Chefe do Departamento de Geografia (DGE)
Hugo Arruda de Morais – Currículo Lattes

Vice Chefe do departamento de Geografia (DGE)

Ione Rodrigues Diniz Morais – Currículo Lattes

História do DGE

A criação do curso de Geografia está intimamente ligada à fundação da Faculdade de Filosofia de Natal, que nasceu sob a responsabilidade da Associação dos Professores do Rio Grande do Norte, através da resolução nº 01, de 12 de março de 1955, aprovada em assembleia geral extraordinária. O curso de Geografia foi autorizado a funcionar em 18 de dezembro de 1956, com o Decreto federal de nº 40.573, da mesma data, mas o reconhecimento oficial só veio a ocorrer em 16 de setembro de 1959, com o Decreto nº 46.868, do Governo Federal (PPP, 2000).

Os primeiros docentes do curso de Geografia foram profissionais de reconhecido saber, quais sejam: Otto de Brito Guerra, Boanerges Soares de Araújo, Hélio Mamede de Freitas Galvão, Túlio Bezerra de Melo e Luis da Câmara Cascudo, que já era reconhecido internacionalmente como folclorista e historiador.

Em 1960, o curso recebeu seu primeiro profissional docente com formação em Geografia: a professora Dagmar Barbalho de Azevedo, que se responsabilizou pela disciplina Geografia Humana.

No final da década de 1970, vários acontecimentos contribuíram para uma mudança na política acadêmica da UFRN e, por extensão, no curso de Geografia. O primeiro foi uma reformulação administrativa, com o desmembramento dos Departamentos de Ensino. No caso específico de Geografia, o antigo Departamento de Filosofia, História e Geografia foi desmembrado, ficando cada curso ligado a um departamento específico, o que foi disciplinado pela Resolução nº 126/80 – CONSEPE –, de 17 de julho de 1980, surgindo portanto, o DGE. Desse modo, a década de 1980 se iniciou com a consolidação do curso, que tinha como finalidade melhorar sua qualidade. Em decorrência, por meio da Resolução nº 271/1982 – CONSEPE –, foi regulamentado o Curso de Geografia (Bacharelado) e o de Geografia (Licenciatura).

Em 1999 foi criado o Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGe/UFRN. Tal obra estabeleceu um novo paradigma na formação qualificada de pessoal no Estado do Rio Grande do Norte, sendo um marco nas atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa na Área de Geografia da região.

Atualmente, o DGE possui 23 professores doutores efetivos. Desenvolve atividades de ensino na Graduação e na Pós-Graduação nos níveis mestrado e doutorado. Além disso possui sete Laboratórios de Ensino e Pesquisa, dois projetos institucionais e uma Revista Científica.