Estado e Políticas Públicas

CNPQ: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/10679

Ano de criação: 1989

Localização: Instituto de Políticas Públicas – UFRN.

Atua em várias direções de pesquisa cobrindo temáticas no estudo das políticas públicas e relações de governança como: desenvolvimento urbano e metropolitano; renovação das formas de gestão, participação e democracia; cidades e processos sociais e de metropolização. Essas se constituem em temas fundamentais ao contexto político e social atual, importando a universidade e a sociedade, na medida em que serve de ponte de interlocução entre essa IES e os vários níveis de governo. As ações realizadas pelo grupo vem garantindo reconhecimento em termos de financiamento de agências de pesquisa nacional como FAPERN, CNPq, PRONEX e FINEP. Ainda no campo da pesquisa, o grupo participa de um programa “NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA” do CNPq através de projetos desenvolvidos pelo INCT – Observatório das Metrópoles Núcleo Natal.

Linhas de pesquisa:

  • Democracia, Participação e Cidadania
  • Desenvolvimento Urbano e Metropolitano          
  • Governos e Gestão Pública
  • Políticas Públicas  
  • Políticas Sociais

 

RMNatal - Observatório das Metrópoles

Observatório das Metrópoles – Núcleo RM Natal

Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Planejamento Urbano e Regional

Líder do Grupo: Profª. Drª Maria do Livramento Miranda Clementino.

Ano de criação: 2004

Localização: Instituto de Políticas Públicas – UFRN.

Site: https://cchla.ufrn.br/rmnatal/

Principais Linhas de Pesquisa: 

  • Cidades, Metrópoles e Meio Ambiente
  • Desenvolvimento Metropolitano e Urbano
  • Estudos Transversais
  • Gestão Democrática e Participação Social

O Observatório das Metrópoles – Núcleo RMNatal, atua desde 2004 na Universidade Federal do Rio Grande como integrante da Rede de Pesquisa INCT-Observatório das Metrópoles, com mais 17 núcleos, estabelecendo uma rica produção científica sobre os temas relacionados ao desenvolvimento urbano e regional, governança metropolitana, desigualdade social e conflitos ambientais. Conta com pesquisadores de Centros, Departamentos e Instituições de pesquisa no Rio Grande do Norte e parcerias em demais IES e até mesmo em outros países, buscando a excelência na pesquisa e nos trabalhos acadêmicos, na formação de recursos humanos, colaborando no ensino e na extensão universitária. Entre as diversas atuações, o Núcleo RMNatal publica regularmente artigos científicos, livros, relatórios de pesquisa e realiza ampla divulgação científica dos resultados de pesquisas em seminários e eventos sobre as Regiões Metropolitanas, em especial sobre a RMNatal, sendo uma referência às políticas públicas no RN.

Parcerias: Departamentos de Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Demografia, Economia, Ciências Sociais da UFRN e da UFABC.

Rede de Pesquisa:

  • INCT – Observatório das Metrópoles (IPPUR UFRJ)
  • Laboratório de Estudos Metropolitanos de El Colégio de Jalisco (México)

Número de pesquisadores: 

  • Professores: 19
  • Alunos de pós-graduação: 07
  • Alunos da graduação: 06

ESTÚDIO CONCEITO – Arquitetura, Urbanismo, Planejamento Urbano e Estudos Urbanos.

Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Arquitetura e Urbanismo.

Líder do Grupo: Profª Drª Sara Raquel Fernandes de Medeiros.

Site: http://estudioconceito.ufrn.br/

Link CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9138705645330431

O Grupo de pesquisa tem como objetiva realizar análises de políticas públicas contemplando as dinâmicas urbanas e regionais, bem como realizar a proposição de projetos, de variadas escalas, tendo como principais linhas:

  • Arquitetura e Urbanismo Contemporâneo;
  • Dinâmicas Urbanas e Regionais nas/das Políticas Públicas.

