Coursera disponibiliza cursos online e gratuitos

A parceria feita entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Coursera – empresa norte-americana que oferece formação online certificada – possibilitou a estudantes do Instituto Metrópole Digital (IMD), bem como de outros setores da Universidade, acessar gratuitamente, até setembro deste ano, uma série de cursos online.

A iniciativa, motivada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), visa contribuir com a educação a distância dos estudantes, que terão até setembro para se inscrever e acessar as formações virtuais da Coursera – que já somam cerca de 4 mil cursos em várias áreas de conhecimento, especialmente no campo de Tecnologia da Informação (TI).

Ao todo, a UFRN conta com 2 mil convites, os quais são gerenciados pela Diretoria de Ensino do IMD. Para se cadastrar, o interessado deverá preencher o formulário online. “A partir da solicitação, o cadastro é feito na plataforma do Coursera e o aluno recebe o convite no seu e-mail. Qualquer discente do IMD tem acesso a esses convites, contanto que ele tenha um e-mail institucional da UFRN, cuja criação pode ser feita pelo Sigaa”, explica o diretor de ensino Daniel Sabino.

Coursera

Empresa norte-americana com sede em Moutain View, a Coursera conta com parcerias com universidades de diversos países, agregando em sua plataforma online cursos em áreas como ciências de dados, negócios, ciência da computação, desenvolvimento pessoal, TI, entre outros.

A empresa também conta com aplicativos para download em sistemas iOS e Android, possibilitando o acesso prático e gratuito aos conteúdos, constituídos em videoaulas ministradas por professores de destaque internacional, exercícios e fóruns de discussão.

Para acessar essa matéria no Portal da UFRN, clique aqui.