PPEUR destaca-se com dissertações premiadas em eventos nacionais

a1411355-f203-4bc5-a2d4-24da115c4226
c9c14754-ef9a-44e5-b602-4cd99fe3a9bb

Nas últimas semanas, Cadmiel Melo e Yonara Santos, discentes do PPEUR, tiveram suas dissertações de mestrado reconhecidas em eventos científicos nacionais. Cadmiel foi laureado com o Prêmio Augusto Tavares de Melhor Dissertação Acadêmica, concedido pela Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas durante o V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, realizado de 4 a 6 de setembro em Belo Horizonte. Já Yonara foi laureada com o Prêmio ANPPAS 2023 de Melhor Dissertação, concedido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, durante o XI Encontro Nacional ANPPAS, realizado de 12 a 15 de setembro em Curitiba.

Motivo de Comemoração

Para a professora Sara Medeiros, atual coordenadora do PPEUR, a dupla premiação em 2023 é uma conquista significativa para o programa. “Este feito destaca o comprometimento de nossos discentes e docentes em realizar pesquisas de excelência acadêmica, motivando toda a comunidade do PPEUR”, afirma a professora, cujo sentimento de alegria também é partilhado pelas orientadoras de Cadmiel e Yonara.

Para a professora Lindijane Almeida, diretora do Instituto de Políticas Públicas da UFRN e orientadora do primeiro — “um aluno excelente” nas palavras dela —, a premiação chama a atenção para as investigações empreendidas não só no PPEUR, mas em todo o IPP, onde as pesquisas ocorrem também no âmbito do LabPlan, dos Grupos de Pesquisas do NAPP, e dos produtos dos Ateliês e dos TCCs do curso Gestão de Políticas Públicas. “A premiação de uma dissertação do PPEUR pela ANEPCP nos deixa muito felizes, porque ressalta a qualidade de nossas pesquisas; na condição de orientadora, fico feliz em dobro”, destaca Lindijane.

A professora Zoraide Pessoa, que pela segunda vez vê uma de suas orientandas ganhar o prêmio de melhor dissertação pela ANPPAS, destaca a importância de ter um trabalho que lida com o contexto do interior do Rio Grande do Norte reconhecido em nível nacional. “O trabalho de Yonara é inédito, pois em geral as atenções são dadas às grandes cidades brasileiras para responder os riscos socioambientais e climáticos em seus territórios”, salienta a professora, que atualmente coordena projetos de pesquisa em gestão adaptativa às mudanças climáticas no semiárido do RN, focados em estudos de casos em pequenas cidades, com financiamento do CNPq e da FAPERN.

As pesquisas reconhecidas

A pesquisa de Cadmiel, que deu origem à dissertação premiada “Capacidades estatais dos governos municipais nas políticas de ciência, tecnologia e inovação: as experiências de Campina Grande/PB, Recife/PE e Natal/RN”, investigou se as capacidades estatais mobilizadas em arranjos institucionais de parques tecnológicos pelos governos municipais de Natal/RN, Campina Grande/PB e Recife/PE foram mantidas e ampliadas em novas capacidades para a área de ciência, tecnologia e inovação desses governos. Os resultados mostram que o governo municipal pode se apropriar de discussões de políticas complexas, como a ciência, tecnologia e inovação, buscando seu espaço na promoção de políticas nessa área em parceria com outros atores sociais, de modo a ensejar o desenvolvimento local.

“Diante de novas oportunidades de reconstrução estatal e promoção de políticas em larga escala, esta pesquisa evidencia, reforça e advoca: o Estado não pode e não deve, sob hipótese nenhuma, se ausentar e se isentar da promoção e produção de políticas públicas”, salienta Cadmiel, ao comentar sobre a importância de sua investigação.

A dissertação de Yonara, “Gestão adaptativa às mudanças climáticas: uma análise situacional em municípios do semiárido brasileiro”, inserida no projeto Gestão Adaptativa do Semiárido, se propôs a analisar a gestão dos municípios inseridos na bacia hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu no tocante à capacidade de resposta adaptativa aos riscos e ameaças de extremos climáticos. Os resultados mostram que os municípios estudados, propensos a ameaças decorrentes de eventos climatológicos, apresentam maior índice de vulnerabilidade social que ambiental, além de baixa capacidade de gestão dos riscos das mudanças climáticas, o que infere nível “baixo” na gestão de capacidade adaptativa.

Para a pesquisadora, a conquista do prêmio tem grande significado emocional, principalmente pelos desafios do fazer científico no Brasil, que, no caso dela, foram sobrepostos à pandemia e a uma abordagem temática nova. Esses obstáculos foram amenizados pela companhia de outros pesquisadores, tanto docentes quanto discentes, dos quais Yonara não se esquece nesse momento de celebração.

“Recebo o prêmio com muita gratidão, e estendo o mérito à minha orientadora, aos meus colegas do Lisat e ao PPEUR como um todo”, afirma Yonara, que já segue sua trajetória como doutoranda no mesmo programa.

O reconhecimento dos estudantes com os prêmios revela o impacto das dissertações na compreensão das dinâmicas que envolvem tanto as políticas de ciência, tecnologia e inovação quanto as de meio ambiente. Além disso, reforça o alto valor científico das pesquisas produzidas no Instituto de Políticas Públicas, que, inaugurado em 2022, já vem contribuindo com o reconhecimento da UFRN em território nacional.

As dissertações de Cadmiel e Yonara podem ser encontradas no Repositório Institucional da UFRN nos seguintes links: