Título |
Autor |
Ano |
Instituição |
Link |
ESTUDOS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA, APÓS SUA INCLUSÃO NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO, NA ÓTICA DOS REFLEXOS DO ENEM |
PORTES, MARCIA DO NASCIMENTO |
2016 |
UNIFRAN |
 |
Educar para as relações étnico-raciais: mudanças no campo normativo e o impacto no mercado editorial |
MADEIRA, THAIS FERNANDA LEITE |
2016 |
UFSCar |
 |
Biodiversidade, conservação e sustentabilidade em livros didáticos de biologia do PNLD de 2015 |
SILVA, DANIEL LOUZADA DA |
2016 |
UnB |
 |
CONSENSOS E ASSIMETRIAS NAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A DISCIPLINA HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO (1998- 2012) |
SOUZA, KLEBER LUIZ GAVIAO MACHADO DE |
2016 |
UFRN |
 |
ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E DIMENSÕES DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA |
SCHIRMER, SAUL BENHUR |
2016 |
UFSM |
 |
O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil – 2000-2015) |
OLIVEIRA, ALMIR FELIX BATISTA DE |
2016 |
PUC-SP |
 |
USOS DO LIVRO DIDÁTICO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO PELOS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
SILVA, GIANE MARIA DA |
2016 |
UFMG |
 |
EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM DICIONÁRIOS ESCOLARES DE LÍNGUA PORTUGUESA |
CARVALHO, GISLENE LIMA |
2016 |
UEC |
 |
O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: ABORDAGEM DISCURSIVA DE EXERCÍCIOS DE COMPREENSÃO DE TEXTO |
CARVALHAES, WESLEY LUIS |
2016 |
UFG |
 |
EXPRESSÃO VERBAL PARA QUÊ? UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS |
ALMEIDA, JAQUELINE MARIA DE |
2016 |
UENF |
 |
Percorrendo as imagens do livro didático de língua inglesa com vistas para além dos territórios nativos da anglofonia: uma análise de suas páginas de abertura |
COSTA, WALISON PAULINO DE ARAUJO |
2016 |
UFPB |
 |
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS |
BATISTA, MICHEL CORCI |
2016 |
UEM |
 |
A LITERATURA MARGINAL-PERIFÉRICA E SUA INSERÇÃO NO ENSINO MÉDIO |
ROMAIS, SANDRA ELEINE |
2016 |
UFPR |
 |
DUAS PROFESSORAS DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE) E SUAS (DES)CRENÇAS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO |
VIEIRA, ANA NELCINDA GARCIA |
2016 |
UFSM |
 |
O uso do livro didático por professores e alunos do ensino médio: um estudo em escolas da rede pública de Sobradinho |
PEDREIRA, ANA JULIA LEMOS ALVES |
2016 |
UnB |
 |
A interculturalidade em interação na aula de literatura de língua inglesa sob o viés da sociolinguística interacional |
BARRETO, MARIA IRISDENE BATISTA |
2016 |
UFPB |
 |
Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo: relações entre indicadores de desempenho e material curricular |
PISSAIA, VITOR HUGO |
2016 |
UNESP |
 |
LIGAÇÕES QUÍMICAS: INVESTIGAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO |
PAZINATO, MAURICIUS SELVERO |
2016 |
UFSM |
 |
Retrato da verbo-visualidade em livros didáticos do ensino fundamental: uma abordagem dialógica |
COSTA, ELIZANGELA PATRICIA MOREIRA DA |
2016 |
PUC-SP |
 |
LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA (PNLD 1999-2014): EDITORAS, AVALIAÇÕES E ERROS NOS CONTEÚDOS SOBRE SANTA CATARINA |
MACIEL, GISELE NEVES |
2015 |
UFSM |
 |
UNIDADES FRASEOLÓGICAS COM ZOÔNIMOS EM DICIONÁRIOS MONOLÍNGUES E BILÍNGUES (PORTUGUÊS-INGLÊS) E EM LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD |
BUDNY, ROSANA |
2015 |
UFSC |
 |
IMPOSIÇÕES NEGOCIADAS: Poder, Saber e inculcação de valores no Livro Didático de História – uma análise dos livros adotados pelo PNLD para o Ensino Médio no biênio 2010/2012 |
JUNIOR, WASHINGTON TOURINHO |
2015 |
UNESP |
 |
ANÁLISE LINGUÍSTICO-ARGUMENTATIVA DE LIDES EM LIVRO DIDÁTICO DO 9º. ANO: IMPLICAÇÕES IDEOLÓGICAS |
SIQUEIRA, MARIA CLAUDIA RIBEIRO DE ANDRADE |
2015 |
UFF |
 |
A UNIDADE DIDÁTICA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR AO LONGO DOS TEMPOS |
CARGNELUTTI, JOCELI |
2015 |
UFSM |
 |
AS APRENDIZAGENS DO CONCEITO ENERGIA DO METABOLISMO CELULAR NAS INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES MEDIADAS PELOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO |
WIRZBICKI, SANDRA MARIA |
2015 |
UFRGS |
 |
ANÁLISE COMBINATÓRIA: ORGANIZAÇÕES MATEMÁTICAS E DIDÁTICAS NOS LIVROS ESCOLARES BRASILEIROS NO PERÍODO ENTRE 1895 E 2009 |
PINHEIRO, CARLOS ALBERTO DE MIRANDA |
2015 |
PUC-SP |
 |
UMA DISCUSSÃO SOBRE OS CONCEITOS DE FRONTEIRA E TERRITÓRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL, SERIES INICIAIS, DE GEOGRAFIA |
