I Seminário sobre a Política no RN

WhatsApp Image 2023-10-16 at 16.02.40

IPP promove I Seminário sobre a Política no Rio Grande do Norte

O Instituto de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte promove, no dia 26/10, às 15h, no Auditório 1 do Nepsa II da UFRN, o I Seminário sobre a Política no Rio Grande do Norte. O evento contará com a mediação do professor Alan Lacerda, docente do IPP e pesquisador do grupo de pesquisa “Estado e Políticas Públicas,” com diversas publicações voltadas para o cenário político do Rio Grande do Norte.

Além disso, terá como debatedores os professores José Antonio Spinelli, do Departamento de Ciências Sociais, que abordará questões relacionadas à política estadual na Primeira República (1889/1930) e no período varguista (1930/45); Jailma Lima, do Departamento de História da UFRN/Caicó, que discutirá sua pesquisa sobre as eleições das décadas de 1940 e 1950, a qual resultou no livro “Taquei Detefon nos Brutos: o Rio Grande do Norte em campanha política (1945 – 1955)”; e José Lacerda Alves Felipe, aposentado do Departamento de Geografia da UFRN, que abordará o tema de sua tese de doutorado, intitulada “A (re)invenção do lugar: os Rosado e o ‘País de Mossoró’”.

Trata-se de iniciativa importante para o reconhecimento da política potiguar enquanto objeto de análise na universidade. Com frequência, a literatura a respeito do tema fica espalhada em textos que terminam conversando pouco entre si e sendo pouco divulgados à medida que o tempo passa. Este evento, primeiro de uma série, objetiva contribuir para esse processo de valorização dos estudos sobre a política norte-rio-grandense.

As inscrições estão abertas no SIGAA para público interno e externo. Basta seguir o caminho https://sigaa.ufrn.br > Extensão > Acesso à Área de Inscritos em Cursos e Eventos e logar com a conta do gov.br para realizar a inscrição.