III ENCONTRO DE SOCIOECONOMIA DO MEIO AMBIENTE E POLÍTICA AMBIENTAL
2015 SemapaIII Foto1
2015 SemapaIII Foto1
2015 SemapaIII Foto2
2015 SemapaIII Foto3
2015 SemapaIII Foto4
2015 SemapaIII Foto5
2015 SemapaIII Foto6
2015 SemapaIII Foto7
2015 SemapaIII Foto12015 SemapaIII Foto22015 SemapaIII Foto32015 SemapaIII Foto42015 SemapaIII Foto52015 SemapaIII Foto62015 SemapaIII Foto7

O adiar da concretização de algumas metas da política ambiental brasileira e o efeito conjugado com a crise econômica, mudança climática, crescimento populacional e exploração continuada de recursos naturais colocam-nos perante novos desafios. Desde logo, a resposta aos problemas que caracterizam o estado potiguar, com destaque natural para as restrições no acesso à água e aos serviços de saneamento por parte das comunidades urbanas e rurais. Mas também para a forma como estes temas se repercutem transversalmente sobre uma gama de preocupações e políticas públicas, quer sejam no debate sobre desigualdades sociais, produção agrícola, riscos para a saúde pública e governança, e para a intercepção com os contextos de proximidade, para assim se articularem estratégias e fomentar novas pesquisas, explorando novas oportunidades, designadamente ao abrir a investigação a novos domínios.

Vivemos num momento em que, se nada for feito, a crise ambiental poderá aprofundar velhas assimetrias, ao condicionar o acesso a recursos a comunidades mais fragilizadas e ao dirigir as prioridades apenas para algumas áreas de intervenção em face da escassez dos meios financeiros e humanos disponíveis. Essa possibilidade tem da parte da academia uma responsabilidade acrescida, de análise dos problemas e descodificação de matérias mais técnicas, mas também de ligação entre o saber científico e os saberes locais, reconhecendo que complexidade cada vez maior dos problemas exige nova busca por soluções e maior envolvimento dos atores locais, quer sejam os municípios quer sejam os representantes da sociedade civil.

Faz-se fundamental importância um debate sobre a política e a sua concretização e monitoramento, não só para o resgate da situação atual, de crise e insustentabilidade que se instaura em pleno crescimento, como também para discutir a real viabilidade dos novos conceitos norteadores dessa política.

Portanto, para a reflexão dessas e outras questões, propomos a realização do IV Encontros de Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental e convidamos a comunidade acadêmica e sociedade em geral para participar e debater as questões da sustentabilidade ambiental de maneira interdisciplinar, que no seu quarto encontro tem como pano de fundo o debate sobre a política e gestão ambiental no Brasil e no Rio Grande do Norte.

Neste quarto ano de encontro os seus propositores deram um caráter mais multidisciplinar assim juntamente com o Departamento de Políticas Públicas, pesquisadores do Departamento de Ecologia e do Departamento de Economia foram convidados a coordenar o evento em conjunto. No âmbito do apoio das instituições externas, contamos com o apoio do IFRN que através da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável dos Recursos Naturais.

O IV SEMAPA faz parte das ações desenvolvidas pelos coordenadores do encontro, mestrandos e graduandos que formam o grupo de pesquisa Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento, localizado no Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Assim, a realização do IV SEMAPA visa consolidar as ações de pesquisa e extensão do grupo iniciadas nos encontros I, II e III realizados em 2013 e 2015.

Assim como nos anos anteriores, este quarto encontro possui como objetivo geral fomentar o debate sobre questões relativas a Meio Ambiente e Sociedade no Rio Grande do Norte. Como objetivos específicos, espera-se: a) reunir pesquisadores de formação multidisciplinar interessados com a questão social e ambiental; b) proporcionar o espaço para apresentação de pesquisas sobre temas relacionadas a socioeconomia e política ambiental no âmbito das ciências sociais, humanas e naturais; c) contribuir para a ampliação das discussões sobre temáticas socioeconômicas e ambientais já realizadas na ; d) viabilizar para a sociedade potiguar as discussões de ponta sobre meio ambiente e sociedade; e) consolidar as ações de pesquisa e extensão do grupo Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento.

A partir da realização do IV SEMAPA espera-se fortalecer e ampliar o debate sobre as questões socioambientais nas instituições promotoras do encontro. O evento pode significar uma oportunidade para fortalecer e “incorporar às práticas acadêmicas e às ações administrativas o princípio de sustentabilidade: ambientalmente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. O IV SEMAPA propõe-se, ainda a ser um canal de reflexão entre a sociedade potiguar e a Universidade no que tange a questões ambientais contemporâneas.

O produto da Mesa Redonda, Conferências, banners e comunicações serão organizados em Anais eletrônicos, podendo ser através do site, com link já reservado pela Biblioteca Nacional e ISSN 2447-6692 http://semapa.ufrn.br/site_semapa/index.html

Conforme já realizado nas edições anteriores, a memória audio visual do evento será disponibilizada no canal do Youtube https://www.youtube.com/channel/UClo9Xu-zhfK2XQlfoWCdbnQ .

Apresentação de papers e banners

O III SEMAPA convida a comunidade acadêmica para o envio de trabalhos acadêmicos, fruto de resultados de pesquisa, nas áreas de ciências humanas e sociais. Os/as autores deverão abordar temáticas que são os eixos principais do encontro, ou seja, elementos de socioeconomia e política ambiental. Cada autor terá 15 minutos para apresentação do seu trabalho. O calendário para envio dos papers constará das seguintes datas: Chamada de trabalho (papers e banners): 27 de julho de 2015 a 05 de novembro de 2015 Resultado dos trabalhos selecionados: 08 de novembro de 2015 Entrega definitiva do texto, inclusive com as devidas revisões gramatical e ortográfica, para publicação em Anais: 12 de novembro de 2015.

Normas para envio de papers

a) Proponentes: a partir de mestrandos/as;

b) Conteúdo: ensaio, contendo problematização e/ou resultados de pesquisa;

c) Tamanho: entre 8.000 e 10.000 caracteres com espaço (aproximadamente quatro páginas), excetuando as referências;

d) Formatação: espaçamento 1,5, fonte Palatino Linotype, tamanho 12. Papel A4, margem superior e esquerda 3; direita e inferior 2;

e) Título principal: justificado maiúsculo, tamanho 14;

f) Subtítulo: justificado em negrito, tamanho 12;

g) Referências: padrão ABNT2;

h) Envio dos papers: encontros.semapa@gmail.com

Os apresentadores que tiverem os seus papers aprovados serão considerados previamente escritos no III SEMAPA.

Normas para envio de banners

a) Proponentes: a partir de graduandos/as;

b) Envio de resumo expandido com no máximo 3 páginas, incluindo referências bibliográficas, objetivo do trabalho, procedimentos metodológicos, resultados, discussão e conclusões;

c) Tipo de arquivo preferencialmente WORD, redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas do tipo simples, com alinhamento justificado;

d) Referências: padrão ABNT2