RODRIGUES, ALINE DE LIMA |
2015 |
UNESP |
 |
Classes sociais em livros didáticos de Geografia |
AMORIM, PAULO HENRIQUE OLIVEIRA PORTO DE |
2015 |
USP |
 |
Tratamento didático de expressões idiomáticas de língua portuguesa no ensino fundamental II: fundamentos e propostas |
MATIAS, GISLAINE RODRIGUES |
2015 |
UNESP |
 |
UM ESTUDO SOBRE A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS ESTATÍSTICOS EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA SOB A ÓTICA DA ECOLOGIA DO DIDÁTICO |
GOULART, AMARI |
2015 |
PUC-SP |
 |
INTERFACES ENTRE LINKS E REMISSIVAS NA CONSTRUÇÃO DAS REDES MEDIOESTRUTURAIS DE DICIONÁRIOS ONLINE E IMPRESSOS DE LÍNGUA MATERNA |
DANTAS, HALYSSON OLIVEIRA |
2015 |
UFC |
 |
Do entretenimento à crítica: letramento multimodal crítico no livro didático de inglês com base em gêneros dos quadrinhos |
PREDEBON, NATHALIA RODRIGUES CATTO |
2015 |
UFSM |
 |
Proposta teórico-metodológica para a geração de paráfrases explanatórias em dicionários voltados para crianças: uma abordagem cognitiva |
BRANGEL, LARISSA MOREIRA |
2015 |
UFRGS |
 |
Ensino de pontuação em coleções didáticas de português: uma análise dialógica |
SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA |
2015 |
PUC-SP |
 |
A palavra em cena: o texto dramático no ensino de língua portuguesa |
MAREGA, LARISSA MINUESA PONTES |
2015 |
USP |
 |
A escravidão no livro didático de historia do Brasil: três autores exemplares (1890-1930) |
PINA, MARIA CRISTINA DANTAS |
2009 |
UNICAMP |
 |
Consensos e assimetrias nas políticas curriculares para a disciplina de história no ensino médio Brasileiro (1998 – 2012) |
SOUZA, Kleber Luiz Gavião Machado de |
2016 |
UFRN |
 |
O mundo da vida na matemática: análise do livro didático de matemática sob uma perspectiva bakhtiniana |
DANTAS, Franceliza Monteiro da Silva |
2017 |
UFRN |
 |
O livro didático de história: um caleidoscópio de escolhas e usos no cotidiano escolar (Ceará, 2007 2009) |
TIMBO, Isaíde Bandeira |
2019 |
UFRN |
 |
Manual do professor, muito prazer em (re)conhecê-lo! Uma análise sociorretorica do gênero |
NOGUEIRA, Ayres Charles de Oliveira |
2004 |
UFRN |
 |
Perspectivas semânticas em livros didáticos do ensino fundamental I : por uma proposta léxico-cultural |
Oliveira, Mariana Lins Escarpinete de |
2018 |
UFPB |
 |
Percorrendo as imagens do livro didático de língua inglesa com vistas para além dos territórios nativos da anglofonia: uma análise de suas páginas de abertura |
Costa, Walison Paulino de Araújo |
2016 |
UFPB |
 |
A tradição discursiva livro didático de português: mudanças e permanências ao longo dos séculos XX e XXI |
Patriota, Luciene Maria |
2011 |
UFPB |
 |
Por uma sistemática didática: estudos semânticos voltados ao ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio |
SOUZA, José Wellisten Abreu de |
2017 |
UFPB |
 |
Escola como “laboratório” para a produção de livros didáticos: a atuação de Piedade Paiva no Cenário Educativo Paraibano (1967-1990) |
PALHARI, Haquel Myriam de Lima Costa |
2016 |
UFPB |
 |
Jogos no ensino de matemática: uma análise na perspectiva da mediação |
ANDRADE, kalina Ligia Almeida de Brito |
2017 |
UFPB |
 |
O agir docente em contexto de EJA: saberes, gestos e práticas do professor-alfabetizado |
SILVA, Fábio Pessoa da |
2015 |
UFPB |
 |
Possibilidades pedagógicas do uso da imagem fotográfica no âmbito do livro didático de matemática |
MACIEL, Aníbal de Menezes |
2015 |
UFPB |
 |
Práticas discursivas e processos de hegemonização: o currículo-ensino de história na crise de percepção da contemporaneidade |
MACEDO NETO, Manoel Pereira de |
2015 |
UFPB |
 |
Sentidos da língua e do sujeito a ensinar-aprender no Brasil: o discurso da coleção novo manual de língua portuguesa F.T.D. (1909-1943) |
Farias., Washington Silva de |
2010 |
UFPB |
 |
Educação literária e a formação docente: encontros e desencontros do ensino de literatura na escola e na Universidade do Século XXI |
Segabinazi, Daniela Maria |
2011 |
UFPB |
 |
Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD |
FREIRE, Verônica Emilia Campos |
2019 |
UFPE |
 |
O objeto discurso no ensino de língua portuguesa: noções teóricas e suas reconfigurações na constituição de um objeto ensinável |
PEREIRA, Sônia Virginia Martins |
2017 |
UFPE |
 |
Novas tecnologias digitais da informação e comunicação e o ensinoaprendizagem de Língua Portuguesa |
Varginha Ramos Caiado, Roberta |
2011 |
UFPE |
 |
Ecologia do saber: o caso da análise combinatória em documentos oficiais e livros didáticos da educação básica |
