonio Aprigio da Silva Curvelo

 
O PNLD língua estrangeira e a produção oral no LD de inglês

Raquel Santos Lombardi

Marta Cristina Silva

 
O Trabalho do Professor em Propostas do PNLD de Ensino de Língua Portuguesa

Ana Lúcia Horta Nogueira

Maísa Alves Silva

Silmara Regina Colombo

 
Há diálogo entre a lei 11.645/200 8 e o livro didático aprovado no PNLD? Sirlene Barbosa  
Abordagem da sexualidade nos livros didático do PNLD: foco nas IST/AIDS e preservativos

Célia de Souza Ladislau Filha

Gabriel Ribeiro

 
Uma proposta de aperfeiçoamento do PNLD como política pública: o livro didático como capital cultural do aluno/família

Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi;

Silvio Cesar Nunes Militão;

Andréia Nunes Militão;

Fabio Perboni;

Regina Célia Ramos;

Vanda Moreira Machado Lima;

Yoshie Ussami Ferrari Leite;

 
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – Acervos Complementares: vivência das estratégias de leitura na alfabetização

Rielda Karyna de Albuquerque

Magna Silva Cruz

 
A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO

Vanessa dos Anjos dos Santos

Liziane Martins

 
PRODUÇÃO ESCRITA EM LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL: UMA ANÁLISE DE COLEÇÕES APROVADAS NO PNLD

Luciana Maria Almeida de Freitas

Carolina Tovar Albuquerque

 
PRODUÇÃO DE TEXTOS EM MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO: QUESTÕES SOBRE SUBJETIVIDADE E GÊNEROS Marina Célia Mendonça  
O livro didático e sua presença em aulas de História: contribuições da etnografia Chaves, Edilson Aparecido  
Livro didático e leitura literária nos anos finais do ensino fundamental Débora Ventura Klayn Nascimento  
Livro didático de física – quais características os estudantes mais valorizam?

Alysson Ramos Artuso;

Luis Henrique De Martino;

Henrique Vieira da Costa;

Leticia Lima

 
DE ANÔNIMO A BEST-SELLER: digressões sobre o sucesso do Projeto Araribá – História no PNLD de 2008 Jeferson Rodrigo da Silva  
Contribuições para uma matriz de análise do Livro didático digital de Língua Portuguesa – PNLD 2015

Joaquina Aparecida Nobre da Silva

Valeska Virgínia Soares Souza

 
O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA (PNLD Campo) NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM UBERLÂNDIA-MG

Lair Miguel da Silva

Marcelo Cervo Chelotti

 
O PNLD Campo 2016 e o Ensino de História das Séries Iniciais do Ensino Fundamental em Tijucas do Sul Rita de Cássia Gonçalves  
O índio e o negro nos livros didáticos de sociologia adotados no PNLD

Erinaldo Ferreira Carmo

Silas Cassio Gomes Nascimento

 

 

Uma pesquisa como princípio pedagógico no ensino de Sociologia: uma análise a partir dos livros selecionados no PNLD 2015

Amurabi Oliveira

Marcelo Pinheiro Cigales

 
Revisões historiográficas: a guerra do Paraguai nos livros didáticos brasileiros – PNLD Ana Paula Squinelo  
Descarte de pilhas e baterias -A problemática da abordagem nos livros didáticos de química do PNLD 2015 para o conteúdo de eletroquímica

Ana Nery Alves Martins

Cícero Pereira Leite

Jorge Jacó Alves Martins

Gilberlândio Nunes da Silva

Gilmar Trindade Araújo

 
Uma análise preliminar das atividades TIC presentes nos livros didáticos escolhidos pelos PNLD 2011 e 2012 para o ensino de E/LE para brasileiros Vanderlei Machado  
A avaliação de obras do componente filosofia curricular no PNLD 2018 = A avaliação dos trabalhos submetidos ao PNLD 2018 (Filosofia) = A avaliação das obras componentes do currículo de filosofia no PNLD 2018

Cornelli, Gabriele

Evaldo Sampaio

 
O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD

Sonia Regina Miranda

Tania Regina de Luca

 
Programa nacional de livro didático (PNLD): mudanças nos livros de alfabetização e os usos que os professores fazem desse recurso em sala de aula

Eliana Borges Correia de Albuquerque

Andrea Tereza Brito Ferreira

 
A Micologia como conteúdo da disciplina de Biologia no Ensino Médio: uma análise dos livros didáticos aprovados no PNLD-2018

Marcelo D’Aquino Rosa;

Mário Cézar Amorim de Oliveira;

Andreza Alves Gil Duarte;

Camila Muniz Melo Antunes;

Daisy Braga Souza;

