REGIMES URBANOS E GOVERNANÇA METROPOLITANA
Credenciamento(2)
Aleatorias(10)
Aleatorias(5)
Vendalivros(2)Ultraliberal(4)ST3(1)ST2(2)ST1(1)Mesa3(11)Mesa3(9)Mesa2(4)Mesa1(5)Mesa1(1)Governanca(3)Credenciamento(2)Aleatorias(10)Aleatorias(5)

O Evento

REGIMES URBANOS E GOVERNANÇA METROPOLITANA

(Encontro Nacional da Rede Observatório das Metrópoles)

Natal/RN, 29 a 31 de março de 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

As atuais dinâmicas sociais, econômicas e culturais – atuantes nas cidades e nas metrópoles – reforçam preocupações históricas e trazem novos problemas ao debate sobre o Direito à Cidade. Apoiado no novo projeto INCT – Observatório das Metrópoles (“A Metrópole e o Direito à Cidade”), o presente Seminário intenta apresentar um quadro atualizado da pesquisa em estudos urbanos e regionais, com ênfase na Governança e nos Regimes Urbanos. Como ambiente de debate, o Seminário também objetiva iluminar alguns pontos da atual agenda urbana brasileira considerando, desse modo, as diferentes formas de gestão e de implementação de práticas (públicas e privadas) socio espaciais. Evidenciar os mecanismos que impedem – ou dificultam – alcançar o bem-estar urbano, e que passam pelas contingências do Planejamento e do investimento público, podendo revelar um novo caminho de pesquisa sobre as cidades, com especial atenção aos Regimes Urbanos, às formas particulares dos “capitalismos urbanos”, às relações entre o público e o privado na produção do espaço, entre outros. Por fim, pretende refletir sobre a incorporação da dimensão territorial nas políticas urbanas e sociais locais e internacionais, convidando pesquisadores do Brasil e de outros países – contando com a presença de dois importantes investigadores como João Ferrão e Luísa Schmidt, ambos da Universidade de Lisboa.

Comissão de Organização:
Prof. Dr. Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva
Ms Felipe Tavares de Araújo
Profa. Dra. Lindijane de Souza Bento de Almeida
Profa. Dra. Maria do Livramento M. Clementino (Coordenadora)
Profa. Dra. Rita de Cássia da Conceição Gomes
Profa. Dra. Sara Raquel F. Q. de Medeiros