MELO, Marcos André Pereira de |
2018 |
UFPE |
 |
Entre ensino de gramática e análise linguística : um estudo sobre mudanças em currículos e livros didáticos |
da Silva, Alexsandro |
2018 |
UFPE |
 |
Representações de gênero social no livro didático de língua portuguesa |
LÊDO, Amanda Cavalcante de Oliveira |
2017 |
UFPE |
 |
As identidades dos sujeitos leitores da EJA: análise da coleção viver, aprender |
SANTOS, Sulanita Bandeira da Cruz |
2014 |
UFPE |
 |
A formação do professor de português e o livro didático: reflexões sobre documentos, discursos e práticas |
LIMA, Hérica Karina Cavalcanti de Lima |
2015 |
UFPE |
 |
Os “novos” discursos sobre alfabetização em análise : os livros de 1º ano do ensino fundamental de nove anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010) |
Silva, Thaise da |
2012 |
UFRGS |
 |
Tecnologias educacionais no ensino de ciências da natureza em escolas públicas do município de Pelotas/Brasil |
Seixas, Rita Helena Moreira |
2017 |
UFRGS |
 |
Os entes primitivos, o ponto, a reta e o plano nos livros didáticos de matemática |
Oliveira, Marcílio Martins de |
2019 |
UFRGS |
 |
Fotografias que revelam o espaço urbano nos livros didáticos de Geografia |
Freisleben, Alcimar Paulo |
2018 |
UFRGS |
 |
O Livro didático de geografia como estratégia de governamento |
Oliveira, Aldo Gonçalves de |
2019 |
UFRGS |
 |
Identidades capturadas : gênero, geração e etnia na hierarquia territorial dos livros didáticos de geografia |
Tonini, Ivaine Maria |
2002 |
UFRGS |
 |
Perspectiva do letramento : mudanças e permanências nos livros didáticos de alfabetização |
Cornélio, Shenia D’Arc Venturim |
2015 |
UFES |
 |
As relações sons e letras e letras e sons em livros didáticos de alfabetização (PNLD 2010) : limitações e desafios ao encontro de uma abordagem discursiva de linguagem |
Alcântara, Regina Godinho de |
2014 |
UFES |
 |
Relações entre ciência, tecnologia e sociedade em livros didáticos integrados de ciências humanas e da natureza para os anos iniciais do ensino fundamental
|
Viecheneski, Juliana Pinto |
2019 |
UFPR |
 |
Formação continuada para professores alfabetizadores: um estudo de caso sobre as contribuições do PNAIC no município de Ponta Grossa |
Costa, Jaqueline de Morais |
2017 |
UFPR |
 |
A ABORDAGEM DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O DESAFIO DA DIDATIZAÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS DIGITAIS |
Abreu, Verena Santos |
2019 |
UFBA |
 |
Abordagens da saúde em livros didáticos de biologia: análise crítica e proposta de mudança |
Martins, Liziane |
2017 |
UFBA |
 |
“Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”: o performativo curricular – na análise de torpedo um vídeo do Kit Escola sem homofobia |
Dantas, Maria da Conceição Carvalho |
2014 |
UFBA |
 |
Audiodescrição de charges e cartuns no livro didático digital: uma proposta de parâmetros à luz da gramática do design visual. |
Silveira, Deise Mônica Medina |
2019 |
UFBA |
 |
Professor Joaquim Silva, um autor da historia ensinada do Brasil: livros didáticos e educação moderna dos sentidos (1940-1951) |
Pinto Junior, Arnaldo |
2010 |
UNICAMP |
 |
A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente |
Antônio Maurício Medeiros Alves |
2013 |
UFPEL |
 |
A (não) assunção da responsabilidade enunciativa em livros didáticos de língua portuguesa dos 4º e 5º anos |
Jales, Adriana Morais |
2015 |
UFRN |
 |
O léxico no material didático de espanhol como língua estrangeira : análise e proposta de atividades complementares |
Nariño Rodriguez, Mónica |
2017 |
UFRGS |
 |
As aprendizagens do conceito energia do metabolismo celular nas interações entre professores e estudantes mediadas pelos livros didáticos de biologia do ensino médio |
Wirzbicki, Sandra Maria |
2015 |
UFRGS |
 |
A construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental e sua relação com os conhecimentos escolares |
Silva, Tiago Cortinaz da |
2019 |
UFRGS |
 |
A didática das ciências no Brasil : um olhar sobre uma década (2003-2012) |
Alves, Karla dos Santos Guterres |
2016 |
UFRGS |
 |
A revista superinteressante, os livros didáticos de química e os parâmetros curriculares nacionais instituindo “novos” conteúdos escolares em ciências/química |
Ferreira, Maira |
2008 |
UFRGS |
 |
A cultura no discurso dos livros didáticos |
Marin, Lara Chaud Palacios |
2019 |
USP |
 |
Repertórios da literatura brasileira nos livros didáticos: uma perspectiva antirracista (2019) |
Carreira, Nara Lasevicius |
2019 |
USP |
 |
Diálogos sobre mulher: por um ensino-aprendizagem funcional e discursivo da concessão (2019) |
Emerici, Denise Aparecida Telheiro |
2019 |
USP |
 |
Ensino de literatura brasileira e violência: uma análise de abordagens do poema ‘O navio negreiro’, de Castro Alves, em coleções didáticas do PNLD 2018 (2019) |
Santos, Juliana de Oliveira |
2019 |
USP |
 |
Para além do homogêneo: a representação imagética da região nordeste nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II (2018) |
Silva, Fernando Ribeiro Costa |
2018 |
USP |
 |
A história da África e cultura africana e afro-brasileira em livros didáticos da educação de jovens e adultos (2018) |
Santos, Pedro de Souza |
2018 |
USP |
 |
Imagens na comunicação do conhecimento em livros didáticos de química e física: uma análise à luz da semiótica peirceana (2017) |
Joaquim, Marina Guiglielmin de Godoy |
2017 |
USP |
 |
O gênero debate nos livros didáticos de Português do ensino médio: vozes em diálogo (2017) |
Alencar, Andréa Gomes de |
2017 |
USP |
 |
As confluências das tradições literárias escritas e orais nos livros didáticos: um estudo das representações das literaturas africanas, afro-brasileira e indígenas nos materiais do Programa Nacional do Livro Didático 2014 (2017) |
Biazetto, Flávia Cristina Bandeca |
2017 |
USP |
 |
A (re)construção do discurso oficial sobre o livro didático de inglês nos editais de PNLD para os anos finais do ensino fundamental (2017) |
Simões, Nathália Horvath |
2017 |
USP |
 |
Mediações do estado e cerceamento midiático no ensino de geografia: interferências na produção e distribuição de livros didáticos(2017) |
Vitiello, Márcio Abondanza |
2017 |
USP |
 |
O “Reino das Plantas” nos livros didáticos de ciências: análise das imagens (2017) |
Silva, Rená Manoel de Souza e |
2017 |
USP |
 |
Educação financeira e o livro didático de Matemática: uma análise das coleções aprovadas no PNLD 2015 para o Ensino Médio (2016) |
Gaban, Artur Alberti |
2016 |
USP |
 |
Pela mediação da aprendizagem em sala de aula: as orientações aos professores nos livros didáticos do 1º ano de ensino fundamental (2015) |
Silva, Maísa Alves |
2015 |
USP |
 |
Carpe Diem: o PNLD e o papel do professor de inglês na sala de aula (2016) |
Reis, Elaine Íris dos |
2016 |
USP |
 |
Estudo do diminutivo em -inho/-zinho no livro didático do projeto Teláris de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II (2015) |
Macena, Elizabeth da Silva |
2015 |
USP |
 |
Classes sociais em livros didáticos de Geografia (2015) |
Amorim, Paulo Henrique Oliveira Porto de |
2015 |
USP |
 |
Avaliação como possibilidade transformativa: (re)pensando a avaliação no ensino-aprendizagem de língua espanhola |
Araújo, Welma Júlia Santos de Lima |
2019 |
UFAL |
 |
Biodiversidade, conservação e sustentabilidade em livros didáticos de biologia do PNLD de 2015 |
Silva, Daniel Louzada da |
2016 |
UNB |
 |
O uso do livro didático por professores e alunos do ensino médio : um estudo em escolas da rede pública de Sobradinho, Distrito Federal |
Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves |
2017 |
UNB |
 |
Leitura no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos |
Araújo, Simone Paixão |
2018 |
UNB |
 |
Glossário sistêmico como material didático : descrição de termos formados por elementos eruditos |
Aguiar, Rebeka da Silva |
2019 |
UNB |
 |
Gêneros em contos e crônicas em livros didáticos de Português no ensino médio : um estudo sistêmico-funcional |
Soares, Rosana Muniz |
2019 |
UNB |
 |
Drummond, a crítica e a escola: a invenção de um poeta nacional pelo livro didático de ensino médio. |
DALVI, M. A. |
2010 |
UFES |
 |
Da imprensa periódica de ensino e de técnicas aos livros didáticos da Educação Física: trajetórias de prescrições pedagógicas (1932-1960) |
CASSANI, J. M. |
2018 |
UFES |
 |
A elaboração e instituição do currículo mínimo de matemática no Rio de Janeiro |
Liao, Tarliz |
2014 |
UFES |
 |
Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9 ano: implicações ideológicas |
Siqueira, Maria Claudia Ribeiro de Andrade |
2015 |
UFF |
 |
Por que trabalho como princípio educativo? uma análise linguístico-discursiva em livros didáticos de língua estrangeira moderna do PNLD 2018 |
Carrizo, Valquíria Areal |
2020 |
UFF |
 |
Texto e leitura no ensino de espanhol como língua estrangeira: os documentos norteadores do MEC e as coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2012 |
Onofre, Patrícia Carvalho de |
2013 |
UFF |
 |
