Congresso de Literatura Africana acontece de 29 a 31 de julho

Categorias: Sem categoria

O III Congresso Internacional AFROLIC – Associação de Professores de Literatura Africana -  inicia na segunda-feira, 29, e acontece até o dia 31 de julho, no Campus Central da UFRN. A temática é voltada para Literatura, Desigualdade e Ensino. O Simpósio propõe discutir, a partir das literaturas africanas e afrobrasileiras, questões relativas às formas de combate às desigualdades geradas pelo preconceito, pelo racismo e pela discriminação em sala de aula.

A conferência de abertura acontece na segunda-feira, 29, às 20h, no Auditório Central do Instituto Ágora, com a presença da professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Nilma Lino Gomes, mestra em educação e doutora em antropologia social.

O evento está sendo organizado pela  Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Sobre a conferencista

A professora Nilma Lino Gomes  é natural de Belo Horizonte e foi a primeira mulher negra do Brasil a comandar uma universidade pública federal, em 2013, quando nomeada reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Em 2015  Nilma Lino foi conduzida ao Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, pasta criada pela então presidente Dilma Rousseff, que uniu as secretarias de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial, Direitos Humanos e parte das atribuições da Secretaria-Geral. Ela permaneceu no cargo até o dia do afastamento da presidente pelo Senado Federal

Mais informações sobre evento pelo e-mail: afrolic2019@gmail.com e a programação completa pode ser conferida no site do congresso.