O EFEITO QUALIDADE DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO BÁSICO NA EFICÁCIA ESCOLAR: O CASO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL (CAPES-OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO)
Resumo
Dando seqüência e aprofundando os estudos já desenvolvidos e em desenvolvimento no Núcleo RMNatal da Rede Observatório das Metrópoles, o projeto “ O mapa social da RMNatal: inferências na educação “ parte do suposto que a qualidade dos estabelecimentos escolares e o meio espacial no qual eles estão localizados exercem influência no desempenho escolar dos alunos da educação básica, o presente projeto propõe dois grandes objetivos para seu desenvolvimento: O primeiro propõe, construir uma tipologia do nível de qualidade dos estabelecimentos escolares dos Municípios da Região Metropolitana de Natal, via definição de perfis, através de um conjunto de indicadores de infra-estrutura, número de salas de aula, de turmas, alunos, recursos humanos disponíveis. No segundo, investigar o comportamento de variáveis ligadas ao rendimento e eficácia escolar, segundo as tipologias sócio-ocupacionais dos municípios da Região Metropolitana de Natal e das tipologias de estabelecimentos escolares construídas.
Coordenadora: Maria do Livramento Clementino
PARTICIPANTES DO PROJETO
|
||
Nome | Situação | Bolsista? Pibic, ppg, etc. |
Flávio Henrique M. de Araújo Freire | Docente | Estatística/PPGEO |
Moisés Alberto Calle Aguirre | Pós Doutorando PGCS | Bolsista CAPES |
Aldenor Gomes da Silva | Docente | PGCS |
Cezar Augusto Cerqueira | Docente | UFPE |
Projeto financiado: CAPES-INEP – Observatório da Educação |