IPP/UFRN assina convênio com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos para execução da Residência em Políticas Públicas e Inovação

WhatsApp Image 2024-03-12 at 10.14.10

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos do Município de Natal (Semidh) assinaram, nesta segunda-feira, 11, o convênio para execução da Residência em Políticas Públicas e Inovação, que permitirá a implementação do Observatório de Direitos Humanos no Município de Natal. O termo de cooperação foi assinado pelo vice-reitor da UFRN, Henio Ferreira de Miranda, pela secretária da Semidh, Yara Costa, e pelo diretor da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), Aldo Dantas.

O momento também contou com a presença do pró-reitor de Planejamento da UFRN, Luiz Alessandro de Queiros, da diretora do Instituto de Políticas Públicas (IPP), Lindijane de Souza Almeida, e da coordenadora do curso de Gestão de Políticas Públicas (GPP), Raquel Silveira, que expressaram a importância da residência para apoiar a inserção dos egressos no mercado de trabalho, além de contribuir com a profissionalização da administração pública no Rio Grande do Norte. A primeira turma, que terá vivência prática na Semidh, é composta por 10 residentes.

Para Yara Costa, a iniciativa ajudará a construir uma área sólida de políticas públicas e a organização do próprio estado, a fim de garantir os direitos das pessoas que precisam. O potencial da residência foi ressaltado por Henio Miranda, que destacou a relevância da especialização para o aperfeiçoamento profissional e agradeceu à Semidh pela parceria na execução do projeto de ensino.

Com 18 meses de duração, a Residência em Políticas Públicas e Inovação tem carga horária de 2.400 horas, das quais são destinadas 1.440 horas, no mínimo, para atividades práticas na instituição parceira. O IPP também está articulando a formação de novas turmas, por meio de convênios com outros órgãos interessados.

(Texto e imagem de Mariana Gadelha para Ascom-Reitoria)