Deliane de Abreu Lehrbach;

Janina Rocha de Oliveira e Silva;

Jimena Pereira Rodrigues Kirchner;

Keli Adriana Campos Gonçalves;

Lafaiete Teixeira Pereira Erkmann;

Luana Olczyk;

Marilete Aparecida Willemann;

Michael Alexander Schweitzer;

Pamela Caroline de Souza;

Paulo Passaglia;

Simone Rocha da Rosa;

Soliete Ruzza Altenhofen;

Elisandro Ricardo Drechsler;

 
Diálogos com a Educação do Campo: o livro didático em questão

Márcio da Costa Berbat;

Gabriela de Carvalho Feijó;

 
História,políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci Marcelo Pinheiro Cigales  

Sujeitos no imaginário acadêmico:

escravos e trabalhadores na historiografia brasileira desde os anos 1980

 

Sidney Chalhoub

Fernando Teixeira da Silva

 
Ligações entre metais: reflexões a partir dos modelos empregados em livros didáticos brasileiros de química

Wilmo Ernesto Francisco Junior

Wellington Francisco

Erivaldo Vieira da Silva

 
Formação de leitores literários: diálogos possíveis entre concepções do Círculo de Bakhtin e atividades de livros didáticos Débora Ventura Klayn Nascimento  
O PLÁGIO NOS LIVROS DIDÁTICOS E NA VISÃO DE AUTORES

Sirlene Rodrigues Ferreira Castro

Carlos Lopes

 
História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte Alain Choppin  
Livro didático de História: como a cultura e a história africana e afro-brasileira estão sendo abordadas na avaliação nacional dos livros didáticos de História do 5º ano do Ensino Fundamental (2012 – 2014) Bezerra, Cainhara Lopes  
O Tratamento dado à variação linguística na tradução dos falsos amigos nos livros de língua espanhola selecionados pelo PNLD 2011 Pontes, Valdecy de Oliveira  
O ensino médio no Ceará: livro didático e o Projeto “Primeiro, Aprender”

Silva, Isaíde Bandeira da;

Silva, Fabrício Bandeira da

 
Processos de subjetivação movimentados em livros didáticos de matemática para a educação do campo: descrevendo e analisando o habitante desejável do campo

Franco Neto, Vanessa

Guida, Angela Maria

 
A avaliação do livro didático como tema da formação inicial do professor de língua portuguesa

Bonini, Adair

Yano, Daniella de Cássia

 
As variedade linguísticas hispano-americanas no livro didático: Formación en español: legua y cultura

Pontes, Valdecy de Oliveira

Nobre, Juliana Liberato

 
Blog: orientações de ensino em um livro didático do Ensino Médio Cantuário, Antonio Artur Silva  
Abordagem Sociocognitivo-discursiva de mecanismos referenciais dêiticos pronominais nos livros didáticos do Ensino Médio

Sousa, Maria Margarete Fernandes de

Colares, Ana Cátia Silva de Lemos

 
Infográfico: a popularidade do gênero e sua abordagem escolar na perspectiva de um livro didático de língua portuguesa

Teixeira, Jeannie Fontes

Moura, Ana Célia Clementino

 
Violência contra mulheres nos livros didáticos de História Oliveira, Susane Rodrigues de  
Descolonizar os livros didáticos : raça, gênero e colonialidade nos livros de educação do campo Oliveira, Rosana Medeiros de  
Literatura e alfabetização : impasses e possibilidades. Paiva, AparecidaCorrêa, Hércules Tolêdo  
Lições sobre a África : abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros Oliva, Anderson Ribeiro  
Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de ciências do 9º ano: do texto ao contexto Costa, Mariangela Célia Souza; Mesquita, Nyuara Araujo da Silva  
Produção de livro didático de história regional para crianças: um desafio acadêmico Valdez, Diane; Ribeiro, Miriam Bianca do Amaral  
Questões ambientais nos livros didáticos de geografia das escolas municipais e estaduais de Jataí (GO) Pinto, Andréa Pereira; Mariano, Zilda de Fátima  
A visão do bioma Cerrado no ensino fundamental do município de Goiânia e sua relação com os livros didáticos utilizados como instrumento de ensino Guimarães, Lorena Dall’Ara; Laranjeiras, Daniel Orsi; Santos, Marcela Peixoto dos; Costa, Taís Borges  
Modelos didáticos no discurso de professores de ciências Guimarães, Gislene Margaret Avelar; Echeverría, Agustina Rosa; Moraes, Itamar José  
Representações da África e da população negra nos livros didáticos de geografia Ratts, Alecsandro José Prudêncio; Rodrigues, Ana Paula Costa; Vilela, Benjamim Pereira; Cirqueira, Diogo Marçal  
Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: em foco o Programa Nacional do Livro Didático Höfling, Eloisa de Mattos  
Materiais Didáticos E Ensino Na Escola Básica: Impactos No Currículo E Na Produção Editorial Brasileira Célia Cristina de Figueiredo Cassiano  
O livro didático de ciências: problemas e soluções

