UFRN cria Instituto de Políticas Públicas

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou, nesta terça-feira, 26, a criação do Instituto de Políticas Públicas (IPP), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). A unidade acadêmica especializada tem a missão de se tornar referência em âmbito estadual, a partir da fusão do Departamento de Políticas Públicas (DPP) com o Núcleo Avançado de Políticas Públicas (NAPP) e o Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (Labplan). O IPP surge com a proposta de realizar novas atividades, tais como a oferta de cursos sequenciais e a implementação de residência e especialização na área de políticas públicas.

O instituto ainda mantém o curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR), composto por mestrado e doutorado. Conforme a proposta de criação, o IPP se faz necessário para ampliar as perspectivas de contribuições que a UFRN pode gerar no âmbito regional, por meio da integração entre DPP, NAPP, PPEUR e Labplan em uma unidade acadêmica com capacidade técnica para implementar novos projetos. O corpo docente, já compartilhado entre as unidades, apresenta produção relacionada diretamente às políticas públicas, com fortes redes de pesquisas nacionais e internacionais, além de apoio por meio de parcerias e convênios.

O IPP possui as diretrizes estratégicas de oferecer formação integrada, multidisciplinar, flexível e de grande amplitude; realizar pesquisa científica, bem como ações de extensão que promovam a inovação no setor público, a partir da residência na área; promover e apoiar o surgimento de iniciativas inovadoras, por meio de planos, programas e projetos de estímulo ao desenvolvimento social, sustentável e democrático. “A criação do IPP tornará possível um maior reconhecimento em níveis nacional e internacional das pesquisas desenvolvidas, assim como potencializará a formação de novos acordos de cooperação com foco na formação de recursos humanos; na realização de pesquisas e na inovação da gestão pública”, detalha a proposta.

A unidade tem os objetivos de realizar atividades de extensão e inovação; promover a prospecção de talentos em Gestão de Políticas Públicas e em Estudos Urbanos e Regionais; consolidar a inserção da UFRN como referência na área de políticas públicas e contribuir com a internacionalização enquanto instituição de excelência no seu campo de conhecimento, além de outras finalidades. A criação pelo Consuni acontece após o parecer favorável emitido pelos conselhos de Administração (Consad) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).