Professor, observe isso no currículo.

A nova BNCC deve orientar os objetivos de aprendizagem. E o que observar na Base? Além dos conteúdos, do lugar onde aparecem e por quanto tempo serão estudados, não percamos de vista algo muito importante. É de se esperar que a formação do cidadão seja planejada: tenha um começo, meio e fim articulados. Esta articulação deve se dar por meio da mobilização de habilidades e competências presentes nos objetivos de aprendizagem de cada eixo de sua disciplina e em cada série. Como cada série, com suas respectivas habilidades e competências dialogam umas com as outras e dentro de si mesma, e como nossas aulas serão ministradas para efetivar esta articulação? Estamos falando sobre Progressão do Conhecimento. Aquilo que ensinamos e aprendemos não está isolado do que já foi e será ensinado, da idade dos nossos alunos, dos objetivos que queremos alcançar, de um projeto formativo. Imagine que temos uma bolsa onde nela estão misturados, de maneira desordenada, nossos conteúdos, as séries, as idades dos alunos e os objetivos de aprendizagem. A Progressão será a responsável por organizar tudo isso. Então, vejamos se há uma progressão no nosso currículo, como ela está organizada, a qual projeto formativo ela atende e como poderemos efetivá-la.

Texto: Matheus Oliveira