Coordenador: Prof. Dr. Luiz Antonio Cestaro

Vice-coordenadora: Juliana Felipe Farias

Email: ecpufrn@gmail.com

Telefone: 3342-2222 – Ramal 584

 

HISTÓRIA

A Estação Climatológica Principal – ECP da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, vinculada ao Departamento de Geografia – DGE foi fundada em 28 de março de 1983. Possui área total de 2.500 m2, dos quais o cercado interno mede 12x18m, onde estão localizados a maioria dos instrumentos. Na sua composição atual, a estação climatológica do DGE/UFRN conta uma PCD automática operada por satélite pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), instrumentos convencionais de registro e mensuração de variáveis climáticas. Conta também com um prédio de apoio, onde se localiza um escritório, uma sala de apoio para transmissão dos dados, uma sala de aula com capacidade para 20 alunos, e mais duas outras salas de suporte as atividades desenvolvidas na estação.

Portanto, desde 1983, a estação climatológica da UFRN vem desenvolvendo um trabalho de observação de fenômenos meteorológico, através de um convênio firmado entre a UFRN e o INMET, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com o convênio mencionado, são realizadas 3 (três) leituras diárias, nos horários padrões do INMET, que são os horários de 12:00 UTC 18:00 UTC e 24:00 UTC (Tempo Universal Coordenado). Obedecendo ao meridiano de Greenwich, paralelo inicial, para considerar o horário oficial de Brasília, são 3:00 horas a menos, que se constituía hora legal do país. Isso significa que horário de leitura dos instrumentos da Estação são às 09:00, 15:00 e 21:00hs.

Após a coleta dos dados, estes são codificados para mensagem de SYNOP e transmitido antes através de rádio. Atualmente, também podem são transmitidas pela internet. Essas mensagens são transmitidas para a Recife-PE, onde fica localizada o 3º Distrito de Meteorologia sede Regional do INMET e em seguida é enviado para do Instituto Nacional de Meteorologia sediado em Brasília – DF, local onde se centraliza todas as informações colhidas nas mais de 460 estações distribuída em todo país, dados estes que servirão para alimentar a Carta de Previsão Meteorológica entre outras finalidades.

O INMET está hoje subdividido em 10 distritos nas sedes regionais em vários estados brasileiros, possui estações em todos os estados brasileiros, possuindo 55 estações no nordeste e 09 em nosso Estado do RN, que estão distribuída em 9 municípios: Natal, Mossoró, Caicó, Ceará-Mirim , Santa Cruz, Cruzetas, Florânia , Apodi e Macau.

 

INSTRUMENTOS REGISTRADORES

  1. Anemógrafo – Registra continuamente a direção (em graus) e a velocidade instantânea do vento (em m/s), a distância total(em km) percorrida pelo vento com rajadas(em m/s).
  2. Anemômetro – Mede a velocidade do vento (em m/s) e, em alguns tipos, também a direção (em graus).
  3. Barógrafo – Registra continuamente a pressão atmosférica em milímetros de mercúrio(mmHg) ou em lmilibares(mb).
  4. Heliógrafo – Registra a insolação ou a duração do brilho solar, em horas décimos.
  5. Higrógrafo – Registra a umidade do ar, em valores relativos, expressos em porcentagem (%).
  6. Microbarógrafo – Registra continuamente a pressão atmosférica – em milímetros de mercúrio em hectopascal (hPa), numa escala maior que a do Barógrafo, registrando as menores variações de pressão, o que lhe confere maior precisão.
  7. Piranógrafo – Registra continuamente as variações da intensidade da radiação solar global, em cal.mm-2, mm-1
  8. Pluviógrafo – Registra quantidade de precipitação pluvial (chuva), em milímetros(mm).
  9. Termo-hidrógrafo – Registra, simultaneamente, a temperatura(ºC) a umidade relativa do ar (%).

 

INSTRUMENTOS MEDIDORES

  1. Barômetro de Mercúrio – Mede a pressão atmosférica em coluna de mercúrio(mm Hg) e em hectopascal(hPa).
  2. Evaporímetro de Pichê – Mede a evaporação em milímetros(ml) ou milímetro de água evaporada – a partir de uma superfície porosa, mantida permanente umedecida por água.
  3. Pluviômetro – Mede a Registra quantidade de precipitação pluvial (chuva), em milímetros(mm).
  4. Psicrômetro – Composto de dois termômetros idênticos, que de modo indireto que mede a umidade relativa do ar – em porcentagem (%), um denominado termômetro de bulbo seco e o outro de bulbo úmido esse último é  mantido molhado, ou molha no momento que vai obter a leitura.
  5. Tanque Evaporação – Classe A – Mede a evaporação em milímetros (mm) – numa superfície livre de água.
  6. Termômetros de Máxima e Mínima – Indicam as temperaturas máxima e mínima do ar ( ºC), ocorridas no dia.