O atendimento inicial do SEPA denomina-se acolhimento, tendo como objetivo servir a um processo de escuta, podendo abranger (conforme a necessidade de cada caso e a avaliação durante a supervisão) um ou vários encontros, sendo concluído com o encaminhamento interno ou externo. O acolhimento poderá se configurar como triagem — quando houver vagas para atendimento  por técnico ou estagiário do serviço — ou  plantão psicológico — quando não existir  a disponibilidade de vagas. Seja na triagem ou no Plantão, o primeiro atendimento é agendado por ordem de chegada na recepção.

Os atendimentos de acolhimento, nas modalidades de Triagem e Plantão, ocorrem durante um período específico do ano, conforme escala de disponibilidade exposta na recepção e divulgada em nossa rede social.

A permanência do cliente no SEPA, após a triagem, dependerá dos seguintes critérios:

  1. Existência do atendimento solicitado
  2. Disponibilidade de vagas no Serviço
  3. Questões clínicas do caso
  4. Adequação do cliente ao critério de renda

Não há possibilidade do serviço-escola atender casos de urgência. Na ausência de vaga imediata para psicoterapia, o usuário será encaminhado para outros serviços-escolas,  a rede de atendimento público ou ficará em lista de espera, que terá validade até o final do ano e esta será consultada de acordo com a disponibilidade de salas e de horários de ambas as partes (terapeuta e cliente).

 

Psicoterapia individual  

Serviço destinado à comunidade externa e interna que visa melhorar a saúde mental do usuário para lidar com as suas dificuldades em diversas esferas da vida, seja na família, na relação afetiva ou em outros grupos sociais, na escola/universidade, no trabalho, etc.

Avaliação e intervenção neuropsicológica

Serviço destinado a crianças e adolescentes para a avaliação e a intervenção frente as funções cognitivas do indivíduo (atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória operacional, aprendizagem, planejamento, controle inibitório,  etc.),  cujo desempenho precisa ser estimulado ou remediado.

Atendimento psicopedagógico

Serviço destinado em  alunos da comunidade acadêmica da UFRN e da Educação Básica matriculados na rede pública para identificar e intervir em dificuldades ou em transtornos de aprendizagem, visando estimular o desenvolvimento de funções ou de habilidades necessárias para o processo de aprender.

 Grupo terapêutico

Atividade promotora da saúde mental de pessoas que tenham interesse em compartilhar seus problemas, sejam estes semelhantes ou não com os demais, a fim de construir uma rede de apoio social e aprender técnicas em grupo que facilite o enfrentamento das questões que lhes trazem sofrimento.

Grupo de Orientação Profissional

Atividade promotora de reflexões acerca da escolha do curso e da carreira profissional que, por meio do autoconhecimento e da troca de experiências, possa favorecer a identificação de áreas de interesse e a construção de um projeto de vida relacionados ao trabalho.

Grupo de Enfrentamento à Timidez

Atividade voltada para pessoas ansiosas frente a situações sociais, no intuito de oportunizar  a vivência de situações temidas no seu cotidiano, a partir da compreensão de suas dificuldades e do desenvolvimento de algumas habilidades sociais.

Grupo de Práticas de Meditação

Atividade promotora de exercícios que conduzem ao relaxamento, à consciência corporal e à regulação emocional, favorecendo o auto-cuidado e a qualidade de vida das pessoas praticantes.

Rodas de conversa com adolescentes sobre saúde mental e suicídio

Atividades preventivas realizadas com adolescentes em escolas da rede pública, visando construir espaços para discutir, favorecendo a fala e a escuta diante do sofrimento, além da reflexão sobre temáticas relativas à saúde mental e suicídio entre os participantes que permita o olhar para o auto-cuidado e o cuidado com o outro.

Avaliação e apoio psicossocial no Trabalho

Atividades de promoção à saúde que objetiva contribuir com a redução dos riscos ou o efeito do dano e melhorar as condições de trabalho, a partir de o conhecimento acerca dos aspectos psicossociais do trabalho e a utilização de técnicas que promovam debates e conscientização da importância dessa temática.

Consultoria Organizacional e do Trabalho

Atividades realizadas no âmbito de setores e de instituições que demandam serviços  de diagnóstico organizacional, desenvolvimento de políticas e de práticas em gestão de pessoas e apoio psicossocial para o bem-estar e a qualidade de vida no contexto das organizações.