Curso de Extensão – Noções elementares para a organização e análise de banco de dados voltados para as políticas públicas

Estão abertas no Sigaa as inscrições para o curso Noções elementares para a organização e análise de banco de dados voltados para as políticas públicas, que será ministrado em formato remoto pela Profª Sandra Gomes, do Departamento de Políticas Públicas.

O público alvo são as e os estudantes do Curso de Gestão de Políticas Públicas com matrícula ativa (1) que participam de projetos de pesquisa ou de extensão formalmente registrados no SIGAA (bolsistas ou voluntários) ou (2) que estão matriculados em TCC neste semestre e que usam banco de dados em seus trabalhos de conclusão de curso.

Serão ofertadas 10 vagas para a graduação, além da participação de algumas e alguns pós-graduandos previamente selecionados. É importante que todas e todos que tenham interesse pelo curso se inscrevam no Sigaa, pois será formado um quadro de suplentes para o caso de eventuais desistências. A demonstração de interesse também é importante para o levantamento de demanda para turmas futuras.

As inscrições podem ser feitas até o dia 19.07 pela área pública do Sigaa. O caminho é sigaa.ufrn.br>Extensão>Visualizar Cursos ou Eventos>Fazer a busca pelo nome do curso>Clicar na seta verde. (O nome do servidor Felipe Tavares é o que vai aparecer abaixo do título do curso como coordenador da ação).

Carga horária: 12h

Programação
Aula 1 – síncrona – noções básicas de banco de dados para análise de informações (sessão de 2 horas) – data: terça, 20 de julho de 2021, das 9h30 às 11h30

Aula 2 – síncrona – construção de bancos de dados, uso de bases de dados existentes e fórmulas úteis para análises básicas (sessão de 2 horas) – data: quinta, 22 de julho de 2021, das 9h30 às 11h30

Aula 3 – síncrona- checagens de erros e análises exploratórias de dados – tabelas e gráficos simples (2 horas) – data: terça, 27 de julho de 2021, das 9h30 às 11h30

Aula 4 – Atividades assíncronas – aplicação dos temas aprendidos (construir 1 banco simples, fazer tabelas e gráficos e interpretar resultados) – horas estimadas de trabalho assíncrono: 4 horas. Envio de texto com análises exploratórias dos dados compilados + o banco de dados organizado.

Aula 5 – síncrona – apresentação da atividade realizada e comentários (2 horas) – terça, 3 de agosto de 2021 – das 9h30 às 11h30

Resumo da ação
O objetivo desse treinamento é oferecer a alunos de graduação de pós-graduação noções elementares sobre a organização, compilação e análise de bancos de dados. Busca-se, com isto, instrumentalizar os alunos, de forma aplicada, a manipular dados quantitativos úteis para suas pesquisas, trabalhos de conclusão ou, ainda, como forma de utilizar evidências para a gestão de políticas públicas. Esse curso procura responder a uma demanda generalizada para que alunos, pesquisadores e gestores públicos desenvolvam habilidades básicas no uso de dados quantitativos. O curso é organizado pela Assessoria Educacional do Departamento de Políticas Públicas e envolve também professores e alunos da pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais como ministrantes com o objetivo de promover maior integração entre a pós-graduação e a graduação. Espera-se que outras edições deste curso ocorram de forma regular.

Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre bancos de dados ou mesmo uso de programas (softwares).É preciso ter um computador ou notebook para o curso. Celulares não são recomendados pelas limitações de uso e manipulação de bancos de dados. O curso utiliza planilhas eletrônicas simples para os exercícios em sala de aula e realização de atividades. Sugere-se que se instale no computador ou no notebook um desses programas: Microsoft Excel, LibreOffice Calc ou Gnumeric.

Maiores informações: educacionaldpp@gmail.com