O Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL) iniciou suas atividades no ano de 2001, com o curso de Mestrado acadêmico na área de Metafísica, com linhas de pesquisa em Problemas de Metafísica e História da Metafísica, contando, inicialmente, com 6 (seis) professores doutores como membros permanentes de seu corpo docente. No ano de 2005, o PPGFIL se integrou ao consórcio formado pela UFPB e UFPE para criação do Programa Integrado de Doutorado em Filosofia (PIDFIL).

Em 2007, o curso de Mestrado foi ampliado, passando a incluir a área de Lógica e Filosofia Formal, com linha de pesquisa homônima. Em 2015, o PPGFIL teve o seu Doutorado próprio aprovado pela Capes e, atualmente, o corpo docente é formado por 19 (dezenove) professores doutores como membros permanentes, além de contar com a colaboração de professores doutores de outros Programas de Pós-Graduação em Filosofia de outras instituições do país.

O Programa tem como área de concentração a "Filosofia" e como linhas de pesquisa a "Metafísica e Lógica" e "Ética e Filosofia Política". O curso de Mestrado tem duração de 24 meses e o de Doutorado tem duração de 48 meses.

Coordenador:
Eduardo Aníbal Pellejero
Vice-coordenador:
Federico Sanguinetti

Regulamento PPGFIL – UFRN