rmnatal@cchla.ufrn.br(84) 3342-2224, Ramal 400
publicado em:22/01/18 10:12 AM por: vianapatricio Projetos

OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES: TERRITÓRIO, COESÃO SOCIAL E GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA (PROJETO MILÊNIO-CNPQ)

Resumo

O Observatório das Metrópoles é um grupo que funciona em rede, reunindo pesquisadores de instituições dos campos universitário, governamental e não-governamental. As equipes reunidas vêm trabalhando sobre 11 metrópoles e uma aglomeração urbana – Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Recife, Salvador, Natal, Fortaleza, Belém e a aglomeração urbana de Maringá — identificando as tendências convergentes e divergentes entre as metrópoles, geradas pelos efeitos das transformações econômicas, sociais, institucionais e tecnológicas por que passa o país nos últimos 20 anos.

Além dos objetivos acadêmicos, o Observatório das Metrópoles mantém a sua intenção de aliar suas atividades de pesquisa e ensino com a realização de atividades que auxiliem os atores governamentais e da sociedade civil no campo das políticas públicas.

O Observatório das Metrópoles já realizou diversas pesquisas sobre os temas: avaliação das tendências mais recentes da hierarquia dos aglomerados urbanos com funções metropolitanas que compõem a rede urbana brasileira, bem como das diferenças existentes entre as regiões metropolitanas formalmente constituídas quanto ao grau de integração dos municípios nelas incluídos; análise da estruturação social das metrópoles e suas transformações nos últimos 20 anos, e dos seus padrões de mobilidade social; análise da organização social do território das metrópoles no plano intra-urbano, através da qual avaliamos as tendências de divisão, segmentação e segregação residencial; análise da governança metropolitana.

As atividades ora propostas inserem-se nas seguintes linhas de pesquisa: Linha I – Metropolização, dinâmicas intrametropolitanas e o território nacional; Linha II – Dimensão sócio-espacial da exclusão/Integração nas metrópoles: estudos comparativos; Linha III – Governança urbana, cidadania e gestão das metrópoles e Linha IV – Monitoramento da realidade metropolitana e desenvolvimento institucional.

Coordenadora: Maria do Livramento M. Clementino

PARTICIPANTES DO PROJETO
Nome Situação Bolsista? Pibic, ppg, etc.
Rita de Cássia da Conceição Gomes Docente PGCS e PPGEO
Flávio Henrique M. de Araújo Freire Docente Estatística, PPGEO