Ética e Filosofia Política

Status: Certificado pelo CNPq

Ano de formação: 2013

Data da última atualização: 28/05/2015 16:00

Líder do grupo: Joel Thiago Klein

Site: Em desenvolvimento

Pesquisadores:

Dr. Joel Thiago Klein, Dr. Antônio Basílio Novaes Thomaz de Menezes, Dra. Cinara Maria Leite Nahra, Dra. Maria Cristina Longo Cardoso Dias, Dr. Sérgio Luís Rizzo Dela-Sávia, Dr. Eduardo Aníbal Pellejero

Linhas de pesquisa:

Fundamentação da Política, do Estado e do Direito e Fundamentação do Agir Ético.

Fundamentação da Política, do Estado e do Direito:

Investiga temas clássicos de filosofia política em autores antigos, medievais, modernos e contemporâneos. Envolve questões relacionadas com: a formação do Estado; poder e autoridade; razão e história; relação entre direito, Estado e sociedade; vínculos e rupturas entre ética e política; ideologia e capital; teoria política; teorias da justiça; justiça e direito; justiça distributiva e teorias da democracia; tensão entre estética e política; estética, cultura e sociedade.

Fundamentação do Agir Ético:

Estudo de questões clássicas de fundamentação do agir ético segundo a perspectiva da ética das virtudes, da ética kantiana, do utilitarismo, do contratualismo moral, da ética do discurso e das éticas feministas. Abrange temas como: ação ética e dever; moral e virtude; sentimentos morais; ética e linguagem; metaética; ética aplicada; ética e cultura; crítica da moral.

Grupo de Estudos em Metafísica e Tradição - GEMT

Status: Certificado pelo CNPq

Ano de formação: 2000

Data da última atualização: 15/09/2004 20:00

Líder do grupo: Oscar Federico Bauchwitz, Markus Figueira da Silva

Site: www.cchla.ufrn.br/cafefilosofico

Repercussões dos trabalhos do grupo:

Os membros do GEMT colaboram regularmente com publicações nacionais e internacionais. Desde Agosto de 2000, o Grupo elaborou projeto de extensão que visa à divulgação de suas pesquisas -- o "Café Filosófico" --, que desde sua criação promoveu 115 conferências de vários pesquisadores e intelectuais do GEMT e de diversas cidades e instituições do Brasil. Coletâneas reunindo os trabalhos apresentados foram publicados em 2001 e 2004 (ISBN 8588302063), Uma outra coletânea reunindo trabalhos apresentados num Simpósio promovido pelo GEMT por ocasião do centenário do nascimento de Jorge Luis Borges foi publicada (85-2370390-X, EDUFPB). Grupos de Estudo sobre Ceticismo e Epicurismo, Neoplatonismo, Metafísica e História e Metafísica e Literatura estão em andamento e funcionam como laboratórios de pesquisa e de discussão de idéias, teses e conceitos, tendo dado origem a produções variadas.

Pesquisadores:

Cláudio Ferreira Costa, Francisco Ivan da Silva, Ilza Matias de Sousa, Maria Emilia Monteiro Porto, Maria Ruth Sousa Dantas de Araújo, Markus Figueira da Silva, Monalisa Carrilho de Macedo, Oscar Federico Bauchwitz.

Estudantes:

Alan Marinho Lopes, Aline Borba Maia, Assileide de Melo Dantas, Cláudia Aprille de Araújo, Cristiane Fianco, Everton da Silva Rocha, Flávio Macedo Freire, Íris Fátima da Silva, Leila Maria de Jesus da Silva, Lenin Campos Soares, Lucas Mafaldo Oliveira, Luiz Roberto Alves dos Santos, Maíra Bezerra da Costa, Maria Gilsa de Medeiros, Maria Luiza Paula de Souza Neves, Maristela de Carvalho Cruz, Paulo Jorge de Souza Antas, Rodrigo Vidal do Nascimento, Séphora Maria Alves Bezerra, Solange de Oliveira Rodrigues, Soraya Guimarães da Silva, Thiago de Oliveira Barbalho, Williane de Souza Oliveira.

Linhas de pesquisa:

Filosofia e Psicanálise, História da Metafísica, História e Historicidade, Metafísica e Literatura, Problemas de Metafísica.

