Uma pedagogia para o trabalhador.

Em tempos de intensas disputas pelos territórios do ensino no Brasil, a tese da educadora Maria Nilde Mascellani nos coloca diante de questões assustadoramente atuais relativas à educação do (e para o) trabalhador brasileiro (mesmo tendo sido publicada em 1999, ano de falecimento da autora, nascida em 02 de abril de 1931). “Uma pedagogia para o trabalhador”, título da tese, provoca o leitor com uma reflexão teórica pontual e crítica acerca dos conceitos de educação e trabalho e vai além, pois a autora demonstra como as concepções defendidas foram aplicadas na prática. Tendo sido coordenadora pedagógica da experiência dos Ginásios Vocacionais, ocorrida no estado de São Paulo entre 1960 e 1969, Maria Nilde foi capaz de elaborar o projeto de ensino do Programa Integrar (ocorrido também em São Paulo, iniciado em 1995 e ainda em continuidade no período de publicação da tese), do qual também foi coordenadora. A leitura desse trabalho é de fundamental importância para educadores de todas as áreas, mas também para aqueles interessados na temática, uma vez que foi escrita de maneira objetiva e clara. Não obstante, ela serve para nos inquietar quanto à própria memória da história das ideias pedagógicas no Brasil, afinal: você já ouviu falar de Maria Nilde Mascellani?

Texto: Caio Lima