DLET e Instituto Ágora promove Semana de Cultura e Pensamento Judaicos

Categorias: Sem categoria

O Departamento de Letras e o Instituto Ágora da UFRN realiza, entre os dias 12 e 16 de agosto, a I Semana de Cultura e Pensamento Judaicos do RN. Aberto ao público interno e externo, o evento acontece em parceria com o Centro Israelita do Rio Grande do Norte (Cirn) e o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do RN (IFRN), com o intuito de apresentar diferentes aspectos da literatura, história, filosofia, ciência e arte produzidas dentro da cultura judaica contemporânea.

A programação é realizada simultaneamente na UFRN e no IFRN, que recebem palestras sobre temáticas como Anti-Semitismo; Aspectos da religião judaica; Contribuição às artes brasileiras: o caso dos refugiados do nazismo; Sonhos: neurologia e cabala; e Dilemas do processo de paz entre israelenses e palestinos. A semana ainda terá duas exposições da cultura judaica e a exibição de um dos filmes do 23ºFestival de Cinema Judaico “A Hebraica”, realizado de 3 a 9 de agosto em São Paulo.

O professor responsável pelo projeto, Marcos César Tindo Barbosa, explica que a iniciativa surgiu pela necessidade de abranger as discussões sobre o judaísmo além do ponto de vista político. “Queremos trazer para o âmbito acadêmico os diálogos sobre a cultura mais antiga do ocidente em uso contínuo. O judaísmo está presente há muito tempo, ainda antes de o império romano dominar a Europa, e as suas contribuições são desproporcionais ao tamanho da população judaica. É um povo pequeno, mas com grande legado”, explica.

As inscrições para a I Semana de Cultura e Pensamento Judaicos do RN podem ser realizadas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), onde está disponível a programação completa do evento.