Escola de Música apresenta recital de pianista da UnB

Categorias: Sem categoria

Download do artigo em formato PDF

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) recebe nesta quarta-feira, 29, às 20h, a renomada pianista Gisele Pires Mota, professora da Universidade de Brasília (UnB) e doutora pela Florida State University (EUA) , para apresentação de recital no Auditório Onofre Lopes. Intitulado Hommage, a apresentação reúne obras polonesas e brasileiras.

No plano nacional, o recital marca o centenário de nascimento do compositor e maestro Cláudio Franco Santoro e os 70 anos da morte do compositor e maestro Heitor Villa-Lobos, descrito como “a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira” e o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos.  No plano internacional, lembra os 170 anos da morte de Frédéric Chopin, pianista polonês radicado na França e um dos mais conhecidos da história da música na era romântica, e os 60 anos da morte de Grazina Bacewicz, violonista de nacionalidade polonesa, autora de belíssimas obras pouco conhecidas fora da Polônia.

Gisele Pires

Doutora em Piano Performance – Acompanhamento e Música de Câmara pela Florida State University (EUA), Gisele Pires Mota possui mestrado em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás e especialização em Performance Pianística pela Universidade de Brasília (UnB). Foi professora de piano, música de câmara e correpetidora da Escola de Música de Brasília por 15 anos e, em 2016, conquistou o 1° lugar no Concurso para Professora Efetiva de Piano e Estruturação Musical, posição que ocupa atualmente. Faz parte do Grupo de Pesquisas do CNPQ APHECAB, investigando no acervo de Hermelindo Castello Branco o repertório cancional produzido por compositoras brasileiras. É coordenadora do Laboratório de Pesquisas Pianísticas (LPP), do Departamento de Música da UnB, pesquisando repertório brasileiro para piano solo, principalmente de compositoras.

No related posts.