Análise lingüístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º. ano: implicações ideológicas |
Siqueira, Maria Cláudia Ribeiro de Andrade |
2015 |
UFF |
 |
Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica |
Melgaço, Izabel Christina Pitta Pinheiro de Souza |
2015 |
UFF |
 |
A linguagem oral no livro didático de português : atividades de ressemiotização |
Sugita, Vitor Takeshi |
2012 |
UNICAMP |
 |
As demonstrações matemáticas presentificadas nos livros didáticos do ensino médio : um foco nos capítulos de Geometria |
Mazzi, Lucas Carato |
2018 |
UNICAMP |
 |
O uso do livro didático de Ciências por professores do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental : um estudo de abrangência nacional = The use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School: a national scope study |
Rosa, Marcelo D’Aquino |
2019 |
UNICAMP |
 |
Discurso sobre desastres naturais em uma coleção didática de geografia |
Neves, Darlan da Conceição |
2018 |
UNICAMP |
 |
O livro didático de química como discurso curricular : recontextualizações no campo das políticas educacionais |
Oliveira, Ana Carolina Garcia de |
2014 |
UNICAMP |
 |
Análise do processo de implementação de política : o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD |
Romanini, Maristela Gallo |
2013 |
UNICAMP |
 |
Dinamicas discursivas na aula de portugues : os usos do livro didatico e projetos didaticos autorais |
Bunzen Junior, Clecio dos Santos |
2009 |
UNICAMP |
 |
Apropriação docente dos livros didaticos de historia das series iniciais do ensino |
Franco, Alexia Padua |
2009 |
UNICAMP |
 |
Imagens da África, dos africanos e seus descendentes em coleções de didáticos de história aprovadas no PNLD de 2004 |
Boulos Júnior, Alfredo |
2008 |
UNICAMP |
 |
Livros didáticos de geografia (PNLD 1999-2014): editoras, avaliações e erros nos conteúdos sobre Santa Catarina |
Maciel, Gisele Neves |
2015 |
UFSC |
 |
O livro didático de língua adicional do PNLD e o aluno local: como essa relação faz sentido em sala de aula? |
Fávaro, Maria Helena |
2013 |
UFSC |
 |
O preconceito e as diferenças na literatura infantil: um estudo de caso com base na teoria histórico-cultural |
Buendgens, Jully Fortunato |
2014 |
UFSC |
 |
Unidades fraseológicas com zoônimos em dicionários monolíngues e bilíngues (português-inglês) e em livros didáticos do PNLD |
Budny, Rosana |
2015 |
UFSC |
 |
Os sistemas apostilados de ensino: um olhar para as ciências da natureza nos anos iniciais |
Engerroff, Ana Martina Baron |
2017 |
UFSC |
 |
A Sociologia escolar: imbricações e recontextualizações curriculares para a disciplina |
Souza, Agnes Cruz de |
2017 |
UNESP |
 |
Projeto gráfico de livros didáticos da educação de jovens e adultos: análise sob a perspectiva dos docentes de escolas de Bauru (SP) e de Avaré (SP) |
Andrade Neto, Mariano Lopes de |
2016 |
UNESP |
 |
Narrativas literárias hispano-americanas em livros didáticos de ELE: a alteridade e a formação do leitor |
Cerqueira, Aliana Georgia Carvalho |
2019 |
UNESP |
 |
Formações imaginárias de autores de livros didáticos de física presentes em propostas de atividades experimentais para o ensino médio |
Silveira, Waldemir de Paula
|
2018 |
UNESP |
 |
Tratamento didático de expressões idiomáticas de língua portuguesa no ensino fundamental II: fundamentos e propostas |
Rodrigues Matias, Gislaine |
2015 |
UNESP |
 |
Imposições negociadas: poder, saber e inculcação de valores do livro didático de história : uma análise dos livros adotados pelo PNLD para o Ensino Médio no biênio 2010/2012 |
Tourinho Júnior, Washington |
2015 |
UNESP |
 |
Uma discussão sobre os conceitos de fronteira e território no ensino fundamental, anos iniciais, de Geografia |
Rodrigues, Aline de Lima |
2015 |
UNESP |
 |
Estudo de dicionários escolares e proposta de elaboração de Dicionário temático infantil de Língua Portuguesa |
Gonçalves, Sheila de Carvalho Pereira |
2013 |
UNESP |
 |
Quem somos nós?: apropriações e representações sobre a(s) identidade(s) brasileira(s) em livros didáticos de História (1971-2011) |
Moreno, Jean Carlos |
2013 |
UNESP |
 |
Scientia amabilis: um panorama do ensino de Botânica no Brasil a partir da análise de produções acadêmicas e de livros didáticos de Ciências Naturais |
Pieroni, Laís Goyos |
2019 |
UNESP |
 |
Resíduos sólidos: do conhecimento científico ao saber curricular – a releitura do tema em livros didáticos de Geografia |
Sobarzo, Liz Cristiane Dias |
2008 |
UNESP |
 |
O agir linguageiro de professores de língua inglesa frente ao PNLD como politica linguística |