Lógica, Conhecimento e Educação

Status: Certificado pelo CNPq

Ano de formação: 1997

Data da última atualização: 04/06/2004 15:22

Líder do grupo: Ângela Maria Paiva Cruz, Maria da Paz Nunes de Medeiros

Site: em construção

Repercussões dos trabalhos do grupo:

As atividades do Grupo “Lógica, Conhecimento e Educação”, dão continuidade àquelas desenvolvidas no Grupo “Cultura Científica e Produção do Conhecimento nas Ciências”, priorizando estudos sobre a produção, a representação e a disseminação do conhecimento, que atingem alunos, professores e sociedade em geral. A postura epistemológica e metodológica então adotada nos projetos é resguardada, continuando a impor o caráter coletivo do grupo e destacando as articulações necessárias à interdisciplinaridade e ao estabelecimento da relação entre os vários níveis de ensino e competência. O grupo estruturou-se com a participação de pesquisadores com formação em áreas diversas e alunos de diferentes níveis de ensino, e a pesquisa realizada pressupõe o acesso a informações de áreas distintas do conhecimento, passando pelas explicações científicas fenômenos ou questões relevantes e pelos fundamentos lógicos, ontológicos e epistemológicos das mesmas. Isto se dá no âmbito de projetos distribuídos em três linhas de pesquisa que focalizam a Modelagem Conceitual (que abrange estudos de interesse para o ensino da filosofia e da ciência, investigando conceitos tais como: conseqüência lógica, argumentação, educação, mente, ética, objeto, vida, espaço) e a Modelagem Lógica (que investiga sistemas lógicos clássico e não-clássicos) de discursos científicos ou filosóficos. Ao disseminar conhecimentos filosóficos/científicos relevantes numa perspectiva mais contemporânea, o grupo tem contribuído para a formação filosófico/científica da comunidade acadêmica e sociedade em geral.

Pesquisadores:

Ângela Maria Paiva Cruz, Antônio Basílio Novaes Thomaz de Menezes, Cinara Maria Leite Nahra, Daniel Durante Pereira Alves, Edrisi de A. Fernandes, Glenn W. Erickson, Jaime Biella, João Marcos, José Eduardo de Almeida Moura, Juan A. Bonaccini, Maria Cristina Dal Pian, Maria da Paz Nunes de Medeiros, Ruben Guedes Nunes, Sandra Sassetti Fernandes Erickson, Sérgio Eduardo Lima da Silva, Tassos Lycurgo Galvão Nunes, Telêmaco César de Oliveira Jucá, Túlio Sales Souza Lima.

Estudantes:

Adriano Marques da Silva, Alberto Leopoldo Batista Neto, Carmen Suely Cavalcanti de Miranda, Daniel Liberalino Monte, Inácio Gomes de Abreu Neto, Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho, Josailton Fernandes de Mendonça, Liedna do Nascimento Silva, Lourival Bezerra da Costa Junior, Oscar Cavalcante de Albuquerque, Ricardo Cesar Avelino, Roseane Pereira da Silva, Stanley Kreiter Bezerra Medeiros, Yama Elice Aguiar de Oliveira.

Linhas de pesquisa:

Lógicas Clássica e Não-clássica, Modelos de Explicação e Representação do Conhecimento, Ética e ética aplicada.

Metafísica Contemporânea

Status: Certificado pelo CNPq

Ano de formação: 2018

Data da última atualização: 26/02/2018 13:06

Líder do grupo: Dax Fonseca Moraes Paes Nascimento, Federico Sanguinetti

Site: em construção

Repercussões dos trabalhos do grupo:

O Grupo de Pesquisa "Metafísica Contemporânea" tem como objeto de estudo a reorientação dos problemas metafísicos mediante os resultados, impasses e lacunas da crítica kantiana da razão especulativa, que, restringindo o âmbito do conhecimento possível e a suas leis submetendo o horizonte do pensável, supunha o que, para muitos, significou o fracasso do projeto da metafísica ocidental. Em suas duas linhas de pesquisa, procura-se dar conta de duas vias assumidas pela metafísica contemporânea, uma que se pode vincular à dita "filosofia continental", outra que dialoga com a tradição denominada "analítica", procurando evitar restrições formalísticas e favorecer a integração de abordagens diversas. As atividades do grupo têm como perspectiva a realização de eventos, articulação externa (nacional e internacional) em pesquisa e extensão e produção bibliográfica de caráter inovador, com destaque para estudos de filosofia alemã.

Pesquisadores:

Dax Fonseca Moraes Paes Nascimento, Eduardo Ribeiro da Fonseca, Fabio Ciracì, Federico Sanguinetti, Michela Bordignon, Tito Marques Palmeiro, Rogério Fabianne Saucedo Corrêa, Suze de Oliveira Piza.

Estudantes:

Allanah Samela Leonez Ferreira, Ana Eduarda de Oliveira Medeiros, Helena Pimenta Gurgel, Izabela Loner Santana, Jéssica Barros Silva, Sarah Maira Fernandes de Andrade.

Linhas de pesquisa:

FIlosofias da Existência, Ontologia, Processos, Conhecimento.