Labplan é contemplado no Programa Institutos Nacionais de Ciências e Tecnologias

O Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (Labplan), do Instituto de Políticas Públicas (IPP/UFRN), foi contemplado na chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) n° 58/2022. Aprovado em dezembro de 2023, o Labplan ascende à condição de Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia.

Com isso, o laboratório está apto ao recebimento de recursos do CNPq, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Informação do Rio Grande do Norte (Fapern). Tal financiamento será destinado ao desenvolvimento das atividades de pesquisa do Labplan.

Coordenado pela professora Maria do Livramento Miranda Clementino, o Labplan foi fundado em 2009. O local funciona como um laboratório que integra grupos e núcleos da UFRN sobre planejamento urbano e regional, especialmente do IPP e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR).

O Labplan oferece uma estrutura com salas de estudos e de apoio, auditórios e espaços para docentes. Dessa forma, o laboratório fornece condições para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica e da formação de profissionais qualificados. Atualmente, abriga diversos grupos de pesquisa, entre os quais estão o Grupo de Estudos, Sociedade e Trabalho (Gesto), o Arquitetura, Urbanismo, Planejamento Urbano e Estudos Urbanos (Estúdio Conceito) e o Laboratório Interdisciplinar Sociedades, Ambientes e Territórios (Lisat).

A professora Maria do Livramento celebra a contemplação na chamada CNPq. “Esse projeto é um reconhecimento acadêmico do nosso trabalho, uma vez que um INCT é um programa de excelência do CNPq e restrito a pesquisadores de reconhecida produtividade em pesquisa. Para mim, um reconhecimento do meu trabalho e da minha contribuição à ciência brasileira”, afirma a docente.

Programa INCTs

O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCTs, objeto da chamada CNPq, tem o objetivo de valorizar projetos de pesquisa de longo prazo em redes nacionais ou internacionais de cooperação científica, envolvendo pesquisadores e bolsistas das mais diversas áreas. Os contemplados devem desenvolver projetos de alto impacto científico e de formação de recursos humanos.

* Matéria de Ester Tavares de Agecom/UFRN para o Boletim de Notícias da UFRN