Professora Maria do Livramento Clementino recebe título de Cidadã Natalense em reconhecimento à sua contribuição para a educação em Natal

WhatsApp Image 2023 11 20 At 15.37.34

Na última quinta, 16 de novembro, a Câmara Municipal de Natal prestou homenagem especial à professora Maria do Livramento Miranda Clementino, do Instituto de Políticas Públicas da UFRN, concedendo-lhe o título de cidadã natalense. A sessão, proposta pela vereadora Nina, contou com a participação de familiares da professora, além de docentes e discentes do Instituto de Políticas Públicas — todos reunidos para reconhecer a relevância da atuação e contribuição da profa. Maria do Livramento para a cidade.

Nascida em 01 de janeiro de 1950, em Taipu, cidade do interior do Rio Grande do Norte, a professora Maria do Livramento dedicou grande parte de sua carreira à UFRN, pesquisando sobre Natal e sua Região Metropolitana. Com mais de três décadas de trabalho no Departamento de Ciências Sociais, ela posteriormente desempenhou um papel fundamental na criação e consolidação do Departamento de Políticas Públicas em 2009, extinto em 2022 com a criação do IPP.

Antes disso, ao lado de outros pesquisadores, a professora foi uma das fundadoras do grupo de pesquisa Estado e Políticas Públicas (1989), que abriu caminhos para a criação do Núcleo Avançado de Políticas Públicas (NAPP) em 2004. Sob sua liderança, o NAPP foi palco da concepção e implementação do curso de bacharelado em Gestão de Políticas Públicas (2008) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (2010).

A visão inovadora da professora Maria do Livramento contribuiu significativamente para a criação, em 2022, do Instituto de Políticas Públicas, que hoje reúne, para além do curso de graduação e de pós-graduação, o NAPP, com seus 7 Grupos de Pesquisas, e o LABPLAN. Seu comprometimento e liderança foram cruciais na expansão das áreas de estudo e pesquisa relacionadas as políticas públicas, deixando um legado notável para a comunidade acadêmica e para a sociedade natalense.
A entrega do título de cidadã natalense representa um merecido reconhecimento ao legado da professora, que é inseparável da história de Natal e sua Região Metropolitana.

Confira a gravação da sessão solene no link a seguir: https://www.youtube.com/live/6ssFr0oRj7M?si=Kv2qc10ygUphEFDM