Megid Neto, Jorge

Fracalanza, Hilário

 
Contradições entre as políticas públicas do “PCN” e “PNLD 2011”: uma análise da arqueologia brasileira nos livros didáticos de história Curado, Danilo  
Critérios de avaliação de dicionários escolares de Língua Portuguesa no Programa Nacional do Livro Didático. Santiago, Márcio Sales  
Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva

Fabiana Rodrigues de Almeida

Sonia Regina Miranda

 
Historiografia, história da educação e pesquisas sobre o livro didático no Brasil Orlando José de Almeida Filho  
As avaliações dos livros didáticos na Comissão Nacional do Livro Didático: a conformação dos saberes escolares nos anos 1940 Juliana Miranda Filgueiras  
Homens de letras no magistério: Joaquim Manuel de Macedo e a construção de uma história escolar Arlette Medeiros Gasparello  
Livros Didáticos de História no Brasil do Século XIX: questões sobre autores e editores. MOREIRA, Kênia Hilda  
História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte MUNAKATA, Kazumi  
Dois manuais de história para professores: histórias de sua produção Kazumi Munakata  
Livro didático como indício da cultura escolar MUNAKATA, Kazumi  
Historiografia Didática e prescrições estatais sobre conteúdos históricos em nível nacional (1938-2012) OLVEIRA, Margarida Maria Dias; FREITAS, Itamar  

Conhecimento estatístico na escola: a contextualização como estratégia didática

Vieira, Pedro Ivan CarneiroTeixeira, Rodrigo Tavares  

A ortografia nos livros didáticos da Educação de Jovens e Adultos das séries finais do ensino fundamental

Vieira, Vinicius da Silva  

As variedade linguísticas hispano-americanas no livro didático: Formación en español: legua y cultura

Pontes, Valdecy de OliveiraNobre, Juliana Liberato  

A (não) presença da literatura de autoria feminina nos livros didáticos de ensino médio

Steffen, Ana Cristina  
As variedades linguísticas hispano-americanas no livro didático formación en español: lengua y cultura Pontes, Valdecy de OliveiraNobre, Juliana Liberato  

As licenciaturas em História e a lei 10.639/03 – percursos de formação para o trato com a diferença?

COELHO, Mauro Cezar

COELHO, Wilma de Nazaré Baía

 

Neoliberalism, Applied Linguistics and the PNLD

Vanderlei J. Zacchi

 

Gêneros textuais nos livros didáticos de alfabetização matemática e matemática do PNLD 2010

Ronaldo Barros Ripardo 

 

O PNLD E OS GUIAS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS (1999 – 2014): UMA ANÁLISE POSSÍVEL

Vilmarise Bobato Gramowski

Nadir Castilho Delizoicov

Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli

 

Gêneros textuais e língua inglesa em uso: uma análise das coleções aprovadas pelo PNLD/LE no Brasil 

Ana Larissa A. M. Oliveira

 

Expandindo as fronteiras do ensino: os conteúdos multimídias nas coleções de História do PNLD 2014

Dilton Cândido Santos Maynard

 

Significados atribuídos ao tema “Mudanças Climáticas” em Livros Didáticos de Ciências Naturais do Ensino Fundamental II Aprovados pelo PNLD de 2014

Nijima Novello Rumenos

Luciano Fernandes Silva

Rosa Maria Feiteiro Cavalari

 

As variedades linguísticas nas atividades de tradução em livros didáticos de espanhol do PNLD– 2011

Mariana Francis

Valdecy de Oliveira Pontes

 

Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo: análise em livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD 2012

Leonardo Augusto Luvison Araújo

Russel Teresinha Dutra da Rosa 

 

Contribuições para uma matriz de análise do Livro didático digital de Língua Portuguesa- PNLD 2015

Joaquina Aparecida Silva Nobre                            

 

Atividades argumentativas em livros didáticos de física do PNLD 2015: o incentivo ainda é escasso

André Henrique Silva Souza

Rodrigo Drumond Vieira

Viviane Florentino Melo    

 

Estudo comparativo sobre as atividades experimentais em coleções de Física coincidentes recomendados nas edições 2012 e 2015 do PNLD

Wendel Fajardo Reis

Maria Inês Martins

 

Concepções historiográficas e ensino de história: a Guerra do Paraguai nas coleções didáticas Projeto Radix: História e História, Sociedade & Cidadania (PNLD 2014)