Nessralla, Marília |
2017 |
UFU |
 |
A evolução nos livros didáticos de Biologia frente ao PNLD 2018: aproximações e distanciamentos |
Carmo, Karlla Vieira do |
2019 |
UFU |
 |
O tratamento da variação linguística nos livros didáticos de Língua Portuguesa |
Oliveira, Flávia Freitas de |
2018 |
UFU |
 |
Livros didáticos de história : uma história comparada de Brasil e Cuba (2013-2015) |
Porto, Ana Luiza Araújo |
2019 |
UFU |
 |
O homem é um animal que escreve cartas: recepção do gênero carta por alunos do ensino fundamental |
Lima, Wilma Maria Sampaio |
2009 |
MACKENZIE |
 |
A mulher e o feminino em livros didáticos contemporâneos de literatura para o ensino médio. |
Elisbon, Eudma Poliana Medeiros |
2018 |
UFES |
 |
A poesia nos livros didáticos : contribuição para um projeto educativo emancipatório |
Senna, Miguel Angelo Braga |
2014 |
UFES |
 |
A abordagem da mudança climática contemporânea nos livros didáticos de geografia / Liliam Rosa Prado dos Santos. |
Santos, Lilliam Rosa Prado dos |
2017 |
UFPR |
 |
A literatura marginal-periférica e sua inserção no ensino médio |
Leonardi, Sandra Eleine Romais |
2016 |
UFPR |
 |
A presença do livro didático de história em aulas do ensino médio : estudo etnográfico em uma escola do campo |
Chaves, Edilson Aparecido |
2015 |
UFPR |
 |
Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio [recurso eletrônico] : influências, aproximações e afastamentos |
Carvalho, Cristiano |
2018 |
UFPR |
 |
Entre a tradição e a ressignificação da física escolar : a história da ciência presente nos livros didáticos de física do PNLD |
Rocha, Tiago Ungericht |
2019 |
UFPR |
 |
Hibridismo cultural no manual didático de inglês |
Storck, Damaris Fabiane |
2017 |
UFPR |
 |
Jovens, escolarização e livros didáticos [recurso eletrônico] : estudo etnográfico em uma escola de assentamento (SC) |
Vieira, Edilaine Aparecida |
2018 |
UFPR |
 |
O conhecimento escolar sobre mudança climática nos livros didáticos do ensino médio – PNLD/2015 |
Liotti, Luciane Cortiano |
2019 |
UFPR |
 |
O livro didático de física e a formação de professores |
Leite, Alvaro Emilio |
2013 |
UFPR |
 |
Usos do livro didático de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em Foz do Iguaçu : estudo etnográfico |
Andre, Tamara Cardoso |
2011 |
UFPR |
 |
Uma análise das repercussões do Programa Nacional do Livro Didático no Livro Didático de Matemática |
Nora Olinda Cabrera Zuniga |
2007 |
UFMG |
 |
Usos do livro didático de letramento e alfabetização pelos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
Giane Maria da Silva |
2016 |
UFMG |
 |
A representação do professor em Manuais do Professor de livros de alfabetização do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD |
Juliana Cabral Junqueira de Castro |
2019 |
UFMG |
 |
Formação continuada de professores de história no programa nacional dolivro didático |
Marcos Antonio Silva |
2014 |
UFMG |
 |
O processo de produção escrita em livros didáticos de língua portuguesa: do planejamento à revisão |
Eloisa Helena Rodrigues Guimaraes |
2009 |
UFMG |
 |
A coesão textual em livros didáticos do PNLD/2010: análise dos livros didáticos adotados pela Rede Pública Municipal de Barbacena |
Elisabeth Goncalves de Souza |
2012 |
UFMG |
 |
Usos do livro didático de História: entre prescrições e táticas |
Araci Rodrigues Coelho |
2009 |
UFMG |
 |
O texto de biologia do livro didático de ciências |
Selma Ambrozina de Moura Braga |
2003 |
UFMG |
 |
A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos |
Luciano Magela Roza |
2014 |
UFMG |
 |
Ortografia em livros didáticos de português: ensino-aprendizagem |
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares |
2014 |
UFMG |
 |
Os jogos digitais de livros didáticos de língua portuguesa |
Gilvan Mateus Soares |
2019 |
UFMG |
 |
Atividades de retextualização em livros didáticos de português: estudo dos aspectos linguístico-discursivo dos gêneros implicados |
Maria Flor de Maio Barbosa Benfica |
2013 |
UFMG |
 |
Ideários de leitura e de leitor em livros didáticos de Português (1984-2007): escolhas textuais e valorações sociais |
Mariana Queiroga Tabosa |
2013 |
UFMG |
 |
Letramento literário na escola: um estudo de práticas de leitura de literatura na formação da “comunidade de leitores” |
Marta Passos Pinheiro |
2006 |
UFMG |
 |
Professores dos anos iniciais do ensino fundamental e livros didáticos de matemática |
Glaucia Marcondes Vieira |
2013 |
UFMG |
 |
Práxis e educação linguística : mediações do livro didático do PNLD-LEM |
