Desafios e Perspectivas das Ciências Humanas na Contemporaneidade

ProgramaÇÃo Cultural

 

Segunda-feira: 18/11 – 17:30
“ERA, É, SERÁ” (espetáculo de dança)
COREÓGRAFO - Leila Araújo e o grupo
DIREÇÃO - Leila Araújo e Larissa Marques
ILUMINAÇÃO: Ronaldo Costa
FIGURINISTA: Ian Bernardino
BAILARINOS - Andressa Karla Oliveira,  Cleo Morais, Hyago Pinheiro, Agnes Aricia, Viviane Santos, Nadja Pimentel, Pc Gurgel, Maximiliano Lira
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: livre
RELEASE:
 O espetáculo versa sobre diversificadas resignificações individuais e coletivas de experiências vividas pelos intérpretes-criadores da Gaya Dança Contemporânea, grupo de extensão da UFRN, com os seus pais e familiares no campo da dança. A partir de um processo de criação colaborativo, os participantes do grupo rememoraram episódios significativos de suas vidas e desenvolveram novos sentidos pela reatualização desses fatos para o desenvolvimento das diversificadas partituras corporais. Para isso, o estímulo da pluralidade das experiências corporais pessoais e artísticas foi primordial para a exploração e a criação dramatúrgica dos corpos em cena. Podemos destacar, dessa maneira, o diálogo com a linguagem do teatro e da música, além da dança, como referências marcantes revividas pelo grupo no momento da criação. Atualmente, o grupo investe em processos de composição colaborativos e na auto gestão das partituras corporais das suas danças.

 

Terça-feira 19/11

 ABOIÁ (espetáculo de teatro)

Direção: Robson Haderchpek
Assistente de Direção: Alex Cordeiro
Apoio Técnico: Clareana Graebner
Direção Musical: Caio Padilha
Iluminação: Ronaldo Costa
Maquiagem e Caracterização: Mona Magalhães
Fotografia e Projeto Gráfico: Pablo Pinheiro e Tiago Lima
Concepção Cenográfica: Ronaldo Costa e Pablo Pinheiro
Equipe de Cenografia: Ronaldo Costa, Alex Cordeiro e Grupo Arkhétypos
Figurinista: Kátia Dantas
Costureira: Fátima Brilhante
Produção: Marina Soares e Grupo Arkhétypos
Preparação Vocal: Mayra Montenegro
Colaboração Artística: Lara Rodrigues Machado

Elenco:
Aldemar Pereira                                 Luana Menezes
Ananda Krishna                                 Lucília Guedes
George Holanda                                Paul Moraes
Izabela Câmara                                  Paulinha Medeiros
João Pedro Araújo                             Tauany Thabata
Leila Bezerra                                      Thainá Medeiros

SINOPSE ABOIÁ
O espetáculo “Aboiá” fala da terra, do sertão, da vida que emana debaixo do sol ardente, das crenças e dos mitos que habitam o imaginário do povo nordestino. Um espetáculo quântico e anacrônico, que subverte a palavra em detrimento da musicalidade e da produção gutural do som, expandindo para o corpo do ator o conceito de neologismo proposto por Guimarães Rosa. “Aboiá” é fruto de um ano e meio de pesquisa realizada pelo Grupo Arkhétypos de Teatro da UFRN e tem como foco o Teatro-Ritual, a liminaridade e a celebração, daí a circularidade, presente tanto na dramaturgia do espetáculo como na organização do espaço cênico. No “Aboiá” o público é convidado a se debruçar sobre os mourões desse universo arquetípico e participar da cena, construindo junto com o ator o sentido dessa história. Um trabalho repleto de música, de sons, de vaqueiros e de bois, e tudo isso se colapsa diante do espectador como um grande aboio que ecoa na alma.

Quarta-feira 20/11
Mostra fixa de Artes Visuais (todos os dias)

Exposição: "O olhar do Design em 3 Dimensões"
Objetivo:
A computação gráfica desempenha papel fundamental no desenvolvimento de projetos de comunicação e design, onde a tecnologia aliada ao processo criativo se traduz em imagens tridimensionais que podem ampliar a abrangência da mensagem e ou o interesse do público alvo.
A exposição “O olhar do design em 3 dimensões” tem o objetivo de mostrar modelos 3D desenvolvidos por estudantes do curso de Design da UFRN, demonstrando que esta modelagem implementa uma nova perspectiva no processo dinâmico do desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos.


Coordenação:
Prof.a Juliana Donato e Prof. Marcos Andruchak

Grupo de improvisação Livre da EMUFRN

O Grupo de improvisação livre da EMUFRN foi formado para a pesquisa artística da linguagem da improvisação contemporânea, elementos de indeterminação e da improvisação musical livre. Composto por professores e alunos dos cursos de técnico, graduação e pós-graduação da Escola de Música da UFRN, e aberto à presença de quaisquer músicos que se interessem em qualquer tipo de participação eventual ou permanente, o grupo se foca na criação de dinâmicas geradoras e na pesquisa de técnicas instrumentais extendidas que fazem parte do repertório e da linguagem relacionada à música contemporânea, preparando seus integrantes para o uso das mesmas tanto em contextos pré-determinados quanto em ambientes desvinculados a qualquer idioma musical.

 

Grupo de Improvisação Livre da EMUFRN

Prof. Anderson Pessoa - Saxofone
Prof. João Paulo Araújo - Clarone
Kleber Dessoles - Saxofone
Renato Carvalho - Saxofone
Frank Lemos - Piano
Maíra Soares - Percussão