O Livro Didático e suas possibilidades nas mãos dos alunos

A sala de aula nos ensina muito e incentiva reflexões a respeito dos mais variados âmbitos do processo de ensino-aprendizagem. Por meio da participação no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), muitas situações foram vivenciadas, sendo aqui abordadas duas que se remetem a presença e a ausência do livro didático. Assim, diante de um atividade de pesquisa e apresentação, um grupo de alunos se deparou com um desafio: nenhum deles possuía acesso à internet em casa e tal também não era disponível na escola. A solução desenvolvida foi utilizar o livro didático que dispunham como primeira e única fonte de pesquisa. Os alunos pesquisaram nas páginas tudo o que pudesse se relacionar à temática e entregaram um trabalho rico de conhecimentos. Experiência que vale a pena ser pensada em tempos em que se critica justamente a quantidade de conteúdos presentes nos livros didáticos. Entretanto, infelizmente nem todos os alunos da turma receberam um livro, devido a falta deste na escola. Este foi o caso de uma aluna que no começo de todas as aulas perguntava se tal seria necessário, com o receio de que seu desempenho fosse prejudicado pela falta do material. Nesse sentido, cabe a nós refletir e inferir sobre a importância da presença do livro didático nas escola e nas mãos dos alunos, e em como tais devem ser para melhor atendê-los.

Texto: Emerson Naylton