Gomes, Raquel Salcedo |
2017 |
UNISINOS |
 |
A tessitura do gênero textual “manual do professor de coleções didáticas de língua inglesa” nas tramas do PNLD |
Cristina Mott Fernandez |
2014 |
UEL |
 |
O conto na interface língua, literatura de língua inglesa e formação do professor de língua inglesa : uma proposta mediada pela produção de sequências didática |
Eliane Segati Rios-Registro |
2014 |
UEL |
 |
A abordagem da variação linguística no ensino de língua portuguesa em instituições públicas de ensino do estado do Paraná |
Flávio Brandão Silva |
2017 |
UEL |
 |
Uso e ousadia de professores em suas relações com o livro didático : uma análise discursiva de identidades em (re)construção |
Juliana Orsini da Silva |
2014 |
UEL |
 |
O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007) |
Cassiano, Célia Cristina de Figueiredo |
2007 |
PUC-SP |
 |
A linguagem oral nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental 3º a 4º ciclos: algumas reflexões |
Mendes, Adelma das Neves Nunes Barros |
2005 |
PUC-SP |
 |
A presença de gêneros da esfera da propaganda no livro didático de língua portuguesa |
Costa, Sueli da |
2009 |
PUC-SP |
 |
Análise combinatória: organizações matemáticas e didáticas nos livros escolares brasileiros no período entre 1895-2009 |
Pinheiro, Carlos Alberto de Miranda |
2015 |
PUC-SP |
 |
O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil – 2000-2015) |
Oliveira, Almir Félix Batista de |
2016 |
PUC-SP |
 |
Relações de gênero em livros didáticos de língua portuguesa: permanências e mudanças |
Moura, Neide Cardoso de |
2007 |
PUC-SP |
 |
O hipertexto em sala de aula: uma proposta metodológica para o ensino de Língua Portuguesa |
Caldas, Alba Helena Fernandes |
2014 |
PUC-SP |
 |
Um estudo sobre a abordagem dos conteúdos estatísticos em cursos de Licenciatura em Matemática: uma proposta sob a ótica da ecologia do didático |
Goulart, Amari |
2015 |
PUC-SP |
 |
Ensino de pontuação em coleções didáticas de português: uma análise dialógica |
Silva, Anderson Cristiano da |
2015 |
PUC-SP |
 |
Estudo sobre as concepções de professores do ensino básico em relação à aleatoriedade e probabilidade |
Rodrigues, Marcelo Rivelino |
2018 |
PUC-SP |
 |
Retrato da verbo-visualidade em livros didáticos do ensino fundamental: uma abordagem dialógica |
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da |
2016 |
PUC-SP |
 |
Formação continuada de professores de história no programa nacional do livro didático |
Marcos Antonio Silva |
2014 |
UFMG |
 |
Usos do livro didático de História: entre prescrições e táticas |
Araci Rodrigues Coelho |
2009 |
UFMG |
 |
A UNIDADE DIDÁTICA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR AO LONGO DOS TEMPOS |
Cargnelutti, Joceli |
2015 |
UFSM |
 |
Análise de livros didáticos e dimensões da ciência na formação inicial de professores de física |
Schirmer, Saul Benhur |
2016 |
UFSM |
 |
ORALIDADE E LIVRO DIDÁTICO: UMA POSÍVEL RECONFIGURAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Winch, Paula Gaida |
2014 |
UFSM |
 |
Do entretenimento à crítica: letramento multimodal crítico no livro didático de inglês com base em gêneros dos quadrinhos |
Predebon, Nathalia Rodrigues Catto |
2015 |
UFSM |
 |
Duas professoras de espanhol língua estrangeira (ele) e suas (des)crenças sobre o livro didático |
Vieira, Ana Nelcinda Garcia |
2016 |
UFSM |
 |
LIGAÇÕES QUÍMICAS: INVESTIGAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO |
Pazinato, Maurícius Selvero |
2016 |
UFSM |
 |
Visão(ões) de cultura(s) em uma coleção didática de inglês como língua adicional |
Rossi, Rossana Cassanta |
2018 |
UFSM |
 |
Proposta teórico-metodológica para a geração de paráfrases explanatórias em dicionários voltados para crinaças : uma abordagem cognitiva |
Brangel, Larissa Moreira |
2016 |
UFSM |
 |
Educar para as relações étnico-raciais : mudanças no campo normativo e o impacto no mercado editorial |
Madeira, Thais Fernanda Leite |
2016 |
UFSCar |
 |
Espanhol para alunos brasileiros: estratégias de aprendizagem sugeridas pelas orientações ao professor do livro didático Cercanía Joven |
Nordi, Cristiane |
2018 |
UFSCar |
 |
Livros didáticos digitais, o governo brasileiro e a mídia: uma análise discursiva |
Vizibeli, Danilo |
2019 |
UFSCar |
 |
Ferramentas da semântica linguística : um fator significativo a ser considerado quando da seleção do livro didático de língua portuguesa |
Gomes, Jailson Rog?rio |
2018 |
PUC-RS |
 |
