Observar e agir para manter os objetivos.

A  Constituição Cidadã de 1988 nos garante a educação como direito de todos e define como objetivos do país formar uma sociedade justa e igualitária. Se a educação é a responsável por formar esses cidadãos, como e quem está sendo formado? 

O Conselho da Europa criou no fim do ano passado o Observatório do Ensino de História da Europa que tenta, respondendo essa questão, solucionar o que foi visto como um problema nesse processo formativo: a desinformação e a propagação de discursos xenófobos. Não tendo um objetivo regulador, o observatório pretende muito mais estudar e produzir relatórios detalhados sobre a educação dos 47 países membro do Conselho. 

Esse tipo de iniciativa, se pensada para a realidade brasileira, poderia ajudar os órgãos educacionais a compreender e desenvolver as habilidades necessárias para atender as necessidade da variedade nacional. Quando se trata de discussões sobre o passado, os historiadores em sua maioria se mostram avessos a qualquer tipo de ascensão de uma pretensa verdade, ou unificação no debate, mas no âmbito educacional, devemos ter em mente que os objetivos nacionais são no caminho de fortalecimento da democracia e dos direitos humanos, então a observação, o estudo, e o combate a versões historiográficas que possam de alguma maneira ameaçar esses objetivos pode ser uma preocupação não só do Estado, mas dos profissionais do Ensino de história. 

Texto: João Victor