Professora do IPP realiza mobilidade internacional na Universidade de Lancaster, no Reino Unido

Professora Joana Moura em palestra para o movimento Food Future

Desde a última segunda (02/10), a professora Joana Tereza Vaz Moura, do nosso instituto, está em mobilidade internacional na Universidade de Lancaster, sob a tutela da professora Emma Cardwell.

A cooperação entre as instituições, possibilitada por edital da Secretaria de Relações Internacionais da UFRN, se alinha às pesquisas sobre agroecologia, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e segurança alimentar hoje desenvolvidas no Laboratório de Estudos Rurais (LABRURAL), coordenado pela professora Joana e formado majoritariamente por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) e do curso de Gestão de Políticas Públicas.

Joana faz parte da REDE DATALUTA, que desde 2020 vem investigando as ações coletivas dos movimentos sociais do campo em perspectiva comparada. Atualmente a REDE desenvolve pesquisas em 14 países da América Latina e Caribe, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. A professora acompanha a pesquisa no Reino Unido, que contempla a construção de um banco de dados sobre as ações sociais nesse país desde 2022.

Em sua estadia no Reino Unido, que se encerra amanhã (11/10), Joana já teve a oportunidade de ministrar palestras para pesquisadores da Universidade de Lancaster e também para o movimento Food Future, ocasiões em que socializou com a comunidade estrangeira as pesquisas realizadas no LABRURAL, IPP e PPEUR. A professora também visitou espaços agroecológicos do país e participou de eventos relacionados à temática em questão.

Essa experiência de mobilidade internacional, além de fortalecer as relações institucionais entre a UFRN e a Universidade de Lancaster, contribui para o avanço do conhecimento na área de estudos rurais. Por isso, a comunidade acadêmica do IPP e do PPEUR parabeniza a professora Joana Moura pela sua experiência no exterior e torce para que seja apenas o início de uma longa colaboração científica entre as instituições.

Matéria por Lucas José de Mello Lopes, técnico em assuntos educacionais do IPP.