rmnatal@cchla.ufrn.br(84) 3342-2224, Ramal 400

Texto Completo PDFANAIS CompletoISSN – CDISSN – Resumos

Data e Local do Evento:
Data: 9, 10 e 11 de maio de 2012
Local: Praiamar Natal Hotel & Convenções. Rua Francisco Gurgel, 33. Ponta Negra. CEP: 59090-050. Natal/RN – Brasil

Objetivos

Promover o debate e refletir sobre as possibilidades de articulação entre as políticas ambiental e urbana no contexto da revisão do Código Florestal, dos dez anos do Estatuto da Cidade e dos debates associados ao momento RIO +20, buscando avançar na compreensão das especificidades da APPs no meio urbano e na estratégia de seu planejamento e gestão, considerando os temas de modo localizado, gestão, impactos e formas de mediação, comunidade e participação social.

Contando com espaços de discussão em formato de Conferências, Mesas Redondas, Grupos de Trabalho, exposições e lançamento de livros, o evento espera consignar diversos resultados complementares e que não esgotam o tema, mas que são passos importantes. Abordará as legislações ambiental e urbana (Federal, Estadual e Municipal), relacionando o Código Florestal e o Estatuto da Cidade, além dos limites e desafios impostos à gestão, à implementação de práticas de salvaguarda ambiental e ao processo ampliado de práticas comunitárias e participativas de manejo dos recursos naturais – considerando as diversas escalas de cidades e aglomerados metropolitanos. Propiciará ainda, importantes reflexões, sobre a regulamentação e implementação de arranjos institucionais para ação de recuperação socioambiental nas cidades na forma de uma agenda propositiva.

Público esperado

O evento destina-se a pesquisadores, docentes, estudantes da graduação e da pós-graduação, técnicos da gestão pública, de órgãos de planejamento urbano e ambiental, assim como lideranças de grupos comunitários (afins ao tema), buscando, na diversidade dos trabalhos apresentados, apreender a diversidade das APPs e dos conflitos urbanos.

Objetivos específicos do seminário

Promover e ampliar o debate, a troca de conhecimento e propostas sobre as APPs Urbanas e os conflitos socioambientais existentes;
Refletir sobre as possibilidades de articulação entre as políticas ambiental e urbana no contexto da revisão do Código Florestal, de modo avançar na compreensão das especificidades da APP no meio urbano e sua estratégia de planejamento e gestão, considerando os temas de localizados, gestão, impactos formas de mediação, comunidade e participação social;
Construir de modo conjunto – com grupos de pesquisa, gestores técnicos, entidades representativas e grupos comunitários – uma agenda propositiva sobre o tema.

COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ANPUR. Profa. Dra Ana Clara Torres
Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGAU/UFRN. Profa. Dra. Maria Dulce Picanço Bentes Sobrinha
Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPEUR/UFRN. Prof. Dr. Alexsandro Ferreira da Silva (PPEUR/UFRN)
Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – USP.  Profa. Dra. Maria Lucia Refinetti Rodrigues Martins
Programa de Pós- graduação em Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas. Profa. Dra. Laura Machado de Mello Bueno

Comissão Organizadora:
Comissão Organizadora (docentes) – Maria do Livramento Miranda Clementino (DPP/UFRN); Maria Dulce Picanço Bentes Sobrinha (DARQ/UFRN); Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva (DPP/UFRN); Ruth Maria da Costa Ataíde (DARQ/UFRN).

Equipe Local de Apoio:
 Pesquisadores colaboradores GEHAU/LabHAbitat/UFRN:Fabio Ricardo Silva Góis Universidade Potiguar (UNP); Fabrício Lira Barbosa (Secretaria de Meio Ambiente. Prefeitura de Macaíba); Leonardo Bezerra de Melo Tinoco (Instituto Nacional do Semi-árido (INSA/INCTI); Maria Luiza Galvão (Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia/RN (IFRN); Marise Costa de Souza Duarte, Rosa Maria Pinheiro de Oliveira (CREA/RN)

Alunos de pós-graduação: Camila Furikava (PPGAU/UFRN); Elisania Magalhães Alves Maciel (PPGAU/UFRN); Flavia Laranjeiras(PPEUR/UFRN);Josenita Araujo da Costa Dantas(PPGAU/UFRN); Raissa Camila Salviano Ferreira(PPEUR/UFRN); Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros (PPGAU/UFRN): Silvana Ferraciú Mameri (PPGAU/UFRN).

Alunos de graduação: Heloise Andrielly Nascimento Costa (Engenharia Florestal /UFRN); Sara Judy Christie de Olives Gestão de Política Pública/UFRN); Saulo de Souza Cunha (Geofísica /UFRN).

COMISSÃO CIENTÍFICA – Participantes: Adauto Lúcio Cardoso (UFRJ) ; Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva (UFRN); Ana Cláudia Duarte Cardoso (UFPA); Benny Schvarsberg (UNB); Betânia de Moraes Alfonsin (PUC/RS); Heloisa Soares de Moura Costa ( UFMG); José Júlio Ferreira Lima ( UFPA); Laura Machado de Mello Bueno (PUC/CAMPINAS); Luis Renato Bezerra Pequeno (UFC); Maria do Livramento Miranda Clementino ( UFRN); Marise Costa de Souza Duarte( UFRN); Maria Dulce Picanço Bentes Sobrinha (UFRN); Maria Lucia Refinetti Rodrigues Martins (USP); Regina Dulce Barbosa Lins (UFAL); Rosana Denaldi (UFABC ); Vera Regina Tângari (UFRJ) .

A última modificação foi feita em:Janeiro 23rd, 2018 as 09:39