LAPROTER finaliza capacitação em Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT’s)

O curso TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA ANÁLISE AMBIENTAL: Curso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) e suas aplicações, foi realizado pelo Laboratório de Processamento de Dados e Gestão Territorial (LAPROTER/UFRN) em parceria com o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG/UFG), encerou-se  nesta Terça-feira (05).

Prof. Manuel Eduardo Ferreira durante o curso

Foto por: Ylanna Pires

As atividades, iniciadas na segunda-feira (04), foram conduzidas pelo Prof. Dr. Manuel Eduardo Ferreira (LAPIG/UFG), e ocorreram aulas teóricas sobre legislação, manuseio e características operacionais dos equipamentos. Na finalização da capacitação, os participantes realizaram um voo experimental. As  imagens obtidas, foram utilizadas para a produção de uma carta-imagem em de Sistemas de Informações Geográficas (SIG).

VANT’s  expostos no curso antes dos Voos

O curso teve como participantes, diversas instituições do estado do Rio Grande do Norte, entre elas destaca-se representantes das seguintes instituições:  Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN); Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, 16° Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro, Superintendência de Infraestrutura  – INFRA (UFRN), Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Associação Profissional dos Geógrafos do Rio Grande do Norte (APROGEO-RN), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), Estação Topografia,  Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e Corpo de Bombeiros Militar do estado do Rio Grande do Norte.

O sargento Wagnor Fraga, participante da capacitação, destaca a importância do evento para a equipe de Bombeiros Militares que participaram do treinamento:

“A nossa expectativa (com a capacitação) é a melhor possível. A corporação pretende adquirir alguns Drones para o melhor atendimento a população (…) colocamos aqui para participar uma pessoa de cada equipe para qualificar não apenas um setor, mas vários setores do Corpo de Bombeiros. Nesse ambiente de queimadas que está acontecendo agora, é muito importante o Drone para fazer um trabalho mais adequado”

Equipe de bombeiros Militares do estado do Rio Grande do Norte

Foto por: Ylanna Pires.

Para o Prof. Dr. Manuel Eduardo Ferreira, ministrante do curso, o evento é uma oportunidade de aprender os principais conceitos e aplicações da tecnologia:

“Nós iremos fazer um trabalho completo, desde a apresentação de categorias das aeronaves, até a captação de imagens e geração de produtos cartográficos. Daí a importância para os cursos de Geografia, Engenharias, Ciências Biológicas e Florestais. Os VANT’s são ferramentas versáteis, de aplicações variadas e que dão suporte aos profissionais dessas áreas. ”

O Coordenador do curso, Prof. Silvio Braz de Sousa, fala sobre o sucesso da atividade:

“O evento foi concebido para atender várias instituições que atuam no estado do Rio Grande do Norte, configurando-se um evento capaz de trazer grande retorno para a sociedade potiguar, visto que, todas estas instituições servem ao povo e suas atividades finalísticas são interessantes para todos os seguimentos da sociedade. Além disso, o evento também serviu para contatos profissionais e institucionais na área de Veículos Aéreos Não Tripulados, se tornando um ambiente profícuo para troca de experiências e crescimento da cultura tecnológica no estado do Rio Grande do Norte”.

Além disso, o Prof. Silvio Sousa agradece aos envolvidos na organização do evento:

“Gostaria de agradecer todos os bolsistas do LAPROTER que se comprometeram com o desenvolvimento da atividade de extensão. Além disso, agradecer a Pró-Reitoria de Extensão da UFRN – PROEX/UFRN pelo financiamento da atividade de extensão e a direção do Departamento de Geografia (DGE) pelo suporte com materiais e computadores.”

Foto por: Ylanna Pires