Povos Indígenas do RN

Este portal contém o mapeamento das comunidades/aldeias indígenas do Rio Grande do Norte e é resultado de esforços acadêmicos de docentes e discentes de graduação e pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da interlocução e de parcerias com o movimento indígena potiguar.

O portal pretende dar maior visibilidade aos povos indígenas do RN que, ao longo de décadas, estiveram invisibilizados e que, desde o início deste século, estão se destacando no cenário regional e nacional como atores políticos importantes dentro do que comumente se chama de processo de “emergência étnica”, “etnogênese” e “resistência indígena” no nordeste brasileiro. Visa também estimular a produção e divulgação de conhecimento acadêmico para as próprias comunidades/aldeias indígenas, para pesquisadores/as da temática indígena e para docentes e discentes da educação básica e do ensino superior, e incentivar a continuidade de pesquisas antropológicas e etno-históricas sobre os referidos povos indígenas.

Inicialmente, o mapeamento foi realizado por discentes dos cursos de graduação em Ciências Sociais, Pedagogia, História, Gestão de Políticas Públicas, Engenharia da Computação, Ciências e Tecnologia, Comunicação Social/Audiovisual, Engenharia Mecatrônica e Psicologia e da pós-graduação em Antropologia Social da UFRN durante a disciplina “Antropologia e o Estudo das Relações Étnico-Raciais” ministrada pelo professor José Glebson Vieira no segundo semestre de 2018. Naquele momento, foi criado um site, de forma experimental, contendo informações gerais sobre os povos indígenas do RN, que tinha como objetivo principal promover a divulgação de aspectos relacionados à história, à localização e à demografia destes.

Mosaico ilustrativo com imagens de índios nativos em atividades cotidianas

Em 2020, essa iniciativa foi transformada em um projeto de extensão universitária com o título “Memória, Identidade e Cultura: mapeamento dos povos indígenas do Rio Grande do Norte”. A proposta inicial de divulgar informações sistemáticas sobre esses povos foi ampliada e passou a contemplar também temas como as mobilizações políticas, as políticas públicas, as dimensões das festas e dos rituais, dentre outros. Possibilitou ainda reunir documentos e produções acadêmicas, artísticas e audiovisuais, compondo um repositório digital de fontes documentais, teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias de especialização e de graduação, artigos em periódicos, coletâneas, trabalhos publicados em anais de eventos, cartilhas, materiais didáticos e outras produções sobre os povos indígenas do RN.

Graças aos financiamentos obtidos por meio de editais internos de extensão (PROEX/UFRN) e de pesquisa (PIBIC/CNPq/PROPESQ/UFRN), o portal foi totalmente reformulado com o objetivo de melhorar a qualidade do conteúdo, a usabilidade e a interatividade dos usuários e adotar um design mais responsivo, passando a ser hospedado no provedor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFRN.