Dicionário para o ensino de História

Dicionários são obras de referência, ou seja, devem servir como primeira leitura quando se quer se aproximar de um tema, personagem ou conceito. Para atender a este objetivo, foi lançado pela Editora da Fundação Getúlio Vargas o Dicionário de Ensino de História. São verbetes escritos por profissionais de História e Educação que se debruçaram sobre a produção brasileira e de outros países para fornecer aos leitores informações condensadas sobre temas como Aprendizagem, Consciência Histórica, Fontes, História cronológica, Método de Ensino, Problematização, e mais 32 verbetes que demonstram os debates que envolvem a teoria da História, o currículo, as formas de aprender e suas relações com o ensino de História. Os autores são professores e pesquisadores, alguns têm como objeto de pesquisa o ensino de História e outros estão envolvidos com a temática na condição de formadores de professores. Alguns foram ou são coordenadores nas suas instituições do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID e outros são professores no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História – PROFHISTÓRIA. Este é um componente importante visto que estas duas políticas têm inovado consideravelmente a área de pesquisa do Ensino de História.

Texto: Margarida Dias