Ana Paula Squinelo

 

OS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA INDICADOS PELO PNLD 2015: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EMPREGADA NA TEMÁTICA “QUANTIDADE DE MATÉRIA” E SUA UNIDADE, MOL

Sandra Oliveira Franco-Patrocinio

Ivoni Freitas-Reis

 

Violência contra mulheres nos livros didáticos de História (PNLD 2018)

Susane Rodrigues de Oliveira

 

Analogias e metáforas no ensino de Física Moderna apresentadas nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018

Felipe Augusto Kopp

Voltaire de Almeida

 

Programa nacional de livro didático (PNLD): mudanças nos livros de alfabetização e os usos que os professores fazem desse recurso em sala de aula

Eliana Borges Correia de Albuquerque

Andrea Tereza Brito Ferreira

 

Dez anos de PCNs de língua estrangeira sem avaliação dos livros didáticos pelo PNLD

Maura Regina da Silva Dourado

 

Obstáculos epistemológicos sobre a água em livros didáticos de ciências do sexto ano do ensino fundamental, no PNLD 2017 do Brasil

Eduarda Maria Schneider

Natiely Quevedo dos Santos

Lourdes Aparecida Della Justina

 

A abordagem experimental nas coleções de química do PNLD 2015 para o ensino médio no cenário escolar brasileiro

Nepomuceno Ferreira, Samuel

Batista de Jesus, Augusto

Gomes Rotta, Jeane Cristina

 

Abordagem contextual nos capítulos de estequiometria e de soluções dos livros didáticos de Química aprovados pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático – Brasil) /2012

Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa

Batista Leite, Maycon

 

LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA E SUA (SUB)UTILIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

Luciana Bagolin Zambon

Eduardo Adolfo Terrazzan

 

Estratégias do capital privado na educação básica pública: notas sobre a Abril Educação

Luciana Sardenha Galzerano

 

LIVROS DIDÁTICOS EM PUBLICAÇÕES NA ÁREA DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES PARA ANÁLISE E ESCOLHA

Saul Benhur Schirmer

Inés Prieto Schmidt Sauerwein

 

A Fetichização do livro didático no Brasil

Marco Antônio Silva

 

O grau de participação requerido dos estudantes em atividades experimentais de Química: Uma análise dos livros de Ciências aprovados no PNLD/2007

Rafael Cava Mori

Antonio Aprigio da Silva Curvelo

 

Cálculos químicos nos capítulos de solução e estequiometria em livros didáticos de química aprovados pelo PNLD/2012/2015

Maycon Batista Leite,

Márlon Herbert Flora Barbosa Soares,

 

Espaços e caminhos da educação alimentar e nutricional no livro didático

Suzana de Azevedo Greenwood

Alexandre Brasil Fonseca

 

Análise crítica do processo de escolha do livro didático de Matemática na EEF José Jucá, no município de Quixadá-CE

Carlos Ian Bezerra de Melo;

Tânia Maria Rodrigues Lopes;

João Luzeilton de Oliveira;

 

Livro didático de Física e de Ciências: contribuições das pesquisas para a transformação do ensino

Nilson Marcos Dias Garcia

 

História dos africanos e afrodescendentes nos livros didáticos, guias e programas nacionais

Luís César Castrillon Mendes

Mairon Escorsi Valério

Renilson Rosa Ribeiro

 

Atividades de leitura em livros didáticos de inglês: PCN, letramento crítico e o panorama atual

Rogério Tilio

 

Dicionário em sala de aula: análise de macro e microestrutura textual

Thiago Leonardo Ribeiro

Vera Maria Ramos Pinto

 

Autoria, intervenções e deslocamento cultural: uma análise intercultural

Damaris Fabiane Storck

Henrique Evaldo Janzen

 

SISTEMA APOSTILADO E ENSINO DE LEITURA PARA AS CRIANÇAS DO 2 ° ANO NOS MUNICÍPIOS PAULISTAS

Juliane Zonaro Chimello

Clecio Bunzen

 

Recursos digitais no ensino de química : um estudo de caso sobre os livros didáticos brasileiros

Da Rocha, Edimarcio Francisco

De Mello, Irene Cristina

 

Analogias no ensino da célula : análise de livros didáticos de Biologia adotados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2015 no Brasil

Medeiros y Araujo, Carla

Sobrinha Guimarães, Zara Faria

 

Organização e realização do processo de escolha de livros didáticos em escolas de educação básica

Lucimara Del Pozzo Basso

Eduardo Adolfo Terrazzan

 

Os livros didáticos de química e a resistência às mudanças no estilo de pensamento

Tiago Franceschini da Rosa;