O objetivo é desenvolver análises de políticas públicas contemplando as dinâmicas urbanas e regionais, bem como realizar a proposição de projetos, de variadas escalas, que tenham ampla abrangência: pode ser unicamente de pesquisa ou pode ser de pesquisa-intervenção. Será de arquitetura, de urbanismo (desenho urbano), de planejamento urbano ou de estudos urbanos. Para o seu desenvolvimento, é necessária uma clara compreensão do contexto ao qual se refere, tanto o histórico quanto o espaciotemporal. O conceito é aqui um exercício intelectual que visa à experimentação. É necessária, por tudo isso, uma profunda compreensão do referencial teórico pertinente ou o seu desenvolvimento. É a guia, o caminho, o trajeto a ser traçado e seguido ao longo do processo. Não é uma condição inerte e fixa, mas um ponto de vista privilegiado, de onde é possível, inclusive, regular as condições de observação e intervenção ao longo do trajeto.

Laboratório de Estudos Rurais - LabRural/UFRN | Natal RN

Laboratório de Estudos Rurais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Link CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4312316526545551

Criado em 1997, como parte do grupo Estado e Políticas Públicas, tornou-se independente em 2012. Atua numa perspectiva territorial e regional em projetos de pesquisa e extensão em parceria com instituições governamentais, sociais e IFs. O grupo tem importante produção acadêmica nos temas desenvolvimento territorial, políticas públicas, participação social, segurança alimentar, energia eólica, comunidades tradicionais, agroecologia várias delas resultantes de cooperações nacionais e internacionais. Seus pesquisadores estão ligados aos Programas de Pós Graduação em Ciências Sociais, Meio ambiente e Desenvolvimento e Estudos Urbanos e Regionais. Abriga o Núcleo de Agroecologia da UFRN e possui convênio CAPES/ COFECUB/2018 no tema de Transição Agroecológica. Seus membros participam ativamente da ANPUR, Rede de Estudos Rurais, ANPPAS, ANPOCS e REBPSAN e ABCP. Há 3 pesquisadores pós doutores, sendo 2 com bolsa CAPES e vários egressos atuando na gestão pública e no ensino superior.

O Labrural, ao longo dos anos, vem desenvolvendo parcerias em projetos de investigação (PROCAD/Casadinho) com várias universidades nacionais (UFERSA, IFRN, UFPE, UFRPE, UFCG, UEPB, UFRGS, UFSM, UFPEL, UTFPR, UNICAMP, UFRRJ), e internacional (Universidade de Valência), empresa de pesquisa (EPAGRI/SC, EMPARN, FAPERN); com os Ministérios: do Desenvolvimento Agrários, Desenvolvimento Social, da Educação (FNDE), e organismos como:- Associação de Apoio a Comunidades do campo-AACC; SEBRAE/RN; Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar Potiguar-TECHNE, entre outros. Os Pesquisadores do Labrural já orientaram e concluíram: 2 pós-doutorado, 10 teses de doutorado, 44 dissertações de mestrados, 9 especialização, 23 trabalhos de conclusão de curso. Bem como atuou na produção de uma série de artigos científicos e projetos de pesquisa e extensão. Atualmente estão em andamento 6 teses de doutorado, 9 dissertações de mestrado, 4 trabalhos de conclusão de curso, e 4 projetos de Pesquisa e Extensão.

Linhas de pesquisa:

  • Estado, Questão Agrária e Movimentos Sociais
  • Instituições, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional
  • Sociedade e Meio Ambiente

LISAT – Portal IPP

Laboratório Interdisciplinar Sociedades, Ambientes e Territórios – LISAT

Site: https://cchla.ufrn.br/ipp/lisat

CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3123832534452106

O Laboratório Interdisciplinar Sociedades, Ambientes e Territórios (LISAT) é um espaço de estudo, pesquisa e extensão que objetiva o desenvolvimento de estudos sobre as temática socioambientais e suas interfaces regionais e territoriais numa perspectiva interdisciplinar de diálogo e debate que orienta e define as suas duas linhas de pesquisas e as metodologias aplicadas.O LISAT espera desenvolver estudos e pesquisas como foco nas discussões da Vulnerabilidade e Riscos Socioambientais nos territórios urbanos e rurais, na relação Sociedade-Ambiente nos espaços urbano e rural, na Construção de modelos de Adaptação Climática e Resiliência Urbana; Sistemas de Indicadores Sustentáveis e Desenvolvimento, Questões Ambientais e Sociais, Energética, Hídricas, Novas dinâmicas territoriais, Impactos Regionais e Urbanos e Políticas Públicas Ambientais, Urbanas e Regionais entre outras temáticas que privilegia estudos com foco na Realidade do Rio Grande do Norte e sua inserção regional e nacional.

