Universidade discute direitos e criminalização da juventude

Categorias: Sem categoria

Acontece, de 14 a 16 de agosto, no Centro de Educação (CE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o II Simpósio: A Poética da (r)existência, tendo como tema A Poética (R) Existência: direitos, artes e vivências das infâncias e juventudes.

O evento tem a intenção de apresentar um panorama de questões relevantes envolvendo esses segmentos populacionais no cenário contemporâneo brasileiro, como a criminalização da juventude, estratégias de enfrentamento à letalidade juvenil e a importância da participação social infanto juvenil nos espaços coletivos.

Esta edição celebra o aniversário de 10 anos do Observatório da População Infanto juvenil em Contextos de Violência (Obijuv), que é um projeto desenvolvido desde 2009 na UFRN, cuja finalidade é a de realizar o monitoramento das políticas para a juventude e também incentivar ações que produzam o empoderamento dos jovens das periferias urbanas.

As abordagens e discussões a respeito destas estratégias serão realizadas a partir de relatos e experiências de trabalho de docentes, pesquisadores, profissionais e estudantes, através de minicursos, mesas-redondas e palestras mediadas por importantes nomes nacionais, como Fernanda Papa e Caio César Ribeiro.

A programação completa, assim como as inscrições para o evento, podem ser realizadas através do site do projeto.