Encerramento de atividade de extensão do IPP promove conhecimento e cuidado em escola municipal de Natal

No último sábado (11), chegou ao fim uma das atividades da disciplina Vivências Públicas de Extensão Universitária, sob a orientação da professora Joana Tereza Vaz de Moura. A conclusão dessa ação aconteceu na Escola Municipal Ulisses de Góis, localizada no bairro Nova Descoberta, em Natal-RN, durante o sábado letivo.

Ao longo dos meses de outubro e novembro, os estudantes do curso de Gestão de Políticas Públicas conduziram palestras em parceria com o coletivo COMUNITÁRIOS com CIDADANIA (cccPotiguar), abordando a promoção da dignidade menstrual e orientações sobre prevenção ao bullying, além de promover a comunicação não violenta – CNV.

O encerramento contou com diversas atividades, incluindo uma palestra realizada pelos discentes de Enfermagem da UFRN sobre sexualidade na adolescência, com foco na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e gravidez na adolescência. O médico ginecologista e obstetra Clemente Neto participou da conversa, abordando temas como planejamento familiar, gestação indesejada, câncer de colo e mama, qualidade de vida e felicidade.

Ao final do evento, os alunos de GPP da UFRN apresentaram e distribuíram uma cartilha sobre dignidade menstrual, produzida durante a atividade, e foram entregues kits de dignidade menstrual, montados pelos voluntários do coletivo @cccpotiguar.

Durante toda a atividade, os participantes puderam usufruir dos serviços de aferição de pressão arterial e glicose, fornecidos pelo Departamento de Enfermagem da UFRN, promovendo assim a saúde e o cuidado com a comunidade local.

A iniciativa reforça o compromisso do Instituto de Políticas Públicas em promover ações de extensão que contribuam para o bem-estar e a educação da comunidade, estabelecendo uma ponte valiosa entre a academia e a sociedade.