Reunião promovida pelo IPP em São Miguel do Gostoso aborda demandas e soluções para assentamentos rurais da região
Em iniciativa do Instituto de Políticas Públicas da UFRN, professora e discentes, gestores públicos e representantes dos assentamentos rurais Arizona e Agrovila Paraíso reuniram-se sexta-feira (10), em São Miguel do Gostoso, para discutir demandas e buscar soluções coletivas para os assentamentos rurais da cidade.
A reunião contou com a participação da professora Joana Tereza Vaz de Moura, do Instituto de Políticas Públicas, e das alunas Bruna Honorato, do curso de Gestão de Políticas Públicas (GPP), e Bruna Torquato, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR). Durante o encontro, foram abordados temas como acesso a recursos, infraestrutura, educação e práticas agroecológicas, visando traçar um panorama abrangente das demandas e desafios enfrentados pelos assentamentos rurais na região.
A ação faz parte do projeto de extensão “Contribuições ao desenvolvimento territorial e à soberania alimentar: perspectivas agroecológicas para as políticas públicas”, que, vinculado ao projeto de pesquisa do Pró-Humanidades, coordenado por Bernardo Mançano Fernandes da UNESP, objetiva contribuir com o desenvolvimento sustentável e territorial de assentamentos rurais, pautando a soberania alimentar e a agroecologia como pilares para a erradicação da fome e a redução das desigualdades sociais, eixos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A professora Joana destacou a importância da ação, ressaltando que a reunião proporcionou um espaço fundamental para a discussão de possibilidades de políticas públicas direcionadas aos assentamentos rurais. A colaboração entre academia, gestores públicos e representações das comunidades foi enfatizada como essencial para identificar soluções eficazes que atendam às necessidades dos assentamentos rurais da região, promovendo não apenas seu desenvolvimento econômico, mas também a preservação ambiental e a soberania alimentar.