Inicia-se o V Simpósio Internacional de Educação Ambiental com participação do Instituto de Políticas Públicas da UFRN

WhatsApp Image 2023-10-09 at 14.39.11

O mundo passa por uma crise civilizatória sem precedentes que requer o estabelecimento de uma nova base de racionalidade pautada em valores não utilitários e não mercantilistas. É um chamado para uma relação mais equilibrada e harmônica entre sociedade e ambiente que recai sobre a educação em todas as formas de expressão.

Nessa perspectiva, o Simpósio Internacional de Educação Ambiental — evento referência na promoção da educação ambiental na América Latina — chega à quinta edição com o título “Toda Educação é Ambiental”, proporcionando valiosos espaços de formação e colaboração. A organização desta edição é liderada pelo Mestrado em Educação Ambiental da Universidad de Nariño, em parceria com a Rede de Docentes Investigadores REDDIl, a Universidade de La Sabana, a Yachay Tech University do Equador e o Instituto de Políticas Públicas da UFRN, que integra a comissão organizadora do evento com a participação da professora Zoraide Souza Pessoa, coordenadora do LISAT.

O simpósio se inicia hoje (09 de outubro) e se estende até 11 de outubro, de forma remota e também presencial em Pasto, na Colômbia, com uma programação bilíngue (espanhol e português) com atividades variadas, como apresentação de artigos por meio de comunicação oral e pôster, oficinas e atividades interativas, além de conferências e mesas-redondas, no intuito de proporcionar espaços de formação, atualização e colaboração em educação ambiental para estudantes, professores, pesquisadores, entidades, organizações, entre outros.

A ideia é que, ao fim do simpósio, os participantes construam um manifesto que dinamize a participação de todos os atores envolvidos, com o objetivo de renovar e atualizar algumas diretrizes da política ambiental e assim torná-las simples e tangíveis, integrando abordagens contemporâneas com práticas pedagógicas inovadoras comprometidas com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.

As comunicações científicas estão distribuídas nas sete linhas temáticas do evento:

1 – educação ambiental, didática e para a sustentabilidade;

2 – biodiversidade, gestão e conservação de ecossistemas;

3 – mudanças climáticas e adaptação;

4 – educação ambiental, justiça social, participação e governança do cidadão e da comunidade;

5 – tecnologias para educação ambiental;

6 – transdisciplinar, complexidade e nova epistemologia ambiental;

7 – steam+, arte, música, pensamento científico e outros relacionados à educação ambiental.

O IPP dá as boas-vindas aos participantes do simpósio e convoca todos a se engajarem nessa discussão por uma educação ambiental diversificada e transformativa. Mais informações no link a seguir: