O SEPA – Serviço de Psicologia Aplicada, órgão suplementar da UFRN, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA, funciona como Serviço-escola do Curso de graduação e Cursos de pós-graduação em Psicologia.
Dessa forma, os dois grandes objetivos do SEPA são:
(1) Servir de campo de formação profissional em Psicologia, por meio de atividades de ensino, projetos de pesquisa e ações de extensão.
(2 ) Prestar atendimentos nas áreas de atuação psicológica, à comunidade em geral, às unidades da administração pública e às organizações sem fins lucrativos, priorizando a população de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.
O SEPA, idealizado e criado em 1965 pelo psiquiatra Francisco Quinho Chaves Filho, desenvolvia os primeiros trabalhos com instrumentos psicológicos de medida antes mesmo da criação do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no ano de 1976.
Os serviços de psicoterapia, que atualmente são os mais oferecidos à comunidade, começaram a funcionar a partir do início dos anos de 1980 em razão da requisição dos primeiros estágios para concluintes do curso de psicologia da UFRN.
Com a origem desse curso, o SEPA, até então servindo ao estágio do curso de pedagogia, volta-se exclusivamente para os formandos em psicologia, permanecendo assim até os dias atuais.
Cronologia do SEPA
· 1965 – Fundação do CEPA – Centro de Psicologia Aplicada, pelo médico psiquiatra potiguar Quinho Chaves;
· 1967 – Transferência do CEPA para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no processo de federalização da FFCL – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, gerida até então pela Fundação José Augusto, órgão do estado do Rio Grande do Norte. Nesse ano, passou a denominar-se SEPA – Serviço de Psicologia Aplicada;
· 1968 – Transformação do SEPA em órgão complementar da UFRN, vinculado diretamente à Reitoria. Nessa época, funcionava na rua Mipibu, no centro de Natal/RN;
· 1971 – Contratação dos psicólogos Ana Lúcia Lobo e Francisco Correia, pernambucanos, primeiros psicólogos a atuarem no estado do Rio Grande do Norte;
· 1972 – Nomeada a primeira psicóloga diretora do SEPA. Nilza Maria Molina Mendes, natural do Rio Grande do Sul;
· 1976 – Criação do curso de Psicologia da UFRN;
· 1980 – Início do serviço de psicoterapia;
· 1982 – Transferência do SEPA para o campus central da UFRN;
Início da década de 1980 até os dias atuais – Volta-se exclusivamente para a formação de alunos do curso de Psicologia da UFRN.