Linhas de pesquisa:

  • Cidades e Questões Socioambientais
  • Regional e Questões Territoriais

O Núcleo RMNatal da Rede Observatório das Metrópoles

Site: http://www.cchla.ufrn.br/rmnatal/

O Núcleo RMNatal da Rede Observatório das Metrópoles é liderada institucionalmente pela UFRN e aglutinada no Núcleo Avançado de Políticas Públicas que reune pesquisadores dos Departamentos de Políticas Públicas, Arquitetura e Urbanismo, Demografia e Geografia, integrantes dos programas de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (mestrado), Ciências Sociais (mestrado e doutorado), Arquitetura e Urbanismo (mestrado e doutorado) e Geografia (mestrado e doutorado) e Programa de Pós-Graduação em Demografia (mestrado). Integra a rede nacional do INCT-Observatório das Metrópoles, coordenada pelo (IPPUR-UFRJ). Atualmente a equipe, coordenada pela Profª. Dra. Maria do Livramento Miranda Clementino, do Departamento de Políticas Públicas, é formada por 11 doutores (sendo 05 das Políticas Públicas, 01 da Geografia, 02 da Arquitetura e 02 da Demografia), 05 mestres (todos doutorandos); 02 mestrandos; 05 graduandos (bolsistas IC) e 01 colaborador, totalizando 24 pessoas.

Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental

Link do CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0451348411880928

O Grupo de pesquisa Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental se constrói com base numa reflexão crítica da sociedade contemporânea e objetiva ampliar e aprofundar análises a partir de estudos com foco nas seguintes temáticas: questões socioambientais contemporâneas, de sustentabilidade e políticas públicas. Relação Sociedade-Ambiente. Gestão Ambiental e territórios rurais e urbanos. Cidades, Metrópoles e Sustentabilidades. Alternativas Energética e Hídrica. Identidade e Percepção socioambientais. Participação e Movimentos socioambientais. População e Meio Ambiente. Governança Ambiental. Mudanças Climáticas e Dimensões Humanas. Essas temáticas refletem a trajetória de estudos que diretamente ou indiretamente buscaram pensar novas formas de sociabilidade em equilíbrio com a natureza.

Linhas de pesquisa:

  • Direito Ambiental e Sociedade
  • Esporte, Sociedade e Políticas Públicas
  • Segurança alimentar no contexto urbano
  • Seminário e Sustentabilidade
  • Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental

Violência, Trabalho e Ilegalismos

Violência, Trabalho e Ilegalismos

CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3444882433347270

O grupo de pesquisa Violência, Trabalho e Ilegalismos é vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da UFRN. Tem caráter multidisciplinar, congregando professores, mestrandos, doutorandos e alunos de iniciação científica de vários cursos, como Gestão de Políticas Públicas, Ciências Sociais, Direito, Geografia, Comunicação Sociais, dentre outros. Tem como objetivo produzir conhecimento teórico e empírico sobre segurança pública, violência e suas articulações com o mundo do trabalho formal e informal. Sendo assim, busca-se compreender as dinâmicas das atividades informais, ilegais e ilícitas no espaço, bem como a tentativa do Estado de controlar as ações que margeiam seus domínios. O grupo também ambiciona produzir artigos, livros, debates, seminários, apresentação de vídeos e outros eventos relacionados às temáticas pesquisadas.

Linhas de pesquisa:

  • Trabalho, Cidade e Ilegalismos
  • Violência, Criminalidade e Segurança Pública