Marcelo Lambach

 

História da avaliação pedagógica do livro e do material didático no Brasil

Nágila Rabelo de Lima

Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca

 

Análise do conteúdo imagético de nutrição humana em livros didáticos de ciências monitoradas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2014

André Amaral Gonçalves Bianco

 

Diversidade sexual, educação e sociedade: reflexões a partir do Programa Nacional do Livro Didático

Roger Raupp Rios

Wederson Rufino dos Santos

 

Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita

Ester Maria Figueiredo Souza

Dayana Junqueira Ayres

 

Reflexões sobre a leitura e a formação do sujeito leitor: um olhar discursivo para o livro didático de língua portuguesa

Luiz Antonio Xavier Dias;

Aldimeres Ferraz da Silva

 

A fotografia científica e as atividades experimentais: livros didáticos de química

Catherine Flor Geraldi Vogt;

Ana Julia Cecatto;

Marcia Borin da Cunha;

 

A face obscura dos livros didáticos de língua portuguesa

Rafahel Jean Parintins Lima

 

APRESENTAÇÃO – ORA COMPÊNDIO, ORA LIVROS ESCOLARES, ORA LIVROS DIDÁTICOS: sempre necessários na Geografia escolar

Rosemberg Ferracini

Veronica Hollman 

 

Estado e políticas públicas para o livro didático no Brasil

Fernando Garcez de Melo

 

HISTÓRIA DA QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS

Débora Lázara Rosa;

Alessandra Meireles do Amaral; Ana Néry Furlan Mendes;

 

Abordagens do Racismo em Livros Didáticos de História (2008-2011)

Luciano Magela Roza

 

Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental

Jackson James Debona

 

Avaliação de livros de História por alunos do ensino médio

Edilson Aparecido Chaves

Tânia Maria F. Braga Garcia                            

 

O Livro Didático de História do Ensino Médio: critérios de avaliação e documentos curriculares        

Maria Inês Sucupira Stamatto 

Flávia Eloisa Caimi 

 

UMA POLÊMICA HISTORIOGRÁFICA E SUA PERMANÊNCIA ESPECTRAL NA HISTÓRIA ESCOLAR

Márcio Santos de Santana

 

De que forma pessoas negras têm sido representadas em livros didáticos de Ciências utilizados em escolas públicas de Santa Maria-RS ?

Lucas Santiago dos Santos;

Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto

 

O sistema respiratório nos livros didáticos de ciências das séries iniciais: uma análise do conteúdo, das imagens e atividades

Raquel Ruppenthal;

Maria Rosa Chitolina Schetinger;

 

POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL E NA COLÔMBIA

Aline Renata dos Santos

Janssen Felipe da Silva

 

Descolonizar os livros didáticos: raça, gênero e colonialidade nos livros de educação do campo

ROSANA MEDEIROS DE OLIVEIRA

 

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA COMO EIXO INTEGRADOR DA BIOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Jeronymo Dalapicolla

Victor de Almeida Silva

Junia Freguglia Machado Garcia

 

O conceito de classe: os livros didáticos de sociologia e a proposta de E.P. Thompson

Kênia Mara Gaedtke

 

CARACTERÍSTICAS DAS APOSTILAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PRODUZIDAS POR UM SISTEMA APOSTILADO DE ENSINO E UTILIZADAS EM UMA REDE ESCOLAR PÚBLICA MUNICIPAL

Amadeu Moura Bego

Eduardo Adolfo Terrazzan

 

Saberes históricos prescritos na BNCC para o ensino fundamental: tensões e concessões

Aléxia Pádua Franco;

Astrogildo Fernandes da Silva Junior;

Selva Guimarães

 

Ligações químicas em livros didáticos de química: uma análise dos elementos dos gêneros de discurso

João Rufino de Freitas Filho; 

Sírio Pereira da Silva; 

Cleiton Luiz da Silva Souza;

Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas;

Juliano Carlo Rufino de Freitas,

Jucleiton José Rufino de Freitas

 

Abordagem da imagem em um livro didático voltado para alfabetização: perspectivas de leitura visual

Trícia Tamara Boeira do Amaral

Adriana Fischer

 

A história da ciência e a biogênese: Uma análise dos livros didáticos        

Garcia Mara Cristina de Morais; Santos Sayonara Martins dos                        

 

A literatura e o livro didático: uma análise das relações intermidiáticas

Bonfim Queiroz Lima;

Márcio Araújo de Melo;

 

Textos e gêneros no currículo de português da Escola Estadual Paulista

Juvenal Zanchetta Junior

 

Velhos objetos x novos olhares: os usos do livro didático no ensino de história

Elaine Regina Mendes Lisbôa

Márcia Andrea Teixeira da Silva     Thalisse Ramos de Sousa                       

 

O livro didático de matemática e cultura escolar em pesquisas: primeiras aproximações

Alex Oleandro Gonçalves; 

Rosa Lydia Teixeira Corrêa

 

A construção do hipertexto em dicionários escolares infantis

Rodrigo Alves Silva; 

Yana Liss Soares Gomes;

 

Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental

Maria Cristina do Amaral Moreira;   

Marcus Vinicius Pereira;          Isabel Gomes Martins;

 

Recursos livres, livros fechados: uma análise da dimensão interativa dos objetos educacionais digitais no ensino de Sociologia

Zuleika de Paula Bueno,;

Fagner Carniel;

 

O perfil das questões de ciências naturais do novo Enem: interdisciplinaridade ou contextualização?

João Paulo Stadler

Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein

 

Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos

Raquel Lazzari Leite Barbosa

Rosaria de Fátima Boldarine

 

A teoria da relatividade restrita e os livros didáticos do Ensino Médio: Discordâncas sobre o conceito de massa

Wagner T. Jardim

Victor J. Vasquez Otoya

Cristiane Garcia S. Oliveira

 

Abordagem da imagem em um livro didático voltado para a alfabetização: perspectivas de letramento visual

Trícia Tamara Boeira do Amaral; Adriana Fischer;

 

FRASEOLOGIA EM DICIONÁRIOS ESCOLARES BRASILEIROS

Antonio Luciano Pontes

 

A dengue nos livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático

Sheila Soares de Assis; 

Denise Nacif Pimenta; 

Virgínia Torres Schall;

 

Educação em ciências e cidadania: mudança discursiva e modos de regulação na política do Programa Nacional do Livro Didático

Rita Vilanova

 

O manual do professor de um livro didático de português:uma abordagem discursiva

Wesley Luis Carvalhaes

 

Corpo, deficiência e representações

Olga Scandolara Santos; 

Ariane Franco Lopes Silva;

 

DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS

Carlos Eduardo Ströher

 

A literatura infantil na alfabetização: a formação da criança leitor

Lilane Maria de Moura Chagas; Chirley Domingues;

 

As relações CTSA nos anos iniciais do Ensino Fundamental: analisando a produção acadêmica e os livros didáticos

Sandra Godoi Maestrelli; 

Leonir Lorenzetti;

 

A abordagem do relevo pela geografia: uma análise a partir dos livros didáticos

William Zanete Bertolini 

Roberto Célio Valadão

 

Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básica

Luciana Bagolin Zambon; 

Eduardo Adolfo Terrazzan;

 

Os recursos visuais utilizados na abordagem dos modelos atômicos: uma análise nos livros didáticos de Química

Giovanna Stefanello Silva

Mara Elisa Fortes Braibante

Maurícius Selvero Pazinato

 

ASPECTOS HISTÓRICOS ABORDADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS

Franklin Fernando Ferreira Pachêco; 

Andreza Santana da Silva; 

Gisele Ferreira Pachêco;

 

Física com Martins e Eu: Recordações da história e da obra de Pierre Lucie (1917-2017)

Evaldo Victor Lima Bezerra

 

Sexualidade e sexo (in)seguro entre adolescentes e jovens, dos anos finais, de duas escolas públicas de nível fundamental da cidade de João Pessoa/PB(Brasil)

José Antônio Novaes da Silva;

Sônia Cristina Clóilson Cavalcanti da Silva;

Karina Maria de Souza Soares;

Clemilson Cavalcanti da Silva;

 

Diversidade na sala de aula: Representação da cultura afro-brasileira

Flávia Brocchetto Ramos

Liliane Melo do Amaral

 

APRESENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE TABELAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Natália Amorim; 

Regina de Lima Silva;

 

A filosofia africana nos livros didáticos de filosofia

Luciano da Silva 

Tarciano Silva Batista

Alexandre Soares 

 

Mercado editorial escolar do século XXI: livros didáticos, apostilas e formação de professores

Célia Cristina de Figueiredo Cassiano                            

 

Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências

Adriano de Melo Ferreira

Cynthia Aparecida Arossa Alves Soares

 

ENTRE POLÍTICAS DE CURRÍCULO E DE FORMAÇÃO CONTINUADA: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE O MANUAL DO PROFESSOR?

