Os jogos na construção do conhecimento histórico

O ensino de história e a construção do conhecimento histórico desenvolvem-se nas mais diversas esferas do convívio social, quer seja na forma de uma conversa descomprometida em um momento de entretenimento quer seja de maneira virtual, por vídeos, e-books (livros virtuais), mas sobretudo por jogos. A criação dos contextos históricos na elaboração da narrativa do jogo é uma importante ferramenta de expansão do conhecimento para além da sala de aula. Jogos como Medieval Total War, que desenvolve nos estudantes a compreensão dos acontecimentos históricos durante a Idade Média, ou mesmo God of War, que utiliza-se da história dos deuses e titãs da Mitologia Grega na elaboração de sua narrativa. Esses jogos são capazes de construir um conhecimento exatamente porque prestar atenção nos detalhes da história criada é importante para o desenvolvimento do jogo e isso facilita a retenção de informações em comparação com a sala de aula, no entanto, nem sempre é possível diferenciar as informações reais e as inventadas. Então, de que maneira os professores, utilizando esse material, podem orientar os alunos a identificarem os equívocos dos contextos históricos dos jogos, por mais próximo da história que ele seja?

Texto: Beatriz Cavalcante