Povos Indígenas do RN

O site contém o mapeamento das comunidades/aldeias indígenas do Rio Grande do Norte. Pretende-se promover a divulgação para o público em geral de aspectos relacionados à história, à localização, à demografia, às mobilizações políticas, políticas públicas e às dimensões das festas e dos rituais e da mídia. Por meio de textos e de registros audiovisuais, busca-se dar maior visibilidade aos povos indígenas do RN que ao longo de décadas estiveram invisibilizados e que desde do início deste século estão se destacando no cenário regional como atores políticos importantes dentro do que se comumente chama de processo de “emergência étnica”, “etnogênese” e “resistência indígena” no nordeste brasileiro.

Mosaico ilustrativo com imagens de índios nativos em atividades cotidianas

O mapeamento foi fruto da articulação e do esforço de estudantes de graduação (Ciências Sociais, Pedagogia, História, Gestão de Políticas Públicas, Engenharia de Computação, Ciências e Tecnologia, Comunicação Social/Audiovisual e Engenharia Mecatrônica e Psicologia) da disciplina “Antropologia e o Estudo das Relações Étnico-Raciais” ministrada por José Glebson Vieira no semestre 2018.2, bem como da pós-graduação em Antropologia Social da UFRN, através da participação de docentes e discentes.

Visa estimular a produção e divulgação de conhecimento acadêmico, para as próprias comunidades/aldeias, para os pesquisadores da temática indígena e para professores e estudantes da educação básica e do ensino superior e incentivar a continuidade de pesquisas etnológicas e etnohistóricas sobre os referidos povos indígenas