Ana Angelita Costa Neves da Rocha

 

O Conceito Energia nas Interações entre Professores e Estudantes Mediados pelos Livros Didáticos de Biologia

Sandra Maria Wirzbicki;

José Claudio Del Pino;

Maria Cristina Pansera-de-Araújo;

 

Manuais didáticos e currículo de sociologia: uma análise pós-estruturalista

Jefferson Evanio da Silva; 

Joanildo Albuquerque Burity;

 

High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa

Talita Duarte de Jesus; 

Angela Cristina Di Palma Back;

 

Paleontologia e ensino de ciências: uma análise dos documentos oficiais e materiais presentes nos anos finais do ensino fundamental

Dhiego Cunha Silva, Rodrigo Arantes Reis; 

Luiz Everson Silva; 

Tamara Dias Domiciano

 

Convergência de políticas públicas educacionais na promoção da alimentação adequada e saudável

Castro, Solange Fernandes de Freitas

Melgaço, Mariana Belloni

Souza, Vanessa Manfre Garcia de

Santos, Karine Silva dos

 

Desafios do ensino de história

Marieta de Moraes Ferreira; Renato Franco;

 

Homofobia, silêncio e naturalização: por uma narrativa da diversidade sexual

Tatiana Lionço

Debora Diniz

 

Relações de poder na idealização de livros didáticos de Matemática

José Wilson dos Santos

Marcio Antonio da Silva                            

 

A evolução nos livros didáticos do ensino fundamental brasileiros

Azevedo Chaves, R.

Motokane Tadeu, M.

 

Acidente nuclear de Goiânia nos livros didáticos de física

Cleci Teresinha Werner da Rosa

Júpiter Cirilio da Roza da Silva

Luiz Marcelo Darroz 

 

Ensino de Astronomia: Erros conceituais mais comuns presente em livros didáticos de ciência

Rodolfo Langhi; 

Roberto Nardi;

 

Ilustrações do silêncio e da negação: a ausência de imagens da diversidade sexual em livros didáticos

Malu Fontes

 

Discursos e significados sobre as pessoas com deficiências nos livros didáticos de português: limites na comunicação de sentidos e representações acerca da diferença

Alessandra Santana Soares e Barros

 

Uma análise crítica nos livros didáticos indicados pelo programa nacional do livro didático a respeito da indução eletromagnética

Orengo, Gilberto

Marli Bulegon, Ana

Kaefer Schons, Diana 

Rodrigues dos Santos, Luianne

Schmatz Tolffo, Rafael

 

O tema cidadania na política brasileira de distribuição de livros didáticos de ciências

Vilanova Prata, R.

 

Analogias em livros didáticos de química : análise de uma das obras aprovada pelo PNLD/2015

Model, Adriana N. L. 

Romero, Adriano L. 

 

Protótipo de verbete de um dicionário bilíngue pedagógico para aprendizes brasileiros de espanhol com foco nas unidades fraseológicas    

Arelis Felipe Ortigoza Guidotti                            

 

Famílias felizes e saudáveis! Livros didáticos de matemática e a produção de sujeitos

Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel; 

Marcio Antonio da Silva;

 

Os gases estufa nos livros didáticos

Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima

Ferreira, Luiz Henrique

 

Velocidade das reações químicas : uma análise dos recursos visuais presentes nos livros didáticos de química

Kraisig, Ângela Renata

Rios da Rocha, Thaís

Fortes Braibante, Mara Elisa 

 

Fotografia e diversidade biológica em livros didáticos de Biologia

Louzada-Silva, Daniel 

Carneiro, Maria Helena da Silva

 

UTILIZAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO NO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO COMO RECURSO DIDÁTICO.

Athos Farias Menezes; 

Bruno Olímpio dos Santos; Josiclêda Domiciano Galvíncio; Jorge José Araújo da Silva;

 

A presença da interculturalidade em livros didáticos de língua espanhola: reflexões sobre o tema

Galelli, Cinthia Yuri

Rocha, Nildiceia Aparecida

 

Da descrição ao ensino da oração adjetiva: a perspectiva dos livros didáticos de língua portuguesa

Pezatti, Erotilde Goreti

Câmara, Aliana Lopes

 

Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais

Bonotto, Dalva Maria Bianchini

Semprebone, Angela

 

Livro didático na Educação Física escolar: considerações iniciais

Darido, Suraya Cristina

Impolcetto, Fernanda Moreto 

Ruggiero Barroso, Andre Luis

Rodrigues, Heitor de Andrade

 

Questões de gênero no currículo de matemática: atividades do livro didático

Deise Maria Xavier de Barros Souza; 

Marcio Antonio da Silva;

 

 

Transposição didática: Uma análise do distanciamento dos saberes de química quântica nos livros didáticos do ensino médio

Geilson Rodrigues Silva; 

Edvanio Chagas;

 

Um ensaio sobre as concepções de professores de Matemática: possibilidades metodológicas e um exercício de pesquisa

Garnica, Antonio Vicente Marafioti

 

Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental

Suleiman, Miriam 

Zancul, Maria Cristina de Senzi 

 

A presença da interculturalidade em livros didáticos de língua espanhola: reflexões sobre o tema alimentação

Galelli, Cinthia Yuri

Rocha, Nildiceia Aparecida 

 

Desafios para a abordagem da imprensa na escola

Zanchetta Jr., Juvenal

 

Livro didático: produção, possibilidades e
desafios para o ensino de História

 

Erinaldo Cavalcanti

 
ENSINO DE HISTÓRIA, LIVRO DIDÁTICO E FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL

Erinaldo Cavalcanti

 

História, livro didático e formação docente: produção, limites e possibilidades

Erinaldo Vicente Cavalcanti

 

Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rocha, Helenice; Reznik, Luis e Magalhães, Marcelo de Souza (org). Rio de Janeiro, FGV, 2017.

 

Erinaldo Vicente Cavalcanti

 

Reflexões e possibilidades sobre o uso do livro didático como objeto e ou fonte em História da Educação

Fernando Vendrame Menezes

 

O mercado de livros didáticos de matemática no Brasil:
autores e editoras (1950-1979)

Luciana Vieira Souza da Silva
Rogério Monteiro de Siqueira

 

MEDIDAS DE CONTROLE DA CIRCULAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM SÃO PAULO: ATUAÇÃO DA COMMISSÃO REVISORA DE 1918

 

Fernando Rodrigues de Oliveira

Thabatha Aline Trevisan

 
POR QUE AS NARRATIVAS NACIONAIS PERMANECEM?
REVISÃO DE LITERATURA SORE NOVAS PERSPECTIVAS NA PESQUISA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
Maria Grever
 
Tina van der Vlies

 

 

Passado, presente e futuro dos livros didáticos de História frente a uma BNCC sem futuro.

Sonia Regina Miranda

Fabiana Rodrigues de Almeida

 

ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS: A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES NEGRAS EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Clara Marques Souza

 

O ensino das literaturas africanas no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio: A formação do leitor literário

Denise Dias de Carvalho Sousa

 

Tempo presente, memória e esquecimento: As narrativas em disputa sobre a ditadura militar brasileira em exercícios de livros didáticos do Ensino Médio

Diego Bruno Velasco

 

Forma escolar e os manuais de didática da história no Brasil

Osvaldo Rodrigues Junior

 

Avaliação de livros de História por alunos do ensino médio

Edilson Aparecido Chaves

Tânia Maria F. Braga Garcia

 

Estado, editoras e ensino: o papel da política na produção, avaliação e distribuição dos livros didáticos de História no Brasil (1938-2012)

Júlia Silveira Matos, Adriana Kivanski de Senna  

Relações de gênero no livro didático de História: a disputa entre a norma e os costumes em 2007 e 2015

Allan Alves da Mata Ribeiro

Adriana Maria Paulo da Silva

 

Livro didático de História: representações do ‘índio’ e contribuições para a alteridade

Maria de Fátima Barbosa da Silva

 

O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NO BRASIL OITOCENTISTA: o instituto histórico e geográfico brasileiro e a formação da identidade nacional

Andre Mendes Salles

 

LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: uma análise do Projeto Araribá

Jeferson Rodrigo da Silva

 

OS MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA E A CONSTITUIÇÃO DE UMA EPISTEMOLOGIA DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA

Osvaldo Rodrigues Junior

 

Escrevendo um livro didático de História: um entrelaçamento entre questões teóricas e práticas

Neide Almeida Fiori

 

Livros didáticos brasileiros e as abordagens da História colonial: problemas e possibilidades na reflexão sobre a cidadania

Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira

Marcello José Gomes Loureiro

 

 

UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
NO ENSINO DE HISTÓRIA:
Atividades prático-pedagógicas nos livros didáticos.

Jaime de Lima Guimarães Júnior

   

O conceito de Pré-história nos livros didáticos de História no Brasil

 

Luiz Adriano Lucena Aragão

 

MEMORIAL DO PNLD:ESPAÇO DE PESQUISA E ESTUDO SOBRE LIVRO DIDÁTICO E O SABER ESCOLAR

PAULO VICTOR CALUÊTE PEREIRA
 

TEXTOS E REPRESENTAÇÕES: O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA E AS FACES
DESENHADAS PARA A FIGURA DA MULHER

 

JUCINETE LOPES DA SILVA  

REPRESENTAÇÕES SOBRE TECNOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS DO PNLD PARA O ENSINO MÉDIO

Vanessa Cristina Moraes Teixeira  

O conceito de passado e sua significância histórica para professores de história e os livros didáticos recebidos no PNLEM

SANTOS, Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos  

Novos artigos inseridos