rmnatal@cchla.ufrn.br(84) 3342-2224, Ramal 400
publicado em:22/01/18 10:25 AM por: vianapatricio Projetos

MAPA SOCIAL: TERRITÓRIO E DESIGUALDADES – FASE II

Resumo

O presente projeto tem por finalidade investigar os impactos da reestruturação produtiva sobre a dimensão territorial do Rio Grande do Norte, particularmente, de suas principais cidades e sua inserção no atual contexto de globalização. Insere-se num quadro de estudos sobre as mudanças em curso nas cidades brasileiras em especial aquelas que se apresentam como centros de articulação regional e tem como meta a aplicação da metodologia utilizada nos estudos efetuados sobre as desigualdades na Região Metropolitana de Natal, desenvolvida pelo Núcleo Avançado de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pesquisa que está articulada ao Observatório das Metrópoles – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A proposta reúne três instituições universitárias. As equipes de pesquisadores são oriundas de outros projetos acadêmicos conjuntos sobre as tendências convergentes e divergentes entre as metrópoles e cidades, geradas pelos efeitos das transformações econômicas, sociais, institucionais e tecnológicas por que passa o país nos últimos 20 anos. Os pesquisadores principais têm articulações de pesquisa com a proponente há muitos anos. Além dos objetivos acadêmicos, mantém a intenção de aliar suas atividades de pesquisa e ensino com a realização de atividades que auxiliem os atores governamentais e da sociedade civil no campo das políticas públicas. Este foi o objetivo perseguido no projeto do Mapa Social da Região Metropolitana de Natal, alicerce sobre o qual se impõe os objetivos e alargamento da presente proposta.

O grupo proponente já realizou diversas pesquisas sobre os temas: (i) avaliação das tendências mais recentes dos aglomerados urbanos com funções metropolitanas que compõem a rede urbana brasileira, bem como das diferenças existentes entre as regiões metropolitanas formalmente constituídas quanto ao grau de integração dos municípios nelas incluídos; (ii) análise da estruturação social das metrópoles e suas transformações nos últimos 20 anos, com particular interesse em “como andam as metrópoles”; (iii) análise da organização social do território das metrópoles no plano intra-urbano, no qual se destaca a metodologia desenvolvida no âmbito da Rede Metrópoles e aplicada ao “Mapa Social da Região Metropolitana de Natal”; (iv) análise da governança metropolitana (inclusive de Natal).

As atividades ora propostas inserem-se nas seguintes linhas de pesquisa:

1-Território, desigualdades e dinâmicas urbanas;
2-Estudos comparativos entre regiões metropolitanas brasileiras;
3-Estudos sociais e ambientais urbanos;
4- Mapa Social: desigualdades e governança urbana.

PARTICIPANTES DO PROJETO
Participantes do Núcleo Natal
Nome Situação
Profª. Drª. Maria do Livramento Miranda Clementino