2ª ETAPA, Prova Residência 2024 – Expectativas de Respostas e Gabarito PUBLICADO (EDITAL 001/2024). Atenciosamente, NAPP/IPP.
Programa de Residência em Políticas Públicas e Inovação
Forma de oferta: cursos ofertados por demanda específica
Modalidade: Presencial
Unidade Responsável: Núcleo Avançado de Políticas Públicas (NAPP)/Instituto de Políticas Públicas (IPP/UFRN)
Público-alvo: profissionais recém-formados ou disponíveis no mercado de trabalho (a depender da demanda da instituição parceira – com especificação em cada edital de processo seletivo) que atuem ou queiram atuar na profissionalmente em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor.
Membros do corpo docente: Professores doutores do Instituto de Políticas Públicas e docentes externos convidados com, no mínimo, mestrado.
Duração: 18 meses
Carga horária: A carga horária total do curso é de 2.250 horas, estruturadas da seguinte forma:
-
- Componentes curriculares: 810 horas
- Atividades práticas na instituição parceira: mínimo de 1440 horas
A residência em Políticas Públicas e Inovação originou-se a partir de dois motivadores principais: a) contribuição com a profissionalização da administração pública no Rio Grande do Norte e b) apoio à inserção dos egressos do Campo de Públicas no mercado de trabalho. Possui como potencialidade a inserção de novos gestores na administração pública no Rio Grande do Norte (tanto em nível municipal, quanto estadual), contribuindo com o fortalecimento da gestão pública e das políticas públicas. A inserção de novos profissionais com formação no Campo de Públicas se faz necessária em múltiplas escalas e poderes na administração pública brasileira, refletindo-se em uma diversidade de parcerias que poderão ser realizadas entre organizações públicas e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A proposta está orientada a partir da Resolução nº 008/2022-CONSEPE, de 21 de junho de 2022, a qual lista a residência, em seu artigo 7º, como um dos cursos de pós-graduação lato sensu da UFRN, conceituando-a como programas “que visam à educação em serviço para favorecer a inserção qualificada de novos profissionais no mercado de trabalho”. De acordo com o artigo 98 da referida resolução, a residência consiste em uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso ou programa de especialização de nível superior de educação continuada, caracterizado por ensino em serviço, podendo incluir ações de pesquisa, extensão e estímulo à inovação. Este normativo faculta a possibilidade de que tais cursos sejam ofertados pela UFRN em parcerias com outra organização conveniada.