Manual do professor : constituição do gênero, recepção e reflexos no ensino e aprendizado de língua materna |
Andrade, Patr?cia Ribeiro de |
2014 |
PUC-RS |
 |
Os tipos brasileiros de Albert Eckhout, a glorificação do exótico e sua repercussão em livros didáticos presentes nos guias PNLD |
Szlachta Junior, Arnaldo Martin |
2019 |
UEM |
 |
Teatro e desenvolvimento humano: abordagens teórico-metodológicas do ensino “tragédia” em livros didáticos de arte |
Fonseca, Ana Lara Vontobel |
2019 |
PUC-GO |
 |
A CIDADANIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: MUDANÇA DISCURSIVA, MEDIAÇÕES E TENSÕES NA DINÂMICA DE PRODUÇÃO DAS COLEÇÕES DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA |
RITA VILANOVA PRATA |
2011 |
PUC-RJ |
 |
Sequência descritiva: da análise de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio a uma proposta para uma sequência didática produtiva |
Marina Alves Loureiro |
2013 |
UERJ |
 |
Interfaces entre links e remissivas na construção das redes medioestruturais de dicionários online e impressos de língua materna |
Dantas, Halysson Oliveira |
2015 |
UFC |
 |
O livro didático de português: abordagem discursiva de exercícios de compreensão de texto |
Carvalhaes, Wesley Luis |
2016 |
UFG |
 |
Relações saber-poder: discursos, tensões e estratégias que (re)orientam a constituição do livro didático de matemática |
Santos, José Wilson dos |
2019 |
UFGD |
 |
Edital PNLD 2011: sentidos de docência, ensino e línguas
|
RENATO PAZOS VAZQUEZ
|
2014
|
UFRJ
|
 |
ESTUDOS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA, APÓS SUA INCLUSÃO NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO, NA ÓTICA DOS REFLEXOS DO ENEM
|
MARCIA DO NASCIMENTO PORTES
|
2016
|
UNIFRAN
|
 |
Uma análise sobre as atividades de probabilidade propostas nos livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental
|
ELIZABETH SOARES
|
2014
|
UNICSUL
|
 |
O livro didático de Química como discurso curricular recontextualizações no campo das políticas educacionais
|
ANA CAROLINA GARCIA DE OLIVEIRA
|
2014
|
UNICAMP
|
 |
O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLD EM) E O MERCADO EDITORIAL (2003-2011)
|
IARA AUGUSTA DA SILVA
|
2014
|
UFMS
|
 |
O LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: passos e descompassos
|
ALVARO EMILIO LEITE
|
2013
|
UFPR
|
 |
A formação de professores no Programa Nacional do Livro Didático
|
MARCO ANTONIO SILVA
|
2014
|
UFMG
|
 |
Práxis e educação linguística: mediações do livro didático do PNLD-LEM
|
RAQUEL SALCEDO GOMES
|
2017
|
Unisinos
|
 |
O MANUAL DO PROFESSOR DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD/2014): A CONFIGURAÇÃO DE UM MODELO
|
ANA MARIA GARCIA MOURA
|
2017
|
UFS
|
 |
TEXTO E LEITURA NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: OS DOCUMENTOS NORTEADORES DO MEC E AS COLEÇÕES APROVADAS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD 2012)
|
PATRICIA CARVALHO DE ONOFRE
|
2013
|
UFF
|
 |
AS RELAÇÕES SONS E LETRAS/LETRAS E SONS EM LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO (PNLD 2010): LIMITAÇÕES E DESAFIOS AO ENCONTRO DE UMA ABORDAGEM DISCURSIVA DE LINGUAGEM
|
REGINA GODINHO DE ALCANTARA
|
2014
|
UFES
|
 |
Apropriação docente dos livros didáticos de história das séries iniciais do ensino fundamental
|
Franco, Alexia Padua
|
2009
|
UNICAMP
|
 |
Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentos
|
Carvalho, Cristiano
|
2018
|
UFPR
|
 |
Entre a tradição e a ressignificação da física escolar : a história da ciência presente nos livros didáticos de física do PNLD
|
Rocha, Tiago Ungericht
|
2019
|
UFPR
|
 |
As relações sons e letras e letras e sons em livros didáticos de alfabetização (PNLD 2010): limitações e desafios ao encontro de uma abordagem discursiva de linguagem
|
GODINHO, R. A.
|
2014
|
UFES
|
 |
Entre o apagamento das diferenças e o sonho da imigração: uma análise discursiva de identidades nos livros didáticos de espanhol
|
Silvério, Bruna Maria Silva
|
2019
|
UFF
|
 |
Os “novos” discursos sobre alfabetização em análise : os livros de 1º ano do ensino fundamental de nove anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010)
|
Silva, Thaise da
|
2012
|
UFRGS
|
 |
Os tipos brasileiros de Albert Eckhout, a glorificação do exótico e sua repercussão em livros didáticos presentes nos guias PNLD |
Szlachta Junior, Arnaldo Martin
|
2019
|
UEM
|
 |
O DEBATE PÚBLICO DE PROFESSORES HISTORIADORES ACERCA DA DITADURA PÓS-1964 NO BRASIL: ENSINO DE HISTÓRIA, MEMÓRIA E USOS PÚBLICOS DA HISTÓRIA RECENTE (1985 – 2015) |
KALLÁS, Ana Lima.
|
2020